sexta-feira, 18 de março de 2022

Poética da Palavra | Encontros de Teatro Capítulo 4 | Casa das Artes de Famalicão.

 Poética da Palavra | Encontros de Teatro

Capítulo 4 (Março e Abril de 2022)

Estes encontros de teatro têm como base aglutinadora - o texto, a palavra, a voz, o trabalho de ator, elementos fundamentais da ação teatral, do teatro. Queremos evidenciar este universo de elementos cúmplices, aquilo que entendemos como a essência, a ontologia, do teatro. Pretendemos destacar a interpretação, a relação entre técnica, sentimento íntimo e subjetivo de convicção criadora e a consolidação da personagem, como um processo indissociável de um exigente trabalho pessoal, que é físico e de estudo profundo e inesgotável.

No fim de cada noite de apresentação, teremos uma conversa com os atores que protagonizam cada projeto teatral, no sentido de podermos conhecer o trabalho, concreto, sobre o texto, a palavra e a sua relação com o corpo (que lhe dá voz), e o processo de construção de cada personagem.

 A Poética da Palavra propõe ainda três mesas-redondas, sobre Encenação, Dramaturgia e Ensino Artístico, e um Ensaio Aberto, como ações estratégicas de Mediação.



 Programa

 23 de Março

Espetáculo "Ninguém", de António Capelo / Teatro do Bolhão

Primeiro monólogo de António Capelo, com mais de 45 anos de carreira, questiona sobre o que é ser ator, através da sua vida pessoal.

26 e 27 de Março

"Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua Patroa", de Sara Barros Leitão / Cassandra

É uma criação original, escrita, encenada e interpretada por Sara Barros Leitão a partir de um processo de investigação sobre o Serviço Doméstico em Portugal.

1 e 2 de Abril

Estreia: Leitura Encenada "Quem matou o meu Pai", de Édouard Louis" / Teatro Nova Europa

Texto de Edouard Louis, com um relato do reencontro possível entre pai e filho, sob o pano de um cenário de poder político responsável por condenar a uma morte precoce as classes mais baixas da sociedade.

1 e 2 de Abril

Estreia:  "FábulaMãe", de Teresa Arcanjo / Grua Crua

 “A conquista de um espaço que quero ter e ocupar no teatro enquanto criadora”, nas palavras da encenadora e atriz do projeto, Teresa Arcanjo.

8 de Abril

"Língua de Cão e Litania” por Pedro Frias / Assédio Teatro

Partindo da situação criada pelo primeiro confinamento, em 2020, as ruas desertas e o silêncio ensurdecedor das ruas desertas, Francisco Luís Parreira propõe-nos uma reflexão acerca do homem na sua posição terminal.

9 de Abril

"Um Fio de Jogo" / Narrativensaio-AC

“Um Fio de jogo” é um monólogo com texto de Carlos Tê, que versa sobre o fenómeno do futebol, os seus pequenos mitos que ajudaram à sua implantação planetária como desporto de massas que extravasa a própria condição desportiva.

Mesas-redondas (Café-concerto, 17h00, entrada livre)

2 de Abril - Mesa I: Dramaturgia, com coordenação de Luís Mestre (encenador e dramaturgo) e as presenças de Carlos Costa (dramaturgo e Diretor Artístico do Visões Úteis), Ivo Saraiva e Silva (cofundador da Companhia de Teatro SillySeason, encenador e dramaturgo) e Jorge Palinhos (escritor e dramaturgo)

 6 de Abril - Mesa II: Encenação, com coordenação de João Castro (actor e encenador) e as presenças de Sílvia Pinto Ferreira (Atriz e Programadora Artística na Quarta Parede), Magda Henriques (Diretora Artística das Comédias do Minho) e Cristina Carvalhal (atriz e encenadora)

 9 de Abril - Mesa III:  Teatro e Educação Artístico, com coordenação de Helena Machado e as presenças de Sílvia Correia (autora e responsável pelo projeto piloto do Curso Básico de Teatro), António Capelo (actor e diretor da ACE – Escola de Artes) e David Antunes (Diretor da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa)

Sem comentários: