sexta-feira, 5 de setembro de 2008

10 ANOS DE IMAGENS

Exposição comemorativa dos 10 anos de actividade do Cineclube Joane
Até 31 de Outubro no foyer da Casa das Artes

10 ANOS A PROMOVER O CINEMA, 10 ANOS DE TEIMOSIA
O Cineclube de Joane festeja, em Setembro do corrente ano, 10 anos de exibições regulares.
Abreviando o historial: as primeiras sessões realizaram-se, com uma periodicidade quinzenal, no Centro Cultural de Joane, assumindo desde logo a paixão pelo cinema de autor, pelo desejo de revisita dos clássicos da história do Cinema, pela programação do Cinema vindo de todas as latitudes, manifestando-se desde logo como o Cineclube do concelho de V. N. de Famalicão, como a entidade, convém dizer que única até estes dias, que tem como missão a promoção do Cinema.
Entretanto, surgiu a Casa das Artes de V. N. de Famalicão e, em Março de 2002, o Cineclube de Joane transferiu-se de armas e bagagens para este equipamento, permitindo consolidar a sua actividade, chegando ao objectivo das sessões semanais, com o apoio de duas entidades fundamentais: a Câmara Municipal de V. N. de Famalicão (apoiante do projecto desde a primeira hora) e o Instituto do Cinema e do Audiovisual, através da Rede de Exibição Alternativa, programa que visa financiar a programação de cinema europeu e, em especial, português.
A teimosia é apreciada, por norma, como um defeito. Ora, quando se trata de programar Cinema de autor, principalmente num concelho sem alicerces, a esse nível, consistentes, a teimosia (se preferirem, a perseverança) adquire uma importância incontornável. Quando se programa, com regularidade, Cinema português, géneros como o documentário, cinema oriundo de paragens menos óbvias, com destaque para as cinematografias asiáticas e sul-americanas, não se pode esperar resultados imediatos ao nível da presença de espectadores, e, portanto, o programador surge aqui como uma entidade quase obstinada na defesa da sua única dama: o Cinema. Apesar de tudo, lançadas as sementes, é já possível colher os primeiros frutos: cerca de 500 sessões realizadas; 16.195 espectadores contabilizados só nas sessões ocorridas na Casa das Artes (entre 2002 e 2008, em 329 projecções); mais de 400 associados inscritos.
Nestes 10 anos, realizamos um conjunto de actividades paralelas à exibição semanal e que consideramos de primordial importância na formação de público: Programamos ciclos e retrospectivas dedicadas ao grandes cineastas e correntes da história do Cinema; Levamos o Cinema às populações, com presença em várias freguesias do concelho, através da iniciativa Cinema Paraíso (sessões de Cinema ao ar livre); Promovemos a presença de alguns dos maiores realizadores portugueses, organizando discussões em volta de obras marcantes; Concretizamos extensões de Festivais de Cinema de referência: CINANIMA, INDIE Lisboa, DOC Lisboa; Marcamos presença em escolas de vários escalões etários, utilizando o Cinema como ferramenta didáctica; Colaboramos com inúmeras entidades do concelho e de fora dele, numa tentativa de contaminar e estar disponível para ser contaminado.
Nos próximos anos, o Cineclube de Joane prosseguirá o seu caminho, procurando que as nossas propostas cheguem aos nossos associados e a outros espectadores mais ou menos assíduos, porque, como é óbvio e notório, o Cinema só faz sentido com público(s), com assistência, com reacção às obras projectadas no grande ecrã. E é com o apoio e a militância do público que esperamos continuar a concretizar as iniciativas referidas acima e outras tantas, no sentido de promover o Cinema.
Perdoem-nos a teimosia!

Sem comentários: