sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Miguel Amaral e Yuri Reis – lançamento do disco Saudade | Casa das Artes de Famalicão.


Dia Mundial da Música
1 de Outubro| Terça-feira

 Miguel Amaral e Yuri Reis – lançamento do disco Saudade

Musica

21h30 | Foyer

M/6

Duração: 60 min
Entrada livre

Guitarra Portuguesa e Violão de 7 cordas. Choros, Valsas e Guitarradas formam um só país musical onde não se descobre a direcção das influências. Surge assim uma música que parece ter nascido no mesmo berço. Retrata 500 anos de história e uma profunda afinidade. Como as palavras, também as notas foram escritas na mesma língua. Obras de Ernesto Nazareth, L. Lamartine, Fontes Rocha, José Nunes, Casimiro Ramos, Pedro Amorim, João Camarero e Mário Laginha.

Miguel Amaral

Formação Musical com António Torres Pinto, Análise, Harmonia e Contraponto com Daniel Moreira, Composição com Dimitris Andrikopoulos e Jazz com Nuno Ferreira. Tem-se apresentado regularmente como solista em recitais em Portugal e no estrangeiro, bem como inserido em agrupamentos de música de câmara ou em programas de musica para orquestra, tendo passado por salas como Casa da Musica, Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest, Teatro Solis (Montevideo), Centro Cultural Kirchner (Buenos Aires), Teatro Nescafé (Santiago do Chile), FIL Guadalajara (México). Em 2010 integra a orquestra de “ Sombras “ de Ricardo Pais, estreado no Teatro Nacional S. João. No ano de 2013, lança “Chuva Oblíqua”, o seu álbum de estreia a solo, inteiramente dedicado ao repertório solista que tem vindo a desenvolver. Tem trabalhado regularmente com outros músicos, como Mário Laginha, Cristina Branco, Ricardo Ribeiro, entre outros.

Yuri Reis

Cavaquinista, violonista e compositor, Yuri Reis, iniciou-se na música através da linguagem do Choro aos 13 anos, tendo como principais referências os cavaquinhos de Canhoto, Luciana Rabello e Jonas Pereira da Silva. Iniciou os seus estudos no instrumento com Luciana Rabello e Jayme Vignolli. Dedica-se na música, à composição e ao acompanhamento de Samba e Choro. No que diz respeito ao violão, tem como principal referência a música de Dino 7 cordas, um dos grandes consolidadores do violão de acompanhamento no Brasil. Tem participado regularmente em concertos ao lado de músicos como Maurício Carrilho, Pedro Amorim, Joel Nascimento, Antônio Rocha, Ronaldo do Bandolim, Jorginho do Pandeiro, Carlinhos Leite, Regional Imperial, Monarco, Valter Alfaiate, Amélia Rabello, Cristina Buarque, dentre diversos outros.

A concert with Miguel Amaral and Yuri Reis that celebrates the International Music Day

Sem comentários: