terça-feira, 10 de maio de 2011

“AO ESPELHO DE UM PIANO” de Rui Mesquita

Apresentação do primeiro projecto musical de Rui Mesquita
Música
3 Junho | sexta-feira | 21h30| Grande Auditório
Entrada: 3 euros
M/3
Duração: 70 m

“AO ESPELHO DE UM PIANO” Constitui o primeiro projecto musical a solo do professor e pianista famalicense Rui Mesquita. Nele identificamos a sua formação pianística erudita, além de influências musicais, particularmente do seu professor Miguel Graça Moura e os músicos/amigos brasileiros Giovani e Tuniko Goulart. Projecto marcadamente intimista, apresenta elementos determinantes – o céu, o mar – e evoca contextos e vivências muito particulares, através das harmonias/melodias do piano e de outros relevos sonoros – flauta transversal, oboé, violino e violoncelo. Músico muito eclético nas suas experiências musicais, Rui Mesquita apresenta-nos nova faceta: o reflexo do seu sentimento, exposto ao espelho do piano

6 comentários:

Anónimo disse...

Ter sido acompanhado, pelo Rui Mesquita, em alguns dos meus projectos, por ele enriquecidos com excelentes harmonias, foi uma grande honra. Que " Ao Espelho de um Piano " seja um sucesso é o meu maior desejo.
Ivo Machado

Luís disse...

Tenho uma enorme honra em ter visto nascer e crescer este projecto. Acompanhei-o a par e passo.
Asseguro-vos: é um potentado de emoção, de afectos, de paixão, de técnica. quase uma estética de afectos, quando o amor é arte. Partilhei muitos dos momentos e emoções do acto criador do Rui e, por isso, partilhamos também muito do espaço físico da criação. Arrimal é um sítio mágico desta obra.
Venham ver e ouvir, porque há aqui um estilo próprio de escrever música e tocar. Tenho a certeza que todos se vão admirar com esta obra.
Rui, desejo-te todos os êxitos... e ficamos já à espera do seguinte!!!
Luís Matias

Anónimo disse...

Rui, estou a ver que não sou só eu a ter sucesso com a musica. :) Desejo-te que tudo continue a correr bem.
Um abraço do João (Arrimal - Concertina)

Jorge Pimentel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Pimentel disse...

Acompanhei alguns dos momentos da gravação deste trabalho e, em bastidores, apreciei as melodias, francamente bonitas, que o compõem. Estou ansioso pelo produto acabado!
Foi um privilégio (o deste aprendiz de fotógrafo) fazer algumas das fotos que acompanharão este “Ao Espelho de um piano”.
Jorge Pimentel

Luís Matias disse...

Tenho o privilégio de ter visto nascer e crescer este excepcional trabalho. De ter partilhado desde sempre do acto criador, da estética, da crítica, e mesmo do espaço onde parte dele viu a luz - Arrimal, esse lugar mítico em cujo ambiente as musas são incontroláveis.
Este trabalho é um genial poema,em música, recortado em estâncias (as peças), onde a erudição e a técnica se integram num ecletismo ao serviço de uma estética de afectos e sentimentos,como pinturas reais que nos entram pelos ouvidos... e não saem mais: ficam e geram sentimentos!
Seguramente que vamos ficar surpreendidos, muito surpreendidos com o resultado final. Vale a pena!
E como o talento e o génio "não são para enterrar"... Já ficamos ansiosos pela continuação!!!
Luís Matias