quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PROJECTO DE ARTE CONTEMPORÂNEAI.M.A.N. [INTERMÉDIA, MULTIMÉDIA, ACÇÃO E NADA]

5ªEDIÇÃO: 02 a 30 de Outubro 2010
Co-produção : Vila Nova de Famalicão / Casa das Artes, Braga / Theatro Circo, Guimarães / Centro Cultural Vila Flor / Palácio Vila Flor.
Director/Curador: Alexandre A. R. Costa

A indefinição como metodologia para um projecto artístico contemporâneo: os primeiros 5 anos.
Celebra-se, neste ano de 2010, a 5ª edição do I.M.A.N. - um projecto que se apresenta com uma estrutura dinâmica, dissipativa, de sentido programático transversal e que se vai afirmando precisamente pela procura da indeterminação das práticas artísticas que propõe e do seu processo curatorial / direcção artística.
Embora a motivação principal deste projecto advenha do território das artes plásticas/visuais, a programação estende-se às artes performativas, a projectos de experimentação, de divulgação e de discussão sobre o estado e expansão das possibilidades da arte dos nossos dias. Nesse sentido existem 5 secções a ter em conta:
Secção 1. TEMPO EMPRESTADO TEMPO MODIFICADO
Exposição
Secção 2. O SOM DOS ARTISTAS
Performance/Dj/Concerto
Secção 3. EXPERIMENTA
Oficina de experimentação plástica
Secção 4. À CONVERSA
Conferência
Secção 5. FORA DE SÍTIO
Como tem sido prática corrente, o projecto afirma uma ideia de rede programática, desta vez no norte do país, entre a Casa das Artes (Vila Nova de Famalicão)), Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) e o Theatro Circo (Braga. Será a partir deste “tecido organizado” que de 02 a 30 de Outubro se poderá fruir um sempre imprevisível programa cultural.
I.M.A.N. é um sistema onde se releva o debate sobre o estado da arte dos nossos dias - a conceptualidade, a estética, a tecnologia, a ciência, o espaço público, os espaços institucionalizados para a arte, os espaços alternativos, os sistemas da legitimação do artista e da sua prática... tudo isto e muito mais é passível de entrar na arena de discussão, desde o ponto de vista contemporâneo da prática e da teoria.
Para a região norte de Portugal, às portas da Capital Europeia da Cultura, este é um projecto que se traduz pela sua transversalidade, numa perspectiva de actualização sistemática de territórios, questionando a sua definição.

Programa Casa das ARTES V.N. Famalicão
Entrada: Livre

Sábado 2 de Outubro Secção 1 - TEMPO EMPRESTADO TEMPO MODIFICADO
21h30 Exposição
Carlota Salgado Leal, Catarina Simão, Colectivo Em Bankment [Aida Castro, Jonathan Saldanha, Maria Mire] , Colectivo Mose på Veggen, David Javier Tudela + vários artistas convidados, Quinteiro Rendo, João Marçal, José Almeida Pereira, Luís Figueiredo, Luís Magalhães Paulo Mendes.

Secção – 2, SOM DOS ARTISTAS
22h00 - Performance/DJ/Concerto
Marçal dos Campos, Vera Mota, Balla Prop[Ana Ulisses, Susana Chiocca], Claiana [Gui, Luís Figueiredo].

Quarta-feira 13 de Outubro - Secção 3 , Oficina de experimentação plástica, Experimenta
Workshop orientado pelo professor / escultor augusto Costa

Sábado 30 de Outubro Secção 4 , À CONVERSA
Conferência
17h30: Apresentação do livro/catálogo do Projecto I.M.A.N. (5 anos) e do projecto programático Artemosferas Porto 2001/03

Sem comentários: