quinta-feira, 5 de maio de 2022

400 anos do nascimento de Molière | Casa das Artes de Famalicão e Teatro Narciso Ferreira

 400 anos do nascimento de Molière

 Os 400 anos do nascimento de Molière estão a ser celebrados em Vila Nova de Famalicão num projeto cultural de promoção da dramaturgia que envolve professores e alunos de diversas escolas. Tudo culminará, nos de 5 a 7 de maio, no Teatro Narciso Ferreira e na Casa das Artes de Famalicão num Festival de Teatro. Previamente, desde setembro de 2021, tudo começou a ser preparado com a realização de uma ação de formação dirigida a professores de Francês e ministrada pelo formador Jan Nowak – “Drameducation – dispositivo 10 sur 10”. Esta ação teve como objetivo preparar os professores da disciplina de Francês a encenar com os seus alunos do 3.º ciclo uma das peças de teatro de Molière, em francês, para o Festival de Teatro.

Para além das Escolas do Ensino Básico, também os alunos do Curso de Teatro da ACE Famalicão estão mobilizados para estas comemorações, e vão apresentar um espetáculo baseado numa peça de Molière, nos dias 5 e 6 de maio, à noite, na Casa das Artes. Estes mesmos alunos terão oportunidade de participarem numa masterclass com um ator da Comédie Française.

No dia 7 maio, decorrerá no Teatro Narciso Ferreira, com a presença da comunidade escolar, a representação em francês pelos alunos do 3.º ciclo das peças selecionadas para o festival. Nesse mesmo dia, à noite, terá lugar o encerramento da iniciativa na Casa das Artes de Famalicão com a representação a solo de um ator da Comédie Française, numa cerimónia com representação diplomática e a presença dos parceiros envolvidos.

As comemorações dos 400 anos do nascimento de Molière em Portugal é uma iniciativa que envolve o Instituto Francês de Portugal/Embaixada de França em Portugal, a Alliance Française de Guimarães-Braga, o E.Leclerc Famalicão (Culturissimo France), a ACE Famalicão - Escola de Artes,  a APPF - Associação Portuguesa de Professores de Francês, o “Drameducation – dispositivo 10 sur 10”, o Agrupamento de Escolas D. Sancho I, o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e o Agrupamento de Escolas de Gondifelos.


elos.

Sem comentários: