CLOSE-UP - Observatório de Cinema
2.º episódio, de 14 a 21 de Outubro na Casa das Artes de Famalicão
2.º episódio, de 14 a 21 de Outubro na Casa das Artes de Famalicão
A Viagem
No documentário preparatório do filme Nostalgia, o poeta Tonino
Guerra conta a Andrei Tarkovsky a história de um professor de artes que pedia
aos seus alunos que desenhassem uma circunferência tendo na outra mão uma
esfera de ferro. A esfera que Tonino Guerra põe numa das mãos de Tarkovsky em Tempo
de Viagem tem o peso do mundo. Com as suas texturas, variações e ritmos
circadianos. Onde começa a Viagem começa também o Cinema. Tarkovsky enfatiza a
importância dessa continuidade entre a vivência do autor e a criação
cinematográfica. Entre o interior e o exterior. A Viagem é nesta segunda edição
do Observatório o mote organizativo transversal às diferentes secções
temáticas. A Viagem que nos atravessa através do Cinema. A Viagem que
atravessamos através do desconhecido e do espanto. Através dos percursos que
traçamos na terra e dos rastos que nos deixam e deixamos.
As
noites de abertura e encerramento deste 2.º episódio apresentam filmes-concerto
em estreia, viagens a formas primitivas e (falsamente) arcaicas, encomendas do
Observatório de Cinema: o manifesto vanguardista de Vertov, O
Homem da Câmara de Filmar, pelos aventureiros Sensible Soccers; três
curtas de Reinaldo Ferreira, o
Repórter X, pela instituição Dead Combo,
guitarra de Tó Trips e o contrabaixo de Pedro Gonçalves, uma paisagem cinema.
O
itinerário para as Histórias do Cinema
cruza caminhos da Europa-América: a subida aos céus e
a excursão ao gelo soviético de Larisa
Shepitko (com o parceiro Klimov); a adaptação cinematográfica pela dupla Wenders – Handke, uma das mais notáveis colaborações entre escritor e
cineasta; com o Cinema de Lynch a
apossar-se por estes dias da televisão, um documentário vida-arte e a reposição
de estradas perdidas, o prólogo para Twin Peaks e a circular com vista para a
terra da luz e das sombras. A secção Fantasia
Lusitana, panorama de produção portuguesa, apresenta-se no feminino:
Anabela Moreira, Karen Akerman, Luciana Fina, Rita Azevedo Gomes, Salomé Lamas;
filmes realizados por lusitanas (ou que
nos escolheram), coevas, mas com modos de olhar distintos e singulares, que
usam a linguagem cinematográfica como veículo de (re)criação artística, de onde
destacamos uma encomenda do Observatório de Cinema: Armindo e a Câmara Escura
de Tânia Dinis, uma experiência do tempo que passou e do tempo que não passa.
Com
produção contemporânea em diálogo com obras importantes da história do Cinema,
releva-se o espaço para o registo e recriação ficcional da Infância e Juventude, campo de representação e interpretação, de
encantamento, reflexão e estranhamento do mundo. Na prossecução do trabalho com
a comunidade escolar, haverá Cinema para
Escolas: Chaplin, Erice, Paulo Rocha, animação e masterclasses, para todos os graus de ensino e para professores, em
articulação com os Agrupamentos de Escolas e o Plano Nacional de Cinema e com a participação do projecto CinEd, coordenado pelos Filhos dos Lumière. No diálogo com a
comunidade haverá Sessões para Famílias,
com filmes e workshops, espaço para juntar gerações e cruzar disciplinas e
linguagens.
A
cartografia do Cinema expande-se para fora da sala: uma viagem de três meses
pelas fronteiras portuguesas, fora das cidades, nos campos, nas florestas, em
pequenos circos, com lunáticos e acrobatas, numa exposição de fotografia de André Príncipe: O Perfume do Boi, no foyer de 14 de Outubro a 30 de Novembro; no
café-concerto, no fim da noite, as paisagens sonoras dos Stooges e dos Talking
Heads, pelas lentes de Jim Jarmusch e de Jonathan Demme.
Fazer, ver filmes, é ser viajante frequente: na Casa
das Artes, oito dias de Cinema, com 40 sessões, incluindo ante-estreias e
projecções especiais, comentadas por realizadores, jornalistas, investigadores
e programadores.
Venha,
o espectador curioso é passageiro privilegiado no Observatório de Famalicão.
Programa:
dia
1, 14 de Outubro
(15h00, foyer) – Inauguração de O PERFUME DO BOI, Exposição de Fotografia de André Principe
(16h00, PA) A MULHER CANHOTA de Peter
Handke [2] _ comentado por Orlando Grosseguesse
(18h00, PA) LONGE de
José Oliveira + VOLTA À TERRA de João Pedro Plácido _ [1] _ comentado
por José Oliveira e João Pedro Plácido
(21h30, GA) - O HOMEM DA cÂMARA DE FILMAR de Dziga Vertov
Filme-concerto pelos SENSIBLE SOCCERS (uma encomenda do CLOSE-UP)
Título original: Chelovek s
kino-apparatom (Documentário/Experimental, URSS, 1929, 65 min.) M/12
(23h00, GA) O ESPECTADOR ESPANTADO (3D) de Edgar Pêra _ ante-estreia [1] _
comentado
por Edgar Pêra
(23h55, Café-concerto) Grand
Fathers House com Adolfo Luxúria Canibal
dia
2, 15 de Outubro
(15h00, PA) NOSTALGIA
de Andrey Tarkovsky
_ [1]
_ comentado por João Catalão
(15h30, GA) KUBO E AS DUAS CORDAS de Travis Knight_ [6] _ Com Workshop em Origami pela Casa ao Lado
(17h30, GA) AS ASAS
DO DESEJO de Wim Wenders _ [2] _ comentado por Luís Miguel
Oliveira
(18h00, PA) O DIA DO MEU CASAMENTO de Anabela
Moreira + TERCEIRO ANDAR de
Luciana Fina _ [3] _ comentado
por Anabela Moreira e Luciana Fina
(21h30, GA) CALIFORNIA de Marina Person _ [4] _ comentado por Luís Miguel
Oliveira
(21h45, PA) TRACES OF A DIARY de André
Principe e Marco Martins _ [1] _ comentado por André Principe e Luis Mendonça
Dia
3, 16 de Outubro
(10h00, PA _Escolas do 3.º ciclo e secundário / 15h00, PA_
professores)
O
Espírito da Colmeia de Victor
Erice _ [5] _ comentado pela equipa de Os Filhos dos Lumière, inserido
no projecto CinEd (inclui oficina “O Cinema por dentro”)
(18h30, PA) David Lynch: The Art Life de Jon Nguyen, Olivia
Neergaard-Holm, Rick Barnes _ [2] _ comentado por Sandra Andrade
(21h45, GA) Twin Peaks: Os Últimos Sete Dias de Laura Palmer de David Lynch _ [2]
Dia
4, 17 de Outubro
TEMPOS
MODERNOS de Charlie
Chaplin _ [5]
(10h00, GA _Escolas do 1.º ciclo _ comentado por Carlos Natálio)
(15h00, GA_ Escolas do 2.º e 3.º ciclos _ comentado por Luísa Veloso)
(18h30, PA) ELDORADO XXI de Salomé Lamas [3] _ comentado por Salomé Lamas e Tânia Leão
(21h45, GA) PARIS, TEXAS de Wim Wenders _ [1] _ comentado por José Marmeleira
(22h00, PA) A TRIBO de Myroslav Slaboshpytskyi _ [4] _ comentado por
Carlos Alberto Carrilho
Dia
5, 18 de Outubro
A
MINHA VIDA DE COURGETTE de Claude
Barras _ [5]
(10h00, GA _Escolas do 1.º e 2. ciclos _ comentado por Joana Nogueira)
(15h00, GA_ Escolas do 1.º e 2.º ciclos _ comentado por Vanessa Ventura)
(18h30, PA) ASAS de Larisa
Shepitko _ [2] _ comentado por Hugo Romão
(21h45, GA) AMERICAN
HONEY de Andrea Arnold _ [4] _
comentado por Samuel Silva
(22h00, PA) A VINGANÇA DE UMA MULHER de Rita
Azevedo Gomes _ [3]
Dia
6, 19 de Outubro
(15h00, GA) Pronto, Era
Assim
de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues _ Com masterclasse das realizadoras _ Escolas
do 1.º e 2. ciclos _ [5]
(18h30, PA) TU E EU de Larisa
Shepitko _ [2] _ comentado por Ana Catarina Pereira
(21h45, GA) Alice nas Cidades de
Wim Wenders + PENÚMBRIA de Eduardo Brito _ [1] _ comentado
por Eduardo Brito
(22h00, PA) Talvez Deserto, Talvez Universo de Karen
Akerman, Miguel Seabra Lopes _ [3] _ comentado por Luisa Homem
Dia
7, 20 de Outubro
(10h00, GA) O RIO DO OURO de Paulo
Rocha _ [5]
(Escolas
do 3.º
ciclo, secundário e audiovisual _ comentado
por Isabel Ruth)
(15h00, PA) O Preço da Fama de
Xavier Beauvois _ [5] (Escolas do 3.º ciclo, secundário e francês)
(18h30, PA) AS ACACIAS de Pablo Giorgelli_ 20 de Outubro (18h30, PA) _ ante-estreia _ [1] _comentado por
Vasco Câmara
(21h45, GA) Mulholland
Drive de David Lynch _ [2] _ comentado por
Vasco Câmara
(22h00, PA) CAMA DE GATO de Filipa Reis e João Miller Guerra + UM FIM DO MUNDO de
Pedro Pinho _ [4] _ comentado por Ricardo Vieira Lisboa e pelos realizadores
(23h55, café-concerto) GIMME DANGER de Jim Jarmusch _ [1]
Dia
8, 21 de Outubro
(15h30, PA) Sessão Tânia Dinis _ [3] _ comentado
por Tânia Dinis e Catarina Laranjeiro
em
estreia ARMINDO E A CÂMARA ESCURA (uma encomenda do CLOSE-UP)
Alinhamento: Femmes (2012, 3min); Teresa
(2017, 4 min); Não são favas, são feijocas (2013,
10 min); Arco da Velha (2015, 4 min); Ilha das Bananeiras
(2015, 4 min); Carta para a minha amiga
(2013, 3 min); Laura (2017, 10 min); Armindo e a Câmara Escura (2017, 20
min)
(16h00, GA) O MENINO E O MUNDO de Alê Abreu _ [6] _ Com Workshop O
Filme que Eu Danço por Pedro Carvalho
(17h45, GA) O Amigo
Americano de Wim Wenders _ [1] _ comentado
por Francisco Noronha
(18h00, GA) Eis o
Admirável Mundo em Rede de Werner
Herzog _ [1] _ comentado por Nelson Zagalo
(21h30, GA) - REINALDO FERREIRA –
Três curtas-metragens (70 min, M/12)
Filme-concerto pelos DEAD COMBO (uma encomenda do CLOSE-UP)
(23h15, café-concerto) stop making sense de
Jonathan Demme & Talking Heds_ [1]
Secções
Temáticas
[1] Tempo de Viagem
[2] Histórias do Cinema
[3] Fantasia Lusitana
[4] Infância e Juventude
[5] Cinema para Escolas
[6] Sessões para Famílias
Bilheteira Sessões
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes
Bilheteira Filmes-concerto (Sensible Soccers / Dead
Combo)
Geral: 6 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 3 euros
Geral: 6 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 3 euros
Bilheteira Workshops Famílias
Adulto + Criança: 5 euros
Adulto + Criança: 5 euros
Sem comentários:
Enviar um comentário