quinta-feira, 2 de julho de 2020

àmostra - Circo contemporâneo | Coprodução Instituto Nacional de Artes do Circo / Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

àmostra

Circo contemporâneo

Coprodução Instituto Nacional de Artes do Circo / Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

Apresentação do primeiro trabalho profissional dos Alunos Finalistas do Instituto Nacional de Artes do Circo

28 de Julho a 2 de Agosto | terça a domingo | 21h30 | Grande Auditório

Artes do Circo/ Circo contemporânea

Entrada: 4 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir de 65 anos): 2 Euros

 

Dia 28

 

Solo 1

Intérprete Criador(a): Pedro Matias (Portugal)

Título: Póstero

Sinopse: Num lugar levado ao extremo, a superação transforma-se no único meio de subsistência. Perante a agonia do fracasso, o ambiente faz por revelar a essência mais crua que nos caracteriza. Somos guiados para o ideal de atingir o lugar justo, mas até que ponto nos disponibilizamos para defender o nosso próprio lugar?

 

Solo 2

Intérprete Criador(a): Jeff Cruz (Venezuela)

Título: Libertad, Primera y Ultima

Sinopse: É uma crítica à sociedade, que lida com a idéia equivocada do ser humano de acreditar que ele está no controle de sua vida ... Quando realmente existem muitas coisas que nos ligam no nível físico e ainda mais no nível mental devido ao condicionamento instalado por ele. O sistema e a família desde a infância até a idade adulta. Em busca do desapego dessas cadeias, este trabalho tenta interpretar esse sentimento de sujeito, até que se desenvolva de uma maneira em que o ser humano, neste caso, eu, se desapegue cada pensamento e desconforto físico que o liga e o deixe limitado, em busca daquela liberdade utópica na qual não há barreiras ao impossível, apenas clareza para ser e expressar como ser humano na máxima pureza de se sentir livre.

Solo 3

Intérprete Criador(a): Martina Mugheddu (Itália)

Título: Brush your fears

A escova, símbolo da beleza feminina, torna-se ferramenta mágica para combater os medos. Cada nó representa uma pergunta: poderei fazê-lo? Vão aceitar-me como eu sou? O que o futuro me reserva? Ela transfigura-se agora em espelho. E vendo o meu reflexo, novas questões surgem em mim: o aspeto externo realmente importa? De que vale o que eu tenho por dentro?

 

Solo 4

Intérprete Criador(a): Pietro (Itália)

Título: Quieto, Parado

Perder o desejo de crescer, de evoluir, de se descobrir a si mesmo. "quem sou eu"?

U m sentimento de satisfação e inquietude onde a rotina acompanha a respiração, onde a consciência de felicidade e tristeza se perde, onde o mundo com o sol e a chuva pára rodeado de tédio.  Onde os olhos não sabem para onde se virar, para o chão, para o céu... nunca para a frente, os demasiados iguais ontem.  Reflexo da repetição do ontem... reflexos não deixam escapar a imaginação de um amanhã diferente, de um presente em mudança... ...tudo está bem... a vida para a reflexão do ontem não permite a imaginar o amanhã...

 

 

Dia 29

 

Solo 1

Intérprete Criador(a): Santiago Sierra (Espanha)

Título: Si yo fuese pez luna

Sinopse: Si yo fuese pez luna é uma história sobre os mecanismos de defesa do inconsciente e as consequências que eles têm sobre o que somos. Um relato sobre auto-repressão, desejo, corpo e prisões mentais criado a partir do universo surreal de Federico García Lorca na sua obra El Público, na tentativa pessoal de homenagear a uma das figuras literárias mais importantes do século passado.

 

Solo 2

Intérprete Criador(a): Edilberth Martinez (Colômbia)

Título: Á pátria boba

Sinopse: Vivemos numa sociedade que está perto do colapso,  ainda vivemos os estragos de uma falsa democracia que nos limita a viver submersos na miséria e a ter que estar sujeitos a lutar numa guerra, sendo  ferramentas de seu monopólio e controle corrupto , que disfarça a ditadura neoliberal do século XXI.

Por que desconhecer a nossa história, nos condena a repetir os mesmos erros?

 

Solo 3

Intérprete Criador(a): Pablo Melo (Chile)

Título: Via

Sinopse: É um trabalho que oferece uma passagem pelas emoções humanas que muitas vezes ficamos calados ou evitamos, mas que podem comer-nos por dentro. entre o mundo quotidiano e o mundo interior, desconhecido, que é sempre e surge implacavelmente. Memórias, amor, ódio, fronteiras, a nossa identidade. O que somos? O que temos dentro?

 

Solo 4

Intérprete Criador(a): Clara Bernet (Espanha)

Título: "No aparece mi nombre..."

Sinopse: E vocês? têm mulheres de referência?  Mulheres que vos inspiram? Onde estão todas aquelas fontes femininas de inspiração que nos incentivam a dizer "eu quero ser como ela ..."? Foi assim que nasceu a proposta, cujo objetivo é criar um diálogo entre o público e o artista, utilizando a roda cyr, o acrodance e a palavra como veículo de comunicação entre eles.  Um convite para refletir sobre aquelas mulheres "invisíveis" que deixaram a sua marca em nós. Uma viagem à "caverna desconhecida" na história das mulheres, mergulhando através de perguntas intermináveis e reflexões pessoais da Clara e de desconhecidos... Um raio de luz para dar voz àquelas mulheres invisíveis que marcaram nossa história.

 

           

Dia 30

 

Solo 1

Intérprete Criador(a): Román Diáz (Espanha)

Título: Desconcertado

Sinopse: Stop. Tenho que escrever a sinopse. – Por onde começo. Estou pronto. Sobre o que é o meu show? Ovos, leite, tomate ... Se eu deixar cair a caneta sem corante. é isso! Eu decidi que tinha um trapézio conectado à lua. Não, não foi só isso. Foi algo de infância. Acho que não. concentre. Dato: ele perdeu o livro cinco vezes desde que parou de escrever. A conclusão e o começo o o fim? Eu acho que é um dia mau. Não! Concentre. Vituperio, barbián, sapenco, burdégano, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, agibilibus, electroencefalografista, apapachar. Às vezes eu passo pelos galhos. Às vezes o galho quebra e vejo o mundo de baixo. No andar de cima, tudo é mais bonito.

 

Solo 2

Intérprete Criador(a): Gaspar Ribeiro (Cabo Verde)

Título: Nha Identidade

Sinopse: “Nossas costas contam histórias que a lombada de nenhum livro pode carregar.”By: Rupi Kaur "Mulheres de cor"

"Alguns dja skese,

 Más mí 'nca nega 'nca pode ,

 'Nda 'n tene sinal de xicoti na costa nhâ alma

  Lagoas d' sangue 'nda ka seca lagoas d' escravo ta ntxi manente"

By: Princezito "Bakandesa"

 

 

Solo 3

Intérprete Criador(a): Felipe Contreras (Chile)

Título: "Sobrevivendo"

Sinopse: Sobreviver parte do prazer do personagem em se libertar da vida que ele leva. Ele vê-se sozinho, com um carrinho de compras, carregado com diversos objetos e ideias que o motivam. Na história, o personagem passa por situações que o farão perceber o quanto é importante ser feliz. Baseado num trabalho de manipulação de objetos, equilíbrio, malabarismo e corpo, o movimento ainda é a linguagem e o fio condutor deste trabalho. Uma história que busca "efeitos especiais" com o que encontra no seu caminho.

 

Solo 4

Intérprete Criador(a): Duvan Jimenez (Colômbia)

Título: Antes de tiempo

Sinopse: Sou terra esmagada. Sou aquele túmulo sem lápide, ainda quente de um céu escuro e esta ferida, eu sou essa infância quebrada, eu sou essa massa fervendo com sangue roído, sou a memória desse apaziguado grito de discursos de cães cegos. Eu sou o esquecido, uma lista. Um número morto.

 

 

Dia 31

 

Solo 1

Intérprete Criador(a): Chiara Capparelli (Itália)

Título: Além-corpo

Sinopse: "querido corpo,

saí um momento, volto já!"

Não é sonho, não é alucinação é apenas a realidade.

Uma realidade, a minha realidade.

Somos seres multi-existenciais e multidimensionais; a existência vai além da nossa percepção.

           

Solo2

Intérprete Criador(a): Amaya Goñi (Espanha)

Título: “El último otro lado” 

Sinopse: “ Vivo em simbiose com aqueles que não conheço. Vivo letárgica. Vivo de acordo com a sua vontade. Vivo?

Neste dia, foi enviada ao meu próprio corpo, ao meu próprio mundo, a minha própria dissecação. O que fazes quando as tuas vísceras falam? Aceitas os teus pedaços?

Ponho coração, pele e alma nisto, mas eu sei que de eu olhar em espelhos, vou vomitar cristais”

 

Solo3

Intérprete Criador(a): Alexandra Mateus (Portugal)

Título: Policromia     

Sinopse: No espectro da luz, cada cor tem a sua frequência, intensidade, as suas emoções e significados. Elas conectam-se umas às outras como pequenas atmosferas que se fundem gradualmente. Na oscilação constante entre conforto e desconforto, o público viaja enquanto a intérprete transita pelo espectro e cada cor assume uma forma diferente no seu corpo.

 

Solo4

Intérprete Criador(a): Miguel Brás (Portugal)

Título: O obvio que não é     

Sinopse: Reparou em si e no que estava à sua volta e tentou evitar todos os sentidos que lhe rodeavam inclusive “elas”. Tentou desligar-se de si mesmo e acabou por entrar numa direção inesperada que o levou a vê-las num modo que poucos as veem. E SE O CAMINHO ERRADO FOSSE O CAMINHO CERTO? Será que é esse o caminho?

 

Dia 1

 

Solo 1

Intérprete Criador(a): Gustavo Carvalho (Brasil)

Título: Moirae

Sinopse: Moirae, apresenta as três irmãs do destino descritas na mitologia grega, que se encarregam da vida e da sina de todos. É resultado de uma pesquisa de movimento e desconstrução do aparelho (arame) baseado nas características de cada uma dessas entidades.

 

Solo 2

Intérprete Criador(a): Estefania Flores (México)

Título: Humanus Basicus      

Sinopse: Retiramo-nos pouco a pouco, como uma brisa ligeira para o ser. Refresca.

O que te impede de viver a vida da forma que queres?

 

Solo 3

Intérprete Criador(a): Catarina Figueiredo (Portugal)

Título: Anamnese     

Sinopse: A consciência anestesiada no seu auge.

Uma montanha-russa incomum, que diverte e aborrece.

Água que rega, e que afoga. Felicidade que assusta, e tristeza que conforta.

Da experiência sensível para o mundo de ideias.

 

Solo 4

Intérprete Criador(a): João Antunes (Portugal)

Título: Fragmentado 

Sinopse: Resultado de um trabalho que aborda o tempo, a partir da sua representação mais simbólica: a ampulheta. A partir deste objeto são representados vários processos, da fragmentação da rocha em areia, da sua extração à fabricação, da transformação da areia ao vidro, da rotina até a quebra.

 

 

                       

Dia 2

 

Solo 1

Intérprete Criador(a): Alan Sencades (Brasil)

Título: Do ferro à ferrugem

Sinopse: Do ferro à ferrugem é resultado de uma pesquisa que partiu da desconstrução do aparelho. Traz à tona uma reflexão sobre as vidas, sejam elas naturais, como a vida humana, ou materiais, como o metal moldado do instrumento. Um diálogo sobre a juventude e a velhice dos corpos, sobre a distorção e a ferrugem que o tempo impõe nos esqueletos vivos e inanimados ao longo das suas vidas.

 

Solo 2

Intérprete Criador(a): Laura Drapeau (Bélgica)

Título: Espécie em via de reaparição

Sinopse: Neste mundo cruel, não há lugar para a terra, para as plantas, nem o amor. Toda a beleza da espécie humana está a desaparecer no concreto. Para isso, existem seres que foram enviados pelo grande espírito da natureza e que vêm na missão de relembrar às pessoas a sua essência. E aqui, neste palco, caiu um desses seres. É uma fêmea. Nasceu dentro da nossa matrix, ainda não consegue falar nem perceber bem a nossa linguagem.

 

Solo 3

Intérprete Criador(a): Marzia Zambiachi (Itália)

Título: KINTSUGI "Elogio à imperfeição"

Sinopse: Kintsugi ,"reparar com ouro", é uma técnica japonesa que nasceu no século XV. Os objetos de cerâmica que se quebravam eram consertados soldando as várias peças com ouro. Uma nova beleza é criada no que antes era percebido como um defeito, as rachaduras são destacadas e se tornam a parte mais preciosa do objeto, porque narram a sua história, tornando-o único e irrepetível.

A mensagem metafórica do "kintsugi" é um elogio à imperfeição, um convite a valorizar a nossa história, incluindo dores e imperfeições, tornando-nos as pessoas únicas que somos hoje.

É nessas rachaduras que essa mulher entra, fazendo as pazes com as suas sombras e lutando contra uma época narcísica onde corre o risco de tornar transparente a sua verdadeira essência.

 

Solo 4

Intérprete Criador(a): Davide Milani (Itália)

Título: Out of the Box

Sinopse: “Eu sempre pensei na minha vida como uma tragédia.

 Agora vejo que é uma comédia.” Arthur Fleck

Vivemos dentro de uma caixa ou somos nós que construímos a nossa própria caixa? O que significa pensar fora da caixa?

...temos uma caixa para tudo.

Sem comentários: