sexta-feira, 27 de abril de 2007

CLARÃO NAS ESTRELAS


Teatro
25 e 26 de Maio, sexta-feira, 21h30 e sábado, 15h00, Grande Auditório.
Entrada: 1 euros
M/3
Duração 90
Co-produção: Teatro Experimental do INA e CASA das ARTES de V.N. Famalicão

Assim se chama a obra de Vladimir Capella que o Teatro Experimental do INA, em co-produção com a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, apresenta ao público famalicense nos dias 25 (21:30) e 26 (15:00) de Maio de 2007, no grande auditório da Casa das Artes.
Ora se tivéssemos que resumir em poucas palavras a obra que, desta vez, lhes trazemos, dir-lhes-íamos:
Houve uma vez, num país muito distante, um belo príncipe que foi enfeitiçado e só o amor e a coragem de uma jovem donzela podiam desencantá-lo...
Adaptado por João Regueiras e apresentado sobre a forma de teatro musicado, “Clarão nas Estrelas” é um conto de fadas que mostra como uma jovem humilde usa a sua fé, coragem e paixão para libertar um príncipe de um terrível encantamento.
Sábios de várias partes do mundo tentavam em vão um diagnóstico do mal que padecia o herdeiro real. Mas sua sorte muda quando Maria, uma órfã empregada do castelo, se apaixona por ele. Dona de rara beleza e bondade, ela consegue superar a ira da rainha e os castigos impostos por esta. Com fé e amor inabaláveis, ela consegue libertar o príncipe do encantamento.
Vladimir Capella inspirou-se na famosa obra de Bruno Bettelheim, “A Psicanálise dos Contos de Fadas” para o seu trabalho de pesquisa, resgatando elementos presentes em vários contos de fadas de diferentes culturas. Baseado nesses componentes, ele decidiu escrever um texto que, antes de falar do amor, contasse uma história de fé: a saga de uma jovem que enfrenta e vence todos os obstáculos, porque sabe ouvir a sua “voz interior”.
Mas atenção, “Clarão nas Estrelas” está longe de ser uma história açucarada. O autor entremeou a acção dramática com momentos de angústia vividos pelo príncipe e pitadas de humor. Estas últimas para ironizar o saber clássico dos sábios incapazes de desvendar um mal, que é descoberto pela intuição de uma menina.

O ENCENADOR - João Regueiras
FICHA TÉCNICA

ENCENAÇÃO, DIRECÇÃO ARTÍSTICA, ADAPTAÇÃO E CENOGRAFIA João Regueiras, DIRECÇÃO TÉCNICA Miguel Carvalho, ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO Tiago Regueiras, Teresa Coimbra, MÚSICA E ARRANJOS João Regueiras, COREOGRAFIAS Ana João Regueiras, FIGURINOS E GUARDA ROUPA Carmen Regueiras, CARACTERIZAÇÃO Carmen Regueiras, Teresa Coimbra e Arminda Ferreira,SOM E LUZ Equipa Técnica da Casa das Artes, RELAÇÕES PÚBLICAS, MARKETING E APOIO INFORMÁTICO Virgínia Fonseca, ELENCO:Tiago Regueiras, Mário Rocha, Ana João Regueiras, Sara Rita Sampaio, Adriana Machado, Diana Carvalho, Vânia Ribeiro, Filipa Queirós, Catarina Ferreira (Katty), Sofia Costa Gomes, João Moinhos, Joana Filipa Machado, Rita Rocha, Ana Mikus, Ana Reis, Luísa Freitas, Graça Breda, Teresa Moinhos, Melanie Azeredo, Ana Isabel Geão, Carla Santos, Flávia Pereira, Cátia Moreira,Raquel Ferreira,Vera Araújo,Teresa Coimbra,Eva Fonseca, Daniela Rodrigues, Beatriz Ferreira, Sara Pereira, Inês Carvalho, Márcia Cunha, Joana Pinheiro

Sem comentários: