quinta-feira, 5 de maio de 2022

CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão Episódio 6.3 – 7 e 21 de Maio | Casa das Artes de Famalicão.

                                  

CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão 

Episódio 6.3 – 7 e 21 de Maio

Nesta terceira e última réplica do sexto episódio, com o sétimo episódio no horizonte de Outubro, promovemos o cruzamento e o encontro de vários públicos, com três propostas:

(1)  o desfecho das histórias do cinema, que desde Outubro cruzaram Wong Kar-way com Hong Sang-soo, com um dos mais recentes filmes do prolifico coreano, A Mulher que Fugiu;

(2) um importante objecto híbrido, entre a ficção e o documentário, em Acto da Primavera de Manoel de Oliveira, no encontro tão caloroso quanto metafísico com uma comunidade transmontana no Portugal dos anos 60;

 (3) uma sessão de curtas-metragens de animação para famílias, em parceria com o programa Animar 17 (organizado pelo Curtas de Vila do Conde).

 

7.Mai – (15h00, PA) – A MULHER QUE FUGIU de Hong Sagg-soo (secção Histórias do Cinema, In The Mood for Kar-way e Sang-soo)

Casada há cinco anos, a jovem Gam-hee nunca esteve longe do marido um dia que fosse. Agora que ele se ausentou numa viagem de negócios para fora de Seul, ela aproveita a ocasião para visitar três grandes amigas que há muito não vê. Cada encontro, assim como a conversa que tem com cada uma das raparigas, vai ter um forte impacto em como Gam-hee vê o seu relacionamento. Isso vai fazê-la reavaliar as escolhas feitas até aqui.  Um filme dramático escrito e realizado pelo aclamado realizador sul-coreano Hong Sang-soo ("Noite e Dia", "Noutro País", "Sítio Certo, História Errada", "O Dia Seguinte") que arrecadou o Urso de Prata de Melhor Realizador no Festival de Cinema de Berlim. Com Kim Min-hee – musa e companheira na vida real de Sang-soo –, a assumir o papel de protagonista.

Título original: Domangchin yeoja/The Woman Who Ran (Coreia do Sul, 2020, 75 min.)
Realização: Hong Sang-Soo
Interpretação: Kim Min-hee, Seo Young-hwa, Song Seon-mi, Kim Sae-byuk
Classificação: M/12

The Woman Who Ran is a 2020 South Korean film written and directed by Hong Sang-soo, that was selected to compete at the 70th Berlin Film Festival, and won the Silver Bear for Best Director.

 

7.Mai – (16h30, PA) – ACTO DA PRIMAVERA de Manoel de Oliveira (secção Paisagens Temáticas, a Comunidade)

Representação popular do Auto da Paixão, segundo um texto medieval do século XVI, de Francisco Vaz de Guimarães, apreendendo a atmosfera duma comunidade que, para além das fainas e dos ritmos quotidianos, se transfigura em seus rituais ingénuos, mas sinceros. Ao espetáculo, celebrado pela Páscoa e de iniciativa própria, assistem as gentes das aldeias vizinhas, sendo antecedido por uma apresentação, em que se enumeram as suas diversas fases. Acto da Primavera adapta um auto da Paixão que se realiza anualmente numa aldeia transmontana. A população da Curalha interpreta todos os papéis do Acto, a que Oliveira dá uma dimensão metafísica que transcende o simples registo da representação. Uma singular reflexão, também, sobre a forma como o humano se revê no sagrado. (Cinemateca Portuguesa)

Título original: Acto da Primavera (Portugal, 1963, 90 min.)
Realização: Manoel de Oliveira
Classificação: M/12

Acto da Primavera by Manoel de Oliveira in a community of Trás-os-Montes in the sixties.

 

21.Mai – (15h00, PA) – sessão de curtas-metragens de animação para famílias (secção Sessões para Famílias)

M/6 anos
40 minutos

A Menina Parada de Joana Toste (Portugal, 2021, 9 min)

Uma menina perde-se da mãe e recusa-se a sair do mesmo lugar. Um polícia impede todos os outros de a obrigarem a mexer-se. A menina parada e o polícia que a guarda param o  trânsito e agitam os corações da cidade.

 

Dodu – O Rapaz de Cartão de José Miguel Ribeiro (Portugal, 2010, 5 min)

Um rapaz de cartão. Um caixote de cartão. Um rapaz de cartão faz-de-conta dentro dum caixote de cartão. Dodu, o rapaz de cartão, é muito sensível e vive numa cidade hostil para as crianças. Por isso, passa muitas horas dentro de casa, a brincar com Carica, a sua amiga joaninha. Sempre que Dodu arranha a superfície do caixote de cartão, cria mundos maravilhosos habitados por criaturas invulgares que o ajudam a lidar com as suas emoções e a crescer.

 

O Canto dos 4 Caminhos de Nuno Amorim (Portugal, 2014, 12 min)

Há muito tempo, quando Tião era guarda de um campo de milho, perdera, por culpa sua, a companhia de uma pega-rabuda por quem, inadvertidamente, se afeiçoara. Desde esse dia, em que o silêncio envolveu o campo, Tião procura reaver o canto perdido daquela ave.

 

Ride de Paul Bush (Portugal/Reino Unido, 2018, 6 min)

Centenas de motas são animadas imagem por imagem nesta homenagem ao icónico design das motas da cultura dos anos 50 e 60. Um motoqueiro prepara a sua mota e parte numa
idealizada viagem pelo campo rumo ao futuro.

 

Ema & Gui de Nuno Beato (Portugal, 2010, 7 min)

Gui, o amigo imaginário de Ema, vive no mundo que fica para lá das nuvens. Ema, é uma miúda sonhadora que não larga um estranho par de botas mágicas. Ao longo dos episódios Ema
tem de ir ajudar o seu amigo Gui. Durante estas aventuras, a Ema descobre como é maravilhoso o mundo mágico para onde o Gui a leva e fica fascinada com a ideia de se mudar para lá. O Gui nessas viagens faz descobrir à Ema que afinal o mundo de onde ela vem pode ser tão bom como o mundo para lá das nuvens. Eles acabam por se tornar os dois melhores amigos.

Animation Short films, a program for families

 

 

Bilheteira Sessões

Geral: 2 euros

Sem comentários: