terça-feira, 3 de abril de 2007

Pedro Carneiro & Cuarteto Latino Americano






Quarteto de Cordas & Marimba
Música da América Latina e Península Ibérica
Duas Culturas em Confronto
Música Erudita/Percussão
24 de Abril, terça-feira, 21h30, Grande Auditório.
Entrada: 8 euros
M/3
Duração 90 m

www.cuartetolatinoamericano.com
www.pedrocarneiro.com/

Pedro Carneiro Percussionista, compositor e chefe de orquestra. Estudou em
França, Inglaterrra e Itália com David Corkhill, Leigh Howard Stevens e Emilio
Pomàrico. Aclamado internacionalmente como um dos maiores percussionistas da
Actualidade e um caso sério no difícil mundo dos intérpretes solistas, Pedro
Carneiro é no sentido mais alargado do conceito, uma figura ímpar da nossa
Música contemporânea à qual ninguém pode ficar alheio. Tendo desenvolvido uma intensa actividade como solista convidado em inúmeras orquestras e festivais Internacionais, Pedro Carneiro tem visto as suas capacidades interpretativas serem aplaudidas pelos quatro cantos do mundo em peculiares interpretações de
Morton Feldman, Steve Reich, Elliot Carter, ou até mesmo de Xenakis. Como se tal não bastasse, é ainda capaz de fazer brilhar a mais ínfima subtileza de uma pauta de Bach, Schumann ou Debussy! Para além das suas virtudes de intérprete, é também um excelente criador que não pára de nos surpreender com as suas múltiplas associações à electrónica, tanto em Portugal como no estrangeiro.

O Cuarteto Latinoamericano foi fundado em México em 1981, e dois anos mais tarde foi lhes concedido o prémio superior da associação nacional dos críticos de música do seu país. Desde a sua formação, quarteto tem revelado uma extraordinária qualidade musical, mantendo um percurso sempre em crescendo, colocando-se entre os melhores quartetos de cordas do mundo. Ao longo dos anos foi sendo conhecido o seu trabalho, a sua qualidade técnica, a sua interpretação e arte, nas muitas gravações e nos muitos concertos realizados na América do Norte e Sul, Europa central e Escandinávia.
Os membros do grupo são: violinistas Saul Bitran e Aron Bitran, violista Javier Montiel, e violoncelista Alvaro Bitran.
O quarteto colabora algumas figuras internacionais como o violonista Janos starker, guitarristas Narciso Yepes e Sharon Isbin, pianistas Santiago Rodriguez, Cyprien Katsaris e Rudolph Buchbinder, e tenor Ramon Vargas e o maestro Eduardo Mata.
O Cuarteto Latinoamericano gravou a maioria dos quartetos existentes para cordas dos compositores mexicanos, do reportório tradicional de Ravel, de Dvorak, Borodin, Gershwin, e Puccini. Gravaram, pela primeira vez em registo digital, os quartetos de Heitor Villa-Lobos. Foram nomeados, em 2002, para o Grammy da mais melhor gravação de música de Câmara.
O Cuarteto Latinoamericano é quarteto residente na universidade do Carnegie-Mellon em Pittsburgh, Pensilvânia (EUA) desde 1987. São também o quarteto residente no Instituto Nacional de Belas Artes na Cidade do México.
E no Festival da Música de Câmara de San Miguel de Allende no México.

Sem comentários: