Poética da Palavra | Encontros de Teatro
Capítulo 3
VÂNIA
texto de Luís Mestre a partir de Anton Tchékhov, David Mamet e Howard
Barker
interpretação de Ana Moreira, António Durães, Belisa Branças, Sílvia Santos e Tânia Dinis, numa encenação de Luís Mestre
30 e 31 de Outubro | 6.ª feira e Sábado, 21h30 | Grande Auditório
Teatro
Entrada: 4 euros. Estudante, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir dos 65 anos): 2 Euros
M/14
Duração: 60 min
"O fruto é cego.
É a árvore que vê."
René Char
A viagem de reescrita do texto intemporal Tio Vânia de Anton Tchékhov pelo dramaturgo e encenador Luís Mestre não se fica pelo final do século XIX. O diálogo continua pelo século XX com dois outros autores contemporâneos que criaram laços com Vânia: David Mamet em Vânia na 42ª rua e Howard Barker com (Tio) Vânia. Tendo como pontos referenciais o longo momento em que o tempo parece congelar — a hora azul e a hora dourada — as personagens impregnadas pelo tédio e pela preguiça, desprovidas de esperança, são assaltadas por emoções e palavras, travam diálogos, falam de si mesmas, e partilham a sua relação com a vida e o absurdo da condição humana. As personagens deste drama íntimo são Elena, que se quer embriagar com a vida; Serebriakov, um homem que não quer nada com a vida; Sónia, uma jovem que vê a vida reflectida; Astrov, que vê a vida a sumir-se; e Vânia, uma mulher que se embriaga com a vida.
Texto [a partir de Anton Tchékhov, David Mamet e Howard Barker] :Luís Mestre
Encenação: Luís Mestre
Interpretação: Ana Moreira, António Durães, Belisa Branças, Sílvia Santos e
Tânia Dinis
Espaço cénico e desenho de luz: Joana Oliveira
Espaço cénico e vídeo: Ana Joana Amorim
Figurinos: Helena Guerreiro
Montagem e operação de luz: Luís Ribeiro
Operação de video e som: Luís Mestre
Produção executiva: Patrícia do Vale
Co-produção: Casa das Artes de Famalicão, Teatro Nacional S. João, Centro de
Arte de Ovar,Teatro Nova Europa
Apoios: Circolando (Residência Artística), Porto PATH (Alojamento)
Luis Mestre rewrite Uncle Vânia by Anton Tchékhov, with the influence of David Mamet and Howard Barker
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