quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

As Vampiras Lésbicas de Sodoma de Charles Busch

Encerramento do FAMAFEST
Companhia Teatral do Chiado
Teatro Comédia
20 de Março, Sábado, 18h00, Grande Auditório.
Entrada: livre
M/12
Duração: 90 m
Com As Vampiras Lésbicas de Sodoma, a Companhia Teatral do Chiado orgulha-se de apresentar ao público português uma das mais originais figuras do showbizz da actualidade: o dramaturgo, actor, estrela de cinema, artista e romancista Charles Busch.
Foi com As Vampiras Lésbicas de Sodoma que Charles Busch se tornou famoso, corria o ano de 1984. O pequeno Limbo Lounge, em Nova Iorque, onde o espectáculo estreou, ficou minúsculo, havendo quem assistisse à farsa de Busch nas mais inconcebíveis situações, incluindo a de ficar no átrio a olhar para um ecrã de televisão. Depois as Vampiras passaram para um teatro mais a sério e... ficaram cinco (5) anos em cena!
O sucesso explica-se. Numa época dominada pelo espírito da paródia pós-moderna, Busch inventa uma história vertiginosa que começa nos tempos bíblicos, em Sodoma, e acaba na sala de ensaios de um "musical", nos nossos dias. Inaugurando um processo que veio a durar vários anos, o próprio dramaturgo brilhou no espectáculo ao representar o papel de uma das deslumbrantes protagonistas!
As Vampiras Lésbicas de Sodoma, trazem ao palco um pequeno delírio de teatro popular onde o imaginário das histórias de terror se mistura com o glamour decadente do mito do Parque Mayer e o universo exacerbadamente sexual dos shows de travesti. Mas no centro de tudo está o combate feroz entre as duas vedetas, sedentas do sangue que lhes garante a eternidade e envolvidas numa competição estranhamente parecida com a rivalidade ciumenta que é típica entre as grandes divas do cinema.
Por tudo isto, a Companhia Teatral do Chiado faz ao seu público uma sugestão bem simples: venham ao teatro, divirtam-se enquanto vêem uma magnífica comédia, mas... não se esqueçam de proteger o pescoço!
Interpretação: João Carracedo, João Marta, Manuel Mendes, Pedro Luzindro [Ruben Garcia], Rita Lello e Simão Rubim,
Encenação: Juvenal Garcês
Tradução: Gustavo Rubim, Patrícia Marques e Vítor d´Andrade
Adaptação: Companhia Teatral do Chiado
Cenografia: Juvenal Garcês e Miguel Sá Fernandes
Escolha de Figurinos: Juvenal Garcês e Miguel Sá Fernandes
Desenho de Luz: Vasco Letria
Som: Sérgio Silva
Contra-Regra: João Regallo e Marco Ferreira
Caracterização do actor Simão Rubim: Marco Ferreira
Marketing e Comunicação: Nuno Santos

Sem comentários: