segunda-feira, 15 de março de 2010

Requiem à Memória do Infante D. Henrique de Ferreira dos Santos

Concerto de Páscoa, inserido nas comemorações da Semana Santa de V.N. Famalicão
30 de Março, terça-feira, 21h30, Grande Auditório
Entrada: 10 euros (desconto de 20% para coralistas e músicos)
M/3
Duração: 70 m
Compositor: António Ferreira dos Santos (*1936) “Réquiem à memória do Infante D. Henrique” Para solos, coro e grande orquestra (1995)
Solistas: Heidrun Kordes, soprano Berthold Possemeyer, barítono
Coro: Schiersteiner Kantorei Frankfurt/Wiesbaden
Orquestra: Bach-Ensemble Frankfurt/Wiesbaden
Direcção: Martin Lutz (Alemanha)


Com uma obra rica e multifacetada, onde se destacam vários Oratórios para grandes orquestras, António Ferreira dos Santos é um dos mais importantes compositores portugueses contemporâneos. O seu Réquiem, o primeiro a ser composto em língua portuguesa, surgiu por encomenda estatal, aquando das comemorações do VI centenário do nascimento do Infante D. Henrique, o Navegador, que impulsionou as viagens das Descobertas das caravelas portuguesas, que iriam conduzir o país a uma posição de potência mundial. Não deixando de denunciar influências do romantismo francês tardio, bem como da última fase de Verdi, a composição revela, no entanto, uma linguagem musical muito própria, particularmente colorida e clara, que se transmite ao ouvinte de forma imediata.

Breve nota sobre o Autor -CÓNEGO FERREIRA DOS SANTOS, autor e maestro Sacerdote da diocese do Porto, depois de fazer os seus estudos no Conservatório de Música do Porto, com os Prof. Filipe de Pires, Stella da Cunha, Clotilde Cunha e José Delerue, foi para Salzburg e Munique, onde, durante seis anos, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez os cursos de Música Sacra, Orgão e Direcção de Coros, com os Professores Franz Lehrndorfer, Gunter Bialas, Fritz Schieri e Erich Valentim

Sem comentários: