quinta-feira, 16 de abril de 2009

Trio de Jazz de Mário Franco e Sérgio Pelágio

16 de Maio, Sábado, 23h00, café concerto
Entrada: 5 euros
M/3
Duração 75 m

Este grupo marca o reencontro entre Mário Franco e Sérgio Pelágio, dois músicos e amigos que começaram a tocar juntos na década de oitenta sob a influência do "som" ECM (editora discográfica alemã dirigida por Manfred Eicher), atraídos pelas novas direcções que esse som propunha ao nível da composição e da execução (e até da captação sonora), onde se cruzava o jazz feito por músicos norte americanos com o jazz feito por músicos europeus, a música clássica e o rock.
Foi um período a tal ponto marcante na linguagem destes dois músicos que, depois de um longo intervalo, foi muito natural e fácil voltarem a juntar-se para continuar o que tinham começado, agora com a colaboração do jovem baterista Pedro Segundo.

O guitarrista Sérgio Pelágio consagrou-se como compositor de cena e co-criador de espectáculos como "Casio Tone", "Subtone" e "Tritone", juntamente com a coreógrafa Sílvia Real. Já o contrabaixista Mário Franco iniciou uma carreira a solo que tem sido elogiada dentro e fora de portas e merecido o envolvimento de músicos com o brilho de David Binney e Jesse Chandler. Se nos anos de arranque desta parceria a influência era, muito obviamente, a do "som ECM" numa mistura de jazz, música clássica e rock próxima da etiqueta discográfica ?alemã, hoje partem de onde ficaram para ir mais longe, tão longe quanto acharem que faz sentido agora com a colaboração do jovem baterista Pedro Segundo.

Mário Franco: contrabaixo
Sérgio Pelágio: guitarra eléctrica
Alexandre Frazão: bateria

Sem comentários: