terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Close-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão Episódio 3.2 – 26 e 30 de Março | Casa das Artes de Famalicão.


Close-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão

Episódio 3.2 – 26 e 30 de Março

O mais recente filme de João Salaviza e Renée Nader Messora é o destaque desta segunda réplica, que continua a apresentar produção da América Latina (em destaque em Outubro passado, ver www.closeup.pt) e a dialogar com escolas, com programação do 1.º ciclo ao ensino secundário:

(1) para escolas, uma peça incontornável do mago Hayao Miyazaki e dos Studio Ghibli – O Meu Vizinho Totoro (1988) e uma adaptação das Cartas da Guerra, a partir de escritos de António Lobo Antunes;

(2) para o público geral, CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS, um indígena no Brasil contemporâneo com realização premiada em Cannes da dupla João Salaviza e Renée Nader Messora e À DISTÂNCIA, Leão de Ouro de Veneza com vista para as ruas de Caracas.



26.Mar – 10h00 (GA)CARTAS DA GUERRA de Ivo M. Ferreira - sessão para escolas (3.º ciclo e secundário)

Ano de 1971. António, de 28 anos, é incorporado no exército português para servir como médico numa das piores zonas da Guerra Colonial, no Leste de Angola. Longe de Maria José, a mulher amada que se viu obrigado a deixar, ele vai matando as saudades através de longas cartas que durante dois anos lhe escreve. Através delas, o espectador vai conhecendo o homem solitário por detrás do soldado, as suas angústias, desejos e esperanças. Com o passar do tempo, António apaixona-se por África e toma posições políticas… Um filme de Ivo M. Ferreira, que se inspira em "D'Este Viver Aqui Neste Papel Descripto: Cartas da Guerra", uma compilação de cartas que António Lobo Antunes (na altura um jovem alferes destacado para Angola) escreveu à mulher. O filme esteve já presente em vários festivais internacionais, entre eles o Festival de Cinema de Berlim.

Título original: Cartas da Guerra (Portugal, 2016, 100 min.)
Realização: Ivo M. Ferreira
Interpretação: Miguel Nunes, Margarida Vila-Nova, Ricardo Pereira
Classificação: M/12

Cinema screenings for schools - Letters of War by Ivo Ferreira adapts a book by Lobo Antunes, about the colonial war in Angola.



26.Mar – 14h30 (GA)O MEU VIZINHO TOTORO de Hayao Miyazaki (versão original) - sessão para escolas  (1.º e 2.º ciclo)

Este conto infantil magistralmente realizado por Hayao Miyazaki centra-se na história das irmãs Satsuke e Mei que descobrem que a sua nova casa está localizada junto a uma floresta habitada por um conjunto de criaturas chamadas Totoros. As irmãs tornam-se amigas de um Totoro, o maior e mais velho, o rei da floresta. Como a mãe está em convalescença no hospital, e o pai é professor, as crianças passam o tempo com o seu novo amigo. Totoro irá revelar-lhes um mundo mágico, mas também as irá ajudar a entender as duras realidades da vida. “O Meu Vizinho Totoro” foi realizado em 1988, tornando-se o símbolo do célebre Studio Ghibli.

Título original: Tonari no Totoro (Japão, 1988, 85 min.)
Realização: Hayao Miyazaki
Interpretação (vozes): Hitoshi Takagi, Noriko Hidaka, Chika Sakamoto
Classificação: M/6

Cinema screenings for schools - My Neighbor Totoro it’s a masterpiece by Hayao Miyazaki from Studio Ghibli, the Japanese animation film studio.



30.Mar – 15h00 (PA) CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS de João Salaviza e Renée Nader Messora, com a presença dos realizadores

Esta noite, os espíritos e as cobras ainda não apareceram. A floresta ao redor da aldeia está calma. Ihjãc, quinze anos, tem pesadelos desde que perdeu o pai. Ele é um índio Krahô, do Norte do Brasil. Ihjãc avança na escuridão com o corpo suado. Uma voz distante ecoa por entre as palmeiras. A voz do pai chama-o, junto à cascata: chegou o momento de preparar a sua festa de fim de luto para que o espírito possa partir para a aldeia dos mortos. Rejeitando o seu dever e para escapar do processo de se transformar em xamã, Ihjãc foge para a cidade de Itacajá. Longe do seu povo e da sua cultura, vai enfrentar a realidade de ser um indígena no Brasil contemporâneo. O mais recente filme de João Salaviza e Renée Nader Messora foi premiado em vários festivais, dos quais destacamos o prémio do Júri na secção Un Certain Regard em Cannes.

Título original: Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (Brasil / Portugal, 2018, 110 min.)
Realização: João Salaviza & Renée Nader Messora
Interpretação: Henrique Ihjãc Krahô, Raene Kôtô Krahô e Povo da aldeia de Pedra Branca
Classificação: M/12

The Dead and the Others by João Salaviza and Renée Nader Messora, an indigenous in contemporary Brazil. The filmmakers will be present for a Q&A session.



30.Mar – 18h00 (PA)À DISTÂNCIA de Lorenzo Viegas (secção América Latina)

Com esta sua primeira longa metragem, o venezuelano Lorenzo Vigas foi ao Festival de Veneza de 2015 ganhar o tão cobiçado Leão de Ouro. À Distância é um intenso drama sobre a relação tormentosa entre um homem abastado e um adolescente que é líder de um gangue criminoso em Caracas. A relação entre o homem e o rapaz trará à superfície os fantasmas do passado e dará origem a uma escalada de violência que testará até ao limite esse relacionamento. Realização segura e interpretações assombrosas, À Distância é um filme para deixar marcas.

Título original: Desde Allá (México / Venezuela, 2015, 95 min.)
Realização: Lorenzo Viegas
Interpretação: Alfredo Castro, Luis Silva, Jericó Montilla
Classificação: M/16

From Afar it’s a Venezuelan film who received the Golden Lion at the Venice Film Festival.

Bilheteira Sessões

Geral: 2 euros

Cartão quadrilátero: 1 euro

Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Sem comentários: