segunda-feira, 15 de abril de 2019

Close-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão Episódio 3.3 – 10 e 11 de Maio

Close-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão
Episódio 3.3 – 10 e 11 de Maio

Nesta terceira e última réplica do terceiro episódio, com o quarto episódio no horizonte de Outubro, promovemos o cruzamento e encontro de vários públicos, com três propostas: percurso diarístico por locais e emoções de Dídio Pestana em SOBRE TUDO SOBRE NADA, um portal no tempo de aventura e fantasia em MIRAI numa sessão para famílias e o fecho das Histórias do Cinema do gigante Mizoguchi, que vimos olhando desde Outubro passado, com A MULHER DE QUEM SE FALA.

  

10.Mai – 21h30 (PA)SOBRE TUDO SOBRE NADA de Dídio Pestana (secção Fantasia Lusitana) – comentado por Tânia Leão;

Amor encontrado e amor perdido, famílias que começam a desaparecer e famílias ainda por construir, memórias que se tornam diluídas e coisas impossíveis de esquecer, o mar de Portugal, os lagos de Berlim, o fardo de um passado colonial compartilhado numa viagem para além da zona de conforto, novas casas, novos finais, novas vidas, demonstrações, jogos de basquetebol, solidão e amizade. Tudo de que a vida é feita, tudo o que carregamos connosco, tudo o que deixamos para trás… SOBRE TUDO SOBRE NADA regista para o futuro num formato do passado. Rodado em Super 8 entre 2010 e 2018, em Portugal, Alemanha, Dinamarca, Suíça, Itália, Guiné-Bissau, Argentina, Bolívia, Peru e Chile, leva-nos numa jornada biográfica sinuosa através de algumas das memórias do realizador.

Título original: Sobre Tudo Sobre Nada (Portugal, 2018, 87 min.)
Realização: Dídio Pestana
Classificação: M/12

Loves are found and lost. Families disappear and start. Houses, denouements, solitude, friendship. All that we keep, and all that we leave behind. Shot on Super 8, a film by Dídio Pestana

11.Mai – 15h00 (PA)MIRAI de Mamoru Hosoda (secção Sessões para Famílias);

O filme segue um menino de quatro anos que luta para lidar com a chegada de uma irmã mais nova. Um jardim misterioso no quintal da casa do menino torna-se um portal que lhe permite viajar no tempo até à altura em que a sua própria mãe era pequena e o avô um jovem. Essas aventuras repletas de fantasia permitem que a criança mude a sua forma de ver e ajudam-no a preencher o papel de irmão mais velho. Nomeado para o Óscar e Globo de Ouro na categoria de animação, uma história sobre ciúme e aceitação, com assinatura do japonês Mamoru Hosoda ("O Rapaz e o Monstro").

Título original: Mirai (Japão, 2018, 98 min.)
Realização: Mamoru Hosoda
Interpretação: Moka Kamishiraishi, Haru Kuroki, Gen Hoshino, Kumiko Aso
Classificação: M/6

Mirai is a 2018 Japanese animated film written and directed by Mamoru Hosoda and produced by Studio Chizu, in a family program.

  

11.Mai – 17h30 (PA)A MULHER DE QUEM SE FALA de Kenji Mizoguchi (secção Histórias do Cinema).


Hatsuko Umabuchi é uma viúva proprietária de uma próspera e requintada casa de gueixas de Quioto. A filha, Yukiko, regressa de Tóquio, onde estudara música, depois de uma tentativa falhada de suicídio porque o noivo a deixou quando descobriu qual era a profissão da mãe. Hatsuko tem nesse momento uma ligação amorosa com um jovem médico, Matoba, responsável pela saúde das gueixas. O médico sente-se atraído por Yukiko, que inicialmente o rejeita por o associar ao negócio da mãe. No entanto, os seus sentimentos alteram-se gradualmente na ignorância de que ele é amante da mãe. Para Dario Tommasi, o tema central de "Uwasa no Onna" é "a formação de um par feminino que através da solidariedade mútua tenta resistir ou simplesmente sobreviver num mundo injusto e opressivo".

Título original: Uwasa No Onna (Japão, 1954, 84 min.)
Realização: Kenji Mizoguchi
Interpretação: Kinuyo Tanaka, Tomoemon Otami, Yoshiko Kuga
Classificação: M/12

The Woman in the Rumor is a 1954 black-and-white Japanese film directed by Kenji Mizoguchi.

Bilheteira Sessão para Famílias
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 1 euro

Bilheteira Sessões
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Sem comentários: