quinta-feira, 14 de setembro de 2017

CLOSE-UP - Observatório de Cinema 2.º episódio, de 14 a 21 de Outubro na Casa das Artes de Famalicão | Noite de abertura  - O HOMEM DA CÂMARA DE FILMAR de Dziga Vertov Filme-concerto pelos SENSIBLE SOCCERS (uma encomenda do CLOSE-UP)

Noite de abertura
Bilheteira Filmes-concerto (Sensible Soccers) + Grand Father´s House)
Geral: 6 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 3 euros

- (21h30, GA)
 O HOMEM DA CÂMARA DE FILMAR de Dziga Vertov
Filme-concerto pelos SENSIBLE SOCCERS (uma encomenda do CLOSE-UP)
Título original: Chelovek s kino-apparatom (Documentário/Experimental, URSS, 1929, 65 min.) M/12
O Homem da Câmara de Filmar é um autêntico manifesto de Dziga Vertov, o realizador mais radical e futurista da vanguarda soviética dos anos 20. Cinema de montagem, que recusa a trama narrativa, o actor e os intertítulos, cinema da "câmara-olho" (kino-glaz), mais perfeita do que o olho humano. De ressaltar as contribuições de Mikhail Kaufman na fotografia e de Elizaveta Svilova, mulher de Vertov, na montagem. Um "filme ‘ao contrário', com uma expressão fabulosamente ritmada", na opinião de Jean Rouch, para quem Dziga Vertov "era antes de mais nada um poeta, o documentarista das festas revolucionárias", que acabou por ser "rejeitado pela sua sociedade." Texto: Cinemateca Portuguesa
A sonoridade dos Sensible Soccers incorpora estéticas muito variadas. Sem esconderem o gosto pelas melodias pop, fogem ao formato tradicional de canção, optando maioritariamente por estruturas e arranjos em progressão. O seu primeiro registo data de 2011, ano em que também se estrearam nas vibrantes actuações ao vivo. Depois do primeiro álbum de originais, "8", e de uma incursão performativa com a artista visual Laetitia Morais, editaram em Março de 2016 o seu mais recente trabalho, "Villa Soledade".

- (23h55, Café-concerto)
Grand Father´s House convidado especial Adolfo Luxúria Canibal
Apresentação disco seu terceiro disco - “Diving” -, resultado de uma residência artística no espaço GNRation (Braga) contando com as participações de Adolfo Luxúria Canibal, Nuno Gonçalves e Mário Afonso, na voz, teclados e saxofone, respetivamente.


Sem comentários: