CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão
Episódio 9.1 – janeiro de 2025
De 12 a 19 de outubro passado, em vários espaços da Casa
das Artes e do Teatro Narciso Ferreira, projetou-se o nono episódio do
CLOSE-UP, orientado pelo mote Memórias do Futuro, no encontro da produção do
presente com a história do cinema (www.closeup.pt). Em janeiro, exibe-se a
primeira réplica deste episódio, com propostas para o público geral e a para as
escolas:
(1) Duas propostas em que as memórias projetam
possibilidades de futuro: na comissária de bordo, interpretada por Adèle
Exarchopoulos, em Geração Low-Cost, e no reencontro com Ana Torrent, um
dos rostos do cinema espanhol, que nos foi devolvido em Sobretudo de Noite.
As duas sessões, que elegem o cinema como um eterno retorno, serão providas de
uma introdução comentada;
(2) As aventuras no Central Park de Nova Iorque de uma
marioneta, parente de D. Quixote, e um peluche, na animação Inseparáveis
e a dança orientada por Edgar Pêra dos heterónimos de Fernando Pessoa, em Não
Sou Nada, são as propostas para o público escolar.
público geral
18.Jan – 15h30
(PA) – GERAÇÃO
LOW-COST de Emmanuel Marre e Julie Lecoustre (com introdução de
Vasco Câmara, crítico de cinema)
Cassandre é uma comissária de bordo de
uma companhia aérea “low cost” na ilha espanhola de Lanzarote. Não tem grandes
planos para o futuro, vai vivendo sem grande entusiasmo, evitando criar
ligações profundas com aqueles que a rodeiam. Está, na realidade, a lidar com a
morte da mãe num trágico acidente de viação e fugiu do resto da família para
não ter de lidar com isso. Uma comédia dramática da dupla francesa Julie
Lecoustre e Emmanuel Marre.
Título original: Rien à foutre
(França/Bélgica, 2021, 115 min.)
Interpretação: Adèle Exarchopoulos, Alexandre Perrier, Mara Taquin
Classificação: M/14
18.Jan – 18h00
(PA) – SOBRETUDO
DE NOITE de Víctor Iriarte
(com introdução de Vasco Câmara, crítico de cinema)
Na juventude, Vera deu o seu filho
para adoção, passando o resto da vida a tentar recuperá-lo. Cora, que nunca
conseguiu engravidar, optou por cuidar de uma criança sem família. Um dia as
duas mulheres encontram-se. São ambas mães de Egoz, que está prestes a fazer 18
anos. Depois desse momento crucial na vida de cada um deles, nada será como
antes. Estreado no Festival de Cinema de Veneza, esta primeira incursão em
longa-metragem do espanhol Víctor Iriarte é um drama sobre o trauma das 300 mil
crianças retiradas às suas famílias de origem pelo Regime Franquista
(1939-1975).
Título original: Sobre Todo de Noche
(Espanha/Portugal/França, 2024, 105 min)
Interpretação: Ana Torrent, Manuel Egozkue, María Vázquez, Lola Dueñas
Classificação: M/12
Escolas
22.Jan –
(10h00, Teatro Narciso Ferreira) - INSEPARÁVEIS de Jérémie Degruson (para escolas, 1.º e 2.º ciclo)
29.Jan –
(10h00, GA) - INSEPARÁVEIS de Jérémie
Degruson (para
escolas, 1.º e 2.º ciclo)
Há um pequeno teatro onde, assim
que as cortinas se fecham, as marionetas ganham vida. Ali, estas personagens
têm as suas quezílias, os seus próprios sonhos e até projetos para o futuro.
Farto de representar os clássicos sem nunca sentir a verdadeira adrenalina,
Don, uma marioneta inspirada em Don Quixote, decide deixar o teatro, viver
aventuras reais e perseguir os seus próprios moinhos de vento. É assim que o
seu caminho se cruza com o de DJ Doggy Dog, um cão de peluche recentemente
abandonado, que também tem muitas metas por cumprir. Os dois tornam-se amigos
inseparáveis, descobrindo a alegria de viver apaixonadamente o dia-a-dia na
frenética cidade de Nova Iorque, onde pretendem combater o crime e socorrer
todos os que se encontrarem em perigo.
Título
original: The Inseparables (Espanha/Bélgica/França, 2023, 90 min.)
Classificação: M/6
29.Jan –
(14h30, GA) – NÃO SOU NADA de Edgar Pêra (para escolas, 3.º ciclo e secundário)
Há muitas maneiras de pensar em
Fernando Pessoa e nos seus múltiplos heterónimos, mas é preciso chegar Edgar
Pêra para os pôr todos a jogar aos matraquilhos uns com os outros. Não só isso,
como os põe a todos como amanuenses do seu criador, vestidos de igual,
identificados por dísticos nos casacos e trabalhando numa editora que está a preparar
o n.º 23 da revista Orpheu. Projeto de longa gestação, este “néon-noir”
literário foi escrito com Luísa Costa Gomes e ancora-se na ideia dos
heterónimos para brincar com os códigos do cinema de género e da série B,
passados pelo particular sistema de filtros psicotrópicos de Pêra. Neste
universo paralelo construído a partir da obra pessoana, o “verdadeiro” poeta,
encarnado pelo ator Miguel Borges, dirige a tal casa editora que é também uma
“produtora de conteúdos” assinados pelos seus heterónimos em longas filas de
secretárias, com um departamento de cinema gerido por Álvaro de Campos (a Ecce
Film, de facto uma ideia de Pessoa que até teve um logótipo).
Título original: The Nothingness Club
- Não Sou Nada (Portugal, 2023, 90 min)
Interpretação: Miguel Borges, Victoria Guerra, Marina Albuquerque, Vítor
Correia, Albano Jerónimo
Classificação: M/14
Bilheteira Sessões
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes
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