quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Cinema _ Cineclube da Joane/ Casa das Artes de Famalicão.


Cineclube da Joane/ Casa das Artes de Famalicão | Cinema. 



5 Technoboss de João Nicolau

Luís Rovisco (Miguel Lobo Antunes) é director comercial de uma empresa de equipamentos de segurança. Divorciado há já vários anos e prestes a entrar na tão ansiada reforma, reencontra casualmente Lucinda, uma antiga paixão que ele tentará recuperar a todo o custo. Esse encontro dá-lhe uma nova esperança no futuro e uma vontade enorme de ser feliz. Estreado mundialmente na secção competitiva do Festival de Cinema de Locarno (Suíça), esta é a terceira longa de ficção com assinatura do português João Nicolau, depois de "A Espada e a Rosa" (2010) e "John From" (2015).

Título original: Technoboss (Portugal, 2019, 112 min.)
Realização: João Nicolau
Interpretação: Miguel Lobo Antunes, Luísa Cruz, Américo Silva, Sandra Faleiro
Classificação: M/12

Retirement is coming soon for Luís Rovisco. The songs he dreams up during the day make up for all the injustices in his life. But standing before the receptionist Lucinda, he finds himself singing to a different tune…Technoboss is the new movie by João Nicolau.



12 A Criança Zombie de Bertrand Bonello (sessão Traz Outro Amigo Também)

Haiti, 1962. Um homem regressa dos mortos para trabalhar no mundo impiedoso das plantações de cana de açúcar. Cinquenta e cinco anos depois, uma jovem rapariga de ascendência haitiana confidencia aos seus colegas um segredo de família, inconsciente das graves consequências deste acto. Uma história de terror contemporânea, baseada na realidade muito concreta do colonialismo francês no Haiti, a sua narrativa despoleta uma reflexão sobre racismo, imperialismo e memória cultural. "A Criança Zombie" é inspirada na história de Clairvius Narcisse, um homem real que algumas pessoas acreditaram mesmo ser um "zombie". Foi mostrado na Quinzena dos Realizadores da edição de 2019 do Festival de Cannes.

Título original: Zombi Child (França, 2019, 103 min)
Realização: Bertrand Bonello
Interpretação: Louise Labeque, Wislanda Louimat, Katiana Milfort
Classificação: M/16

Zombi Child is a 2019 French film directed by Bertrand Bonello. It is based on the account of the life of a supposed zombified man in Haiti, Clairvius Narcisse. It was screened in the Directors' Fortnight at the 2019 Cannes Film Festival.

 19 BACURAU de Juliano Dornelles, Kleber Mendonça Filho

Num futuro próximo, uma médica volta à sua pequena e esquecida terra do sertão brasileiro para o funeral da avó e vê-se obrigada a ajudar a defender a população local de uma perigosa ameaça. É que Bacurau, a aldeia, desapareceu completamente do mapa e foi abandonada por tudo e todos, a começar pelas autoridades, escasseando água, cobertura da rede móvel. Mas a resistência é bastante forte. Um filme de género brasileiro cheio de sangue e gargalhadas, mas também com muita carga política e homenagens ao cinema de nomes como John Carpenter. Recebeu o prémio especial do júri na edição de 2019 do Festival de Cannes e foi realizado a quatro mãos por Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho ("O Som ao Redor", "Aquarius").

Título original: Bacurau (Brasil / França, 2019, 130 min)
Realização: Juliano Dornelles, Kleber Mendonça Filho
Interpretação: Sônia Braga, Udo Kier, Bárbara Colen, Thomas Aquino, Silvero Pereira
Classificação: M/12

Bacurau is a 2019 film directed by Kleber Mendonça Filho and Juliano Dornelles. The film revolves around Bacurau, a fictional small town in the Brazilian sertão, which is beset by strange happenings following the death of its matriarch at the age of 94. It was selected to Cannes Film Festival and won the Jury Prize.

26 Dark Waters - Verdade Envenenada de Todd Haynes

Robert Bilott é um advogado com anos de experiência em defender grandes empresas. Quando um agricultor o contacta devido à morte por envenenamento de 190 cabeças de gado, Bilott decide investigar. É assim que percebe que por detrás de tudo aquilo está a DuPont Corporation, uma poderosa multinacional que, durante os últimos 40 anos, derramou deliberadamente compostos químicos ilegais nas águas da cidade, prejudicando a saúde dos milhares de pessoas que ali residem. Ciente do perigo que corre, mas empenhado em fazer justiça seja a que preço for, Bilott arrisca tudo ao representar a população contra os interesses económicos de uma das mais relevantes indústrias dos EUA. Com realização de Todd Haynes ("Velvet Goldmine", "Longe do Paraíso", "I'm Not There", "Carol"), um drama ambiental baseado em factos reais.

Título original: Dark Waters (EUA, 2019, 126 min.)
Realização: Todd Haynes
Interpretação: Anne Hathaway, Mark Ruffalo, Tim Robbins, Bill Pullman
Classificação: M/12

Dark Waters is a 2019 American film directed by Todd Haynes It is environmental drama based on the 2016 article "The Lawyer Who Became DuPont's Worst Nightmare" by Nathaniel Rich, published in The New York Times Magazine.

Sem comentários: