sábado, 25 de março de 2006

Finlândia versus Itália: próximas quarta e quinta-feira:


Ciclo Finlândia “Fonal”
ES (FI) + ISLAJA (FI) + KIILA (FI)
29 MARÇO quarta 21.30 café-concerto
Entrada: 5 euros
Noite de estreia de três dos mais relevantes projectos do novo underground finlandês, que mostra raios de luz em experimentação sobre músicas primitivas, telúricas e livres desde os tempos dos reis psicadélicos International Harvester ou Pärson Sound. Comunalismo, objectos tornados instrumentos, trovadoras e trovadores – em expressões novas de um inaudito folclore moderno.
Es – projecto de Sami Sänpäkkila, uma das mentes mais brilhantes e produtivas desta vaga de artistas finlandeses, é o responsável por Es, Kiila, participante em cem mil outras propostas, e dono da Fonal Records, central editora do underground local. Estranhas cerimónias de magia dos bosques inaudita, que reúne electrónica caseira, vozes espectrais convidadas, e um ouvido raro para feitiços solenes.
Islaja – cantos glaciares vindo dos bosques, pontões de madeira e grutas mágicas da Finlândia rupestre escondida, numa celestial voz que se multiplica em delays espíritas. Acompanhada por aerofones espectantes e plenos de quietude, por harmónios e estranhos teclados que parecem ter uma respiração própria. Das trovadoras seminais do novo milénio, ao lado de Josephine Foster, Cat Power ou Lau Nau. Estranhamente, fãs de Stina Nordestam podem encontrar aqui uma nova relevação.
Kiila – quinteto finlandês que trabalha idiomas alinháveis às músicas tradicionais finlandesas, contemporaneizando-as para novos sentidos e sensibilidades de ritualização e instrumentação, com total conhecimentos do histórico e do mágico que os precede.
www.escycle.com
www.fonal.comwww.kiila.com


Neoclássico/Gótico
ATARAXIA (IT) + DWELLING (PT)
30 MARÇO quinta 22.00 grande auditório
Entrada: 6 euros
Ataraxia – o espectáculo destes italianos está dividido em dois actos. O primeiro é dedicado à Deusa primordial, originária de um passado distante e anterior aos deuses olímpicos ou às religiões monoteístas. O culto a esta Deusa da ilha de Samotrácia, dedicada à trindade composta pela terra, pela noite e pelo interminável ciclo da natureza, oferecia iniciação a todos os que se submetessem a nove rituais. A mistura de sons electrónicos com componentes acústicos e a voz evocativa de Francesca Nicoli, abrem a porta para o reino púrpura da Deusa. O segundo acto transporta os Ataraxia para um imaginário já mais próximo, inspirado na ambiência dos controversos cabarets de Montmartre. Após um encontro com a médium Madame Joséphine Corelli, em que esta relatou a forma como era atormentada por um grupo de mal-afamados artistas de cabaret que desapareceram no fim do século XIX, os Ataraxia decidiram responder ao seu apelo e recriar a performance singular deste estranho ensemble - sob o nome de CircuZ KumP. O grupo era liderado por uma figura enigmática, cujas variadas facetas convergiam para o nome de Madame Bistouri, a qual nas suas visitas a Madame Corelli reivindicava a reposição do seu espectáculo, outrora amplamente inspirado nos versos de Baudelaire.
Dwelling – a abertura do concerto estará a cargo dos portugueses e marca o regresso aos palcos desta banda após um longo retiro para a preparação do novo álbum. A proposta dos Dwelling é um espectáculo de tonalidades acústicas, preparado em particular para concertos de cariz intimista, que permita desfrutar de toda a magia da música na sua forma mais imaculada. Esta actuação contará não só com a apresentação dos dois novos membros da banda, mas também com a estreia de algumas peças novas que fazem parte deste novo trabalho sob o tema "A Noite e a Mulher”.
www.ataraxia.net
www.dwelling.equilibriummusic.com
www.pressarea.equilibriummusic.com

Sem comentários: