quarta-feira, 11 de outubro de 2006

He Poos Clouds- Final Fantasy


Indie Rock/Pop
16 de Outubro, segunda –Feira,22h00, Grande Auditório.

www.finalfantasyeternal.com

É desconcertantemente familiar. He Poos Clouds é uma obra desconcertante. E desalmadamente familiar. As composições, os ambientes sucedem-se um atrás do outro como os primos que, longe, cresceram exponencialmente. Como as tias que cortaram e pintaram muito o cabelo com as cores mais bizarras e parecem ter uma orientação de moda própria. Tudo isto envolto em Natal, abraços, batidas fortes nas costas. E os tios que previsivelmente transportam uma barriga cada mais grávida, aliviando o peso no crânio. Ao lado, os familiares de todos os dias.
Este é o segundo trabalho do projecto Final Fantasy ( é inspirado no jogo de computador…) de Owen Pallett. Para enquadrar, diríamos que é o violinista de suporte dos canadianos Arcade Fire. Para dizer verdade, que tal coisa – imagine-se! – é extremamente castrador: o rapaz é um compositor nato, cheio de potencialidades, com ideias a brotarem-lhe dos dedos. Os diferentes registos, a miscelânea de sons, o delicioso piano que de quando a quando se faz aparecer, às vezes discreto, às vezes imponente. Como em This Lamb Sells Condos, com as crianças em coro, e Owen a voar nas asas dos seus poemas, da sua capacidade criativa.
A pop aliou-se às composições neo-clássicas e a canção é rainha. E esta nunca desaparece de perspectiva. He Poos Clouds é uma clara evolução para quem, no ano passado, decidiu não prestar muita atenção a Owen Pallett, um dos mais activos músicos canadianos – já esteve a trabalhar com a Orquestra Barroca de Toronto e está agora em digressão na Europa –, quando se estreou a solo com Has A Good Home. O minimalismo aliado à sua capacidade virtuosa do violino e de compositor torna este um disco de passagem obrigatória para os amantes da música. O mundo melómano, ao menos, não lhe pode passar ao lado.
( Hugo torres – rascunho. net)

1 comentário:

morcego1976 disse...

Muito Obrigado pelo fabuloso momento que me proporcionaram!!!!
Conhecia os Arcade Fire, sabia da ligação com os Arcade Fire, mas estava longe de imaginar que iria assistir a um momento sublime, houve momentos em que fechei os olhos e imaginei que estivessem 10 ou 20 musicos em palco!!!!!