quinta-feira, 5 de maio de 2022

As Artimanhas de Scapin - Estreia | Casa das Artes de Famalicão.


As Artimanhas de Scapin - Estreia

Teatro

Uma coprodução da ACE Famalicão e da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

5 e 6 de Maio | quinta-feira e sexta-feira| 21h30| Grande Auditório.

Entrada: 4 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir de 65 anos): 2 Euros

M/12

Duração: 85 m

 “Filhos versus Pais, Juventude versus Velhice, Amor versus Dinheiro”

 Parece o tema de um filme de Hollywood. Poderia ser até uma publicidade à nova novela da noite vista ao longe num cartaz na autoestrada.

Mas vamos usar esta frase como sinopse deste espectáculo, construído hoje, agora, alicerçado nas suas fundações lançadas há 350 anos (a obra original estreou absolutamente em Maio de 1671 no teatro do Palais-Royal).

Esta comédia é constituída por um intrínseco esquema novelesco que faz suceder jogos de estatuto, comédia de enganos, gags físicos ou cenas densas amorosas à velocidade de um virar de página, arrebatando o espectador e mantendo a narrativa activa com um ritmo de filme de acção contemporâneo. 

Apesar de “As artimanhas de Scapin” ser das últimas peças de Molière, é vista como um regresso às suas primeiras obras e à escola da commedia dell’arte que sempre influenciou a escrita do opíparo dramaturgo.

É, portanto, o melhor de dois mundos, conjugando a simplicidade narrativa do esquema italiano com a densidade psicológica francesa que Molière, com mestria, lhe imprime.

Como exercício, para estes alunos que agora se lançam ao palco, constitui um desafio de elevada dificuldade, porém, com uma recompensa à altura: a de darem corpo às palavras de um dos melhores e mais representados autores da história.

Arduamente, levando à cena com competência este texto, preparados estarão para viagens mais plácidas nos seus percursos académicos e profissionais.

Uma coisa é certa, seja em 1671 ou em 2022, há algo a que não podemos fugir: à nossa condição de sermos humanos. E é, em última análise, sobre isto que este espectáculo nos fala.

António Parra

 Ficha Artística

Texto: Molière

Tradução: Leopoldo de Araújo

Encenação: António Parra

Elenco (ACE): Alexandra Sousa, Beatriz Cardoso, Beatriz Paquete, Beatriz Pelayo, Carminho Postiga, Carolina Figueiredo, Catarina Coelho, Emanuel Mirra, Filipa Morim, Lara Maio, Lemos, Leonor Neto, Luísa Araújo, Lukas, Márcia Rodrigues, Margarida Airosa, Margarida Pinto, Margarida Teixeira, Maria Cunha, Maria Nogueira, Mariana Casqueira

Cenografia: Ana Gormicho

Figurinos e Adereços: Paula Cabral

Iluminação: José Saraiva

Sonoplastia: Fábio Ferreira

Fotografia de Cena: João Duarte

Registo de Vídeo: Rui Bezerra

Cabelos: José Resende

Direção de Produção: Glória Cheio

Produção: Sofia Peralta

 As Artimanhas de Scapin, a play by Molière, presented by ACE and staged by António Parra

Sem comentários: