segunda-feira, 5 de abril de 2010

CANTOS RENASCIDOS

Celebrar Abril será sempre reavivar a Esperança.
35 Anos de canções renascidas de João Junqueira
25 de Abril, Domingo, 21h00, Grande Auditório .
Entrada: 3 euros
M/3
Duração: 70 m
É este o sentido primeiro deste meu concerto no dia 25 de Abril. Com uma dúzia de temas que, por um lado são gritos de denúncia e, por outro, apontam caminhos, as canções que vamos cantar, são marcadas pela simplicidade e pelas memórias de há 40, altura em que foram compostas. Com estes temas musicais eu quero partilhar, com todos, os sonhos, os desafios e também muitas utopias que tiveram e têm na Esperança o seu sentido. E, por isso, continuam hoje a ser sonhos, a ser desafios e a ser utopias que nos devem inquietar como seres humanos e nos devem encher de coragem para continuar a ser voz que não se cala, quando ao nosso lado a fome grita, a injustiça clama, a mentira esconde, a morte destrói, o silêncio chora e o dinheiro suja.
Este concerto é também um gesto de gratidão a todos quantos, ao longo da minha vida quiseram contar-me entre o grupo dos seus amigos, a todos aqueles para quem as minhas cantigas e a minha presença não deixou indiferentes.
É ainda um obrigado ao concelho que me acolheu há 35 anos. Foi nesta terra que concretizei alguns dos sonhos humanos que me acalentaram, com realce especial para o casamento e os filhos que hoje me acompanham neste concerto. Por isso, em jeito de gratidão, este concerto de Abril.
Os poemas são, quase na sua totalidade, do João Maria André, meu condiscípulo e amigo. Os arranjos musicais são Carlos Carneiro. Para eles, também, o meu obrigado.
João junqueira

Sem comentários: