quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Diálogo na sombra

Diálogo na sombra
A partir de textos de Fernando Pessoa
Encenação e adaptação Ana Luena
Co-produção Casa das Artes de vila Nova de Famalicão e EDF – Escola de Teatro
Teatro
23, 24, 25 de Janeiro | Quinta, Sexta - 15h00| Sexta e Sábado -21h30 | Grande Auditório
Entrada: 3 Euros/ Estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural: 1,5 Euros
M/4
Duração: 80 m
 Fotografia de Paulo Cunha Martins 

A escolha dos textos a trabalhar, recai sobre parte da obra de Fernando Pessoa onde a ironia, o sarcasmo, o humor, o absurdo, a perversão e a inteligência são os ingredientes principais. Neste projeto com os alunos do 11º ano da Escola de Teatro do Externato Delfim Ferreira, tem-se oportunidade de assistir, a um desfile entremeado de fábulas, contos e novelas, passando pelo género publicitário, num discurso que se revela, nos nossos dias, desconcertantemente atual.  A encenação apropria-se, neste grupo de alunos, das suas inquietações, dos seus mistérios e seus desejos, revelando-nos o universo Pessoano que  vive em todos nós. 
“Sinto-me viver vidas alheias, em mim, incompletamente, como se o meu ser participasse de todos os homens, incompletamente de cada, por suma de não-eus sintetizados num eu postiço.”
 Esta peça pretende levar ao palco o carácter interventivo e libertário do autor, revelando ao espectador o retrato implacável que aquele faz da política e da sociedade da sua época, assim como de algumas das facetas mais peculiares dos portugueses.
O conjunto dos textos selecionados inclui A rosa de seda; A varina e a lógica; O Soares e o Pereira; Eu, o Doutor; O burro e as duas margens; O automóvel ia desaparecendo; O papagaio; Maridos; O cristão e o católico; O Saraiva ou O Saraiva e as meninas, Poesia em linha recta, E eu que pensei que se eu sonhasse isto muitas vezes…, Diálogo na sombra, entre outros.

Ficha técnica
Encenação e adaptação - Ana Luena
Colaboração e assistência - Luís Puto
Desenho de luz - Pedro Correia
Banda sonora - Pedro Lima
Figurinos - Isabel Pereira
Apoio de Voz - João Castro

Elenco, alunos do 2º ano da Escola de Teatro do Externato Delfim Ferreira

Sem comentários: