quarta-feira, 11 de março de 2009

RÃO KYAO “Homenagem a Zeca e a Abril”

Rão Kyao apresenta através das suas flautas de Bambu, com os magníficos arranjos a Oriente, sonoridade tão particular deste músico, uma homenagem à música tradicional Portuguesa e a Zeca Afonso.
25 de Abril, sábado, 22h00, Grande Auditório
Entrada: 10 euros
M/3
Duração 90 m
www.myspace.com/raokyao
Neste espectáculo tão particular Rão Kyao faz-se acompanhar de vários instrumentistas. A flauta adopta aqui uma das suas características mais marcantes, ou seja, a sua ligação profunda á voz humana e nesse contexto “canta” esta musica que tanto nos toca no nosso mais intimo. O repertório passa pela música tradicional, são temas originais e incursões ocasionais no nosso folclore de onde esta música derivou, e composições de Rão Kyao e de Zeca Afonso, com a influência evidente da música Oriental, que modelou tanto do estilo do músico como solista.
Rão é um músico com um percurso estético invulgar conseguido ao longo da sua vasta carreira. É uma das mais criativas e carismáticas figuras da música em Portugal.
Ao longo de uma carreira que já dobrou a vintena de anos, o lisboeta Rão Kyao tem-se distinguido pela sua persistente vontade em redescobrir o Oriente. Fazendo uso da flauta de bambu, que se tornou o instrumento de eleição, foi encontrando inspiração na música indiana, árabe, e, nas músicas do mundo. Restabelecendo o elo de sonoridades, entre a tradição musical portuguesa e a música a Oriente.
Os vários álbuns que editou indiciam de forma muito clara, a intenção expressa de a cada passo, redescobrir as raízes da música tradicional portuguesa, não temendo, o confronto com as suas fontes primordiais.
Começou pelo Jazz "Malpertuis", inspirou-se na música indiana "Goa", juntou-se às guitarras e fez o seu grande sucesso "Fado Bailado", que foi disco de platina. Numa nova viagem ao oriente, materializou o encontro com a Orquestra Chinesa de Macau, quando da entrega do território á China. O espectáculo foi transmitido para todos os países do mundo, através do canal Norte -Americano CNN.

Sem comentários: