quarta-feira, 10 de outubro de 2018

VENENO - ESTREIA / Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

VENENO - ESTREIA
Texto de Cláudia Lucas Chéu com Direcção e Interpretação de Albano Jerónimo.
Produção Teatronacional21 numa co-produção com Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Teatro Viriato, Centro de Arte de Ovar
Conversa de artistas aberta ao público após o espetáculo.
Teatro
26 e 27 de outubro | sexta e Sábado | 21h30 | Grande Auditório
Entrada: 8 euros. Estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural: 4 Euros
M/16
Duração: 90 min




O amor é mais frio que o capital. René Pollesch

Sinopse

Veneno foi escrito a partir de narrativas factuais verídicas, recolhidas num universo cosmopolita contemporâneo. 51% da população mundial encontra-se, neste momento, a viver em espaços urbanos – por razões económicas, melhoria das condições de vida, oferta de trabalho, entre outras.

Veneno é, também, um texto centrado na ideia da decadência da família no contexto suburbano. Se a família é o paradigma ancestral daquilo que deve ser um governo, ambos manifestam, atualmente, a ideia de crise. Crise esta que, na génese etimológica, significa separar, dividir. 

A narrativa foca-se nas circunstâncias, e consequências trágicas, de um pai recentemente desempregado e falido que decide sequestrar os três filhos – depois de assassinar a mulher e o seu amante. O pai os filhos convivem, então, num espaço exíguo e em condições precárias. Todo o discurso do pai é construído em torno da incapacidade de aceitação do real, tornando o seu discurso num delírio verosímil sobre a sociedade, a família, a política, e também sobre o amor; a falência do mundo interior e exterior.

O pai exerce poder e violência através da linguagem vernacular e os filhos (3 crianças) expressam-se por intermédio do canto lírico. Acontecem, assim, dois universos diferentes e incomunicáveis: o do subúrbio e o da aristocracia. Reúne características simultaneamente horríficas, cómicas e abjetas, mostrando o homem na sua expressão mais grotesca – entre o horror e o humor.

Veneno aborda fundamentalmente as consequências da falência social e a extinção da entidade família.



O percurso do texto

Veneno foi escrito em 2015 e publicado num volume com peças de vários autores – Curtas da Nova Dramaturgia, Memória, Edições Guilhotina, 2016. Ainda em 2016, foi um dos textos selecionado, em representação do Comité Português, para o EURODRAM – Rede Europeia de Tradução Teatral. Encontra-se traduzido em inglês e francês.





Ficha Artística

Texto // Cláudia Lucas Chéu

Apoio à Dramaturgia // Mickael de Oliveira

Direcção  // Albano Jerónimo

Interpretação // Albano Jerónimo | Luís Puto

Participação Especial // Leonor Devlin

Concepção Plástica // António MV

Desenho de Luz // Rui Monteiro

Direcção de Produção // Francisco Leone

Produção Executiva // Luís Puto

Sem comentários: