sexta-feira, 11 de maio de 2007

1ª Mostra de Música Tradicional Portuguesa da CASA das ARTES de V.N. Famalicão

PARTE I
PEDRA D'ÁGUA (V.N. Famalicão) + TOQUES DO CARAMULO d'Orfeu Associação Cultural (Águeda)
15 Junho, Sexta-feira, 21h30, Grande Auditório.
Entrada: 7 euros
M/3
Duração 150 m
www.c-e-m.org/ligacoes/pedras.htm
www.dorfeu.com/criacoes/toques/main.htm

Na Primavera de 1986 nasce o Pedra D’Agua e organiza, na freguesia de Mogege, a Festa da Primavera onde efectua uma das suas primeiras exibições.
Em virtude da aceitação popular do seu trabalho, em Abril de 1989, em Joane, Concelho de V.N. de Famalicão, funda-se a associação cultural de recolha, promoção e divulgação da música tradicional portuguesa. De então para cá editaram alguns trabalhos, cujo objectivo tem sido, sobretudo, guardar para as gerações vindouras preciosidades da nossa cultura que tendem a desaparecer.
Assim sendo, do Minho, onde o clima é suave, o solo generoso, o sol brilha colorindo de castanho e verde os montes entrecortados por fios de água, quebrando, por vezes, a dureza da paisagem onde o olhar repousa e demora, a música do Pedra D’Água adquire todo o sentido.
Viver e reviver os lugares da nossa memória comum é o desafio que propõem, através dos sons emprestados pelo violino, bandolim, viola braguesa, cavaquinho, guitarra clássica, baixo acústico, concertina, gaita-de-foles, percussões e voz, principalmente a voz!
Suave, doce, envolvente como os ventos primaveris do Norte, a voz desperta emoções reprimidas e liberta os sentidos diluindo-se no entusiasmo de um espectáculo que causa saudade antes de terminar.
É assim o espectáculo do Pedra D’Agua. Oferecem música, vozes e emoções, como se fosse um braçado de flores onde podemos, sempre, escolher.
“As mais bonitas”. Fátima Almeida

TOQUES DO CARAMULO d'Orfeu Associação Cultural (Águeda).
Concerto que funde a sonoridade rude da tradição com as cores
das novas músicas, num espectáculo de energia musical e interacção
com o público. Recriações dinâmicas, livres e muito festivas
do repertório esquecido da Serra do Caramulo.
“Toques do Caramulo” são uma revelação da nova música
tradicional em Portugal, reconhecidos pela força criativa dos
seus concertos, figurando em importantes eventos
trad e folk, numa agenda de dezenas de concertos por ano.
Luís Fernandes – voz, braguesa, acordeão / voice, ‘braguesa’ guitar, accordion
Aníbal Almeida- rabeca / traditional violin
Gonçalo Rodrigues – bandolim / mandolin
Miguel Cardoso – contrabaixo / double bass
Lara Figueiredo / Teresa Almeida – flauta / flute
Francisco Almeida / Bruno Pinho – guitarra / guitar
João André / Ricardo Coutinho – cajón+percussão / drums

PARTE II
Grupo de Música Tradicional Mirandesa GALANDUM GALUNDAINA (Sendim) + FOLC D´AVE (V.N. Famalicão).
22 Junho, Sexta-feira, 21h30, Grande Auditório.
Entrada: 7 euros
M/3
Duração 150 m

http://www.galandum.co.pt/

Em 1996 nasce o Grupo de Música Tradicional Mirandesa Galandum Galundaina, e a Associação Cultural com o mesmo nome, com o objectivo de recolher investigar e divulgar o património musical, as danças e língua das Terras de Miranda.
Este grupo faz a ligação entre a antiga geração de músicos e a geração mais jovem, assegurando a continuidade da rica tradição musical desta terra que durante anos correu o risco de se perder.
Os elementos do grupo nasceram e cresceram nas Terras de Miranda (Fonte de Aldeia e Sendim) onde adquiriram conhecimento directo da música que interpretam através do ambiente familiar e do convívio com os velhos gaiteiros.
A par desta vivência tradicional, todos os elementos têm formação académica na área da música.
Os instrumentos usados são réplicas de outros muito antigos, mantendo o aspecto e a sonoridade dos mesmos. Os trajes com que o grupo se apresenta são de confecção manual e tradicional


Associação FOLC D´AVE nasce em 14 de Abril de 1989, com sede em Ribeirão, V.N. Famalicão.
Este grupo dedica-se à recolha e divulgação da música tradicional e popular portuguesa, com maior incidência na Região do Vale do Ave. Conta com três gravações em CD e participação em espectáculos em todo o País e também Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha.
Participou, ainda, em diversos programas de televisão, nomeadamente, “Bom Dia”, “Ás Dez”, Praça da Alegria”, Herman Sic”, “ Entretimento Total”, “Manhãs da Fátima”.
Brevemente, entraram novamente em estúdio, para gravar ,mais um CD com 14 temas, fruto da última recolha de músicas tradicionais desta Região.

Sem comentários: