quinta-feira, 2 de julho de 2020

CINEMA PARAÍSO_ Projecto Itinerante de Cinema Ao Ar Livre _ 21.ª edição | Uma programação do Cineclube de Joane e da Casa das Artes de Famalicão.

CINEMA PARAÍSO_ Projecto Itinerante de Cinema Ao Ar Livre _ 21.ª edição

A edição do Verão de 2020 do Cinema Paraíso enquadra-se nas limitações que todos vivemos por estes dias, mas não quisemos abdicar de concretizar uma programação de cinema ao encontro de um público vasto e transversal, concentrando as sessões no Parque da Devesa, junto ao lago, para que possamos estabelecer distâncias seguras entre espectadores e entre grupos de espectadores.

O convite fica feito, traga amigos, a família, mantas e almofadas e não se esqueça do agasalho: nesta edição as luzes do cinema estarão enquadradas pelo prado e pelo lago que pontua o centro do Parque da Devesa.

As sessões decorrerão nas noites de quarta-feira, com inicio às 22h00. A entrada é livre.

 

 

Parque da Devesa (Junto ao Lago, Quartas-feiras – Julho, Agosto)

 

8 de JulhoVARIAÇÕES de João Maia

Variações retrata a vida de António Ribeiro, barbeiro e figura da movida lisboeta no final dos anos 70, perseguindo o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber uma nota de música. O filme foca o processo de transformação na persona de António Variações, artista excêntrico e popular cuja carreira fulgurante foi interrompida pela sua morte em 1984. Variações é uma homenagem a todos os que ainda hoje perseguem os seus sonhos aspirando transformar as suas vidas.

 Título original: Variações (Portugal, 2019, 105 min)

Realização: João Maia
Interpretação: Sérgio Praia, Filipe Duarte, José Raposo, Teresa Madruga
Classificação: M/12

 Variations is a film about the journey of the singer and artist António Variações.

 15 de JulhoMR. LINK (versão portuguesa) de Chris Butler

 Apresentamos o Mr. Link: dois metros e quarenta, 290 quilos e coberto de pelo. Mas não se deixem enganar pelas aparências. Ele é divertido, simpático e adoravelmente literal, o que faz dele a lenda mais cativante do mundo. Farto de levar uma vida solitária, no Noroeste do Pacífico, Mr. Link recruta o audaz explorador Sir Lionel Frost para o guiar numa viagem em busca dos seus primos, há muito perdidos, no mítico vale de Shangri-La. Juntamente com a aventureira Adelina Fortnight, o destemido trio de exploradores enfrenta perigos incontáveis, enquanto viaja até aos confins do mundo para ajudar o seu novo amigo. Mr. Link é a mais recente produção de um dos inovadores estúdios de animação em stop motion, a Laika.

 Título original: Missing Link (EUA/Canadá, animação, 2019, 95 min)

Realização:  Chris Butler
Vozes (versão portuguesa): César Mourão, Raquel Tavares, Fernando Luís
Classificação: M/6

Missing Link is a 2019 American stop-motion animated adventure film directed by Chris Butler. It is produced by Laika and the plot follows a Sasquatch who, with the help of an English explorer, travels to the Himalayas to meet his Yeti cousins.

 

22 de Julho1917 de Sam Mendes

 

No auge da Primeira Guerra Mundial, dois jovens soldados britânicos, Schofield e Blake, recebem uma missão aparentemente impossível. Numa corrida contra o tempo, têm de atravessar território inimigo e entregar uma mensagem que impedirá um ataque letal contra centenas de soldados, entre eles o irmão de Blake. Com realização de Sam Mendes ("Beleza Americana", "Revolutionary Road", "007: Skyfall"), um drama sobre coragem e companheirismo que se inspira numa história contada pelo escritor trinitário-tobagense de origem portuguesa Alfred Mendes, avô paterno do realizador, que serviu o exército britânico durante a guerra.  Vencedor dos Globos de Ouros nas categorias de Melhor Drama e Realizador, 1917 foi nomeado para dez Óscares.

Título original: 1917 (Grã-Bretanha / EUA, 2019, 115 min)
Realização: Sam Mendes
Interpretação: Andrew Scott, Benedict Cumberbatch, Colin Firth,
Classificação: M/12

1917 is a epic war film directed by Sam Mendes. The film is based in a story of two young British soldiers during World War I who are tasked with delivering a message calling off an attack.

 

 

5 de AgostoO MEU VIZINHO TOTORO de Hayao Miyazaki

Este conto infantil magistralmente realizado por Hayao Miyazaki centra-se na história das irmãs Satsuke e Mei que descobrem que a sua nova casa está localizada junto a uma floresta habitada por um conjunto de criaturas chamadas Totoros. As irmãs tornam-se amigas de um Totoro, o maior e mais velho, o rei da floresta. Como a mãe está em convalescença no hospital, e o pai é professor, as crianças passam o tempo com o seu novo amigo. Totoro irá revelar-lhes um mundo mágico, mas também as irá ajudar a entender as duras realidades da vida. “O Meu Vizinho Totoro” foi realizado em 1988, tornando-se o símbolo do célebre Studio Ghibli.

 

Título original: Tonari no Totoro (Japão, 1988, 85 min.)
Realização: Hayao Miyazaki
Vozes: Hitoshi Takagi, Noriko Hidaka, Chika Sakamoto
Classificação: M/6

My Neighbor Totoro it’s a masterpiece by Hayao Miyazaki from Studio Ghibli, the Japanese animation film studio.

 

12 de AgostoMULHERZINHAS de Greta Gerwig

As "Mulherzinhas" desta história são a intempestiva Jo, a conservadora Meg, a frágil Beth e a romântica Amy, que Marmee, a mãe, fica com a responsabilidade de educar quando o marido parte para combater na Guerra Civil Americana. A apoiá-la na educação das filhas, Marmee tem a seu lado a tia March. As duas vão acompanhando a passagem de cada uma delas para a vida adulta, fazendo com que entendam o verdadeiro significado de amor, virtude e emancipação, numa das épocas mais complexas da história dos EUA.  O romance intemporal de Louisa May Alcott que, desde a sua publicação em 1868, conquistou várias gerações de leitores, é novamente adaptado ao grande ecrã, desta vez pelas mãos da actriz e realizadora Greta Gerwig ("Lady Bird"), num elenco de luxo. "Mulherzinhas" recebeu seis nomeações para os Óscares.

 

Título original: Little Women (EUA, 2019, 125 min)
Realização: Greta Gerwing
Interpretação: Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Eliza Scanlen, Laura Dern, Timothée Chalamet, Meryl Streep, Tracy Letts, Bob Odenkirk, James Norton, Louis Garrel, Chris Cooper
Classificação: M/12

Little Women is a 2019 American coming-of-age period film written and directed by Greta Gerwig. It is the seventh film adaptation of the 1868 novel of the same name by Louisa May Alcott.

 

19 de AgostoPARASITAS de Bong Joon Ho

Ki-taek tem uma família unida, mas estão todos desempregados e as suas perspectivas futuras são negras. O filho Ki-woo é recomendado por um amigo – que frequenta uma prestigiosa universidade – para dar explicações bem pagas, o que vem desencadear a esperança de um rendimento regular na família. Portador das expectativas familiares, Ki-woo dirige-se à casa dos Park para uma entrevista de trabalho. Chegado à casa do Sr Park – dono de uma empresa global de tecnologia informática – Ki-woo conhece Yeon-kyo, a bela e jovem dona da casa. Este primeiro encontro entre as duas famílias vai provocar uma imparável cadeia de incidentes. Parasitas venceu a Palma de Ouro em Cannes e foi, também, o grande vencedor da noite dos Óscares.

 Título original: Gisaengchung (Coreia do Sul, 2019, 125 min)

Realização: Bong Joon-ho
Interpretação: Song Kang-ho, Lee Sun-kyun, Cho Yeo-jeong, Choi Woo-shik, Park So-dam
Classificação: M/12

 Parasite is a 2019 South Korean black comedy thriller film directed by Bong Joon-ho that received widespread critical acclaim and won the Palme d'Or in Cannes Film Festival and becoming the first non-English film to win the Academy Award for Best Picture (Oscars).

 Uma programação do Cineclube de Joane e da Casa das Artes de Famalicão

Sessões às 22h00, entrada livre.

 APOIOS INSTITUCIONAIS

Município de Vila Nova de Famalicão, Instituto do Cinema e do Audiovisual

 APOIOS LOGÍSTICA

Parque da Devesa (Famalicão)

Sem comentários: