terça-feira, 9 de setembro de 2014

Mostra de filmes de Miguel Gonçalves Mendes na Casa das Artes de Famalicão


Mostra de filmes de Miguel Gonçalves Mendes
27, 28 e 29 de Outubro |21h30 |Pequeno Auditório
Entrada Livre à lotação da Sala

27 out | AUTOGRAFIA, UM RETRATO DE MÁRIO CESARINY
Doc., Versão de Cinema 103’, Versão de TV 52’, DigiBeta, Cor, PAL
4/3, Stereo, 2004
Língua Original PT; Legendado EN/FR/ES/IT
Autografia pretende retratar, não o poeta e pintor Mário Cesariny, mas sim a sua vida, o seu percurso e a sua individualidade. Sendo este um trabalho que vive sobretudo das questões colocadas (ausentes) e das respectivas respostas, optou-se por assumir como fio condutor um dos seus poemas – Autografia – que servirá de mote para as questões intencionadas, de modo a que o filme assuma um carácter intimista, estabelecendo-se um diálogo entre quem vê e quem é retratado.

28 out | NADA TENHO DE MEU
(FIC. 52’)
Ficha técnica completa
Título- Nada Tenho de Meu (Original)
Ano produção 2012
Dirigido por- Miguel Gonçalves Mendes
Estreia 2012 (Mundial)
Duração- 60 minutos
Classificação L - Livre para todos os públicos
Género - Documentário
Países de Origem- Camboja, Hong Kong, Macau, Tailândia, Vietname.

O realizador português Miguel Gonçalves Mendes e os escritores brasileiros Tatiana Salem Levy e João Paulo Cuenca viajaram até ao Extremo Oriente para uma troca de experiências com artistas e pensadores de Macau, Hong Kong, Vietname, Cambodja e Tailândia. Desse contacto, que surgiu depois dos 3 autores terem sido convidados a estar presentes no 1º Festival Literário de Macau - Rota das Letras, nascerá a série de vídeos «Nada tenho de meu», descrita pelos seus autores como «uma mistura de caderno de viagens e ficção». Documentário, Experimental, Série, 8 minutos (sete episódios na primeira temporada).

29 out | JOSÉ E PILAR
O RETRATO DE UMA RELAÇÃO- JOSÉ SARAMAGO E PILAR DEL RÍO
A Viagem do Elefante, o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano, é o ponto de partida para José e Pilar, filme de Miguel Gonçalves Mendes que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Río.
Mostra do dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo – ou, pelo menos, em torná-lo melhor.
José e Pilar revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, “tudo pode ser contado doutra maneira”.
TÍTULO: “José e Pilar”
GÉNERO: Longa-metragem documental

DURAÇÃO: 125’

Sem comentários: