quinta-feira, 22 de setembro de 2022

CLOSE-UP: Família Cinema 7.º episódio do Observatório de Cinema: 15 a 22 de Outubro na Casa das Artes de Famalicão

 

CLOSE-UP: Família Cinema



7.º episódio do Observatório de Cinema: 15 a 22 de Outubro na Casa das Artes de Famalicão

 Na sequência do elogio à comunidade da edição anterior, o CLOSE-UP volta-se para uma comunidade nuclear, para a família, uma célula basilar inerente à condição humana e à criação artística, que remete para múltiplas possibilidades, de passado e de futuro, e que faz eco de memórias, viagens e lugares de edições anteriores do Observatório de Cinema.

Nas sessões de abertura e encerramento, com uma passagem pelo Teatro Narciso Ferreira, três filmes-concerto (ao vivo), com a noite de abertura como resposta a uma encomenda da Casa das Artes, um cruzamento reiterado entre a música e as imagens em movimento: os Glockenwise no diálogo com a sinfonia das imagens de Walter Ruthmann em Melodia do Mundo; O Gabinete do Dr. Caligari, despontar do expressionismo na perspectiva das electrónicas dos Haarvöl; e a Memorabilia das imagens de arquivo de super 8 de Jorge Quintela pelo projecto Miramar, nas guitarras de Peixe e Frankie Chavez.

As Paisagens Temáticas serão orientadas pelo conceito amplo de família, de famílias no Cinema, dentro e fora do ecrã e que não se esgotam na produção do presente: a família de cúmplices de um dos nossos grandes cineastas em A Távola de Rocha; um olhar que aponta a tecnologia, em A Vida Depois de Yang, como agente de afectividade e cuidador de memórias; uma família de actores e músicos, num filme que procura aproximar a filha da mãe em Jane por Charlotte; várias gerações de Itália, como um palco de acontecimentos nas vidas de As Irmãs Macaluso. Há também espaço para o reencontro com famílias que participam da nossa memória de espectadores: os ciganos de Kusturica na nova cópia de Gato Preto Gato Branco; o quinto episódio de Gritos, homenagem à herança da América de Wes Craven.

A Fantasia Lusitana deste episódio fica entregue à obra integral de Catarina Mourão: 25 anos de curtas e longas, um percurso que participou da transformação do nosso documentário. Uma obra tão filtradora de viagens por Portugal - pela História que precedeu o 25 de Abril e pela nossa contemporaneidade -, como de histórias de intimidade e de família, que será exibida, comentada e alvo de uma edição de textos, a enquadrar cada uma das sessões. As Histórias do Cinema serão alimentadas pelo diálogo entre dois dos seus protagonistas: o moderno Antonioini e o profano Pasolini. Uma rectrospectiva repartida por este episódio e pelas réplicas da primeira metade de 2023, um convite para encontrar ou reencontrar um conjunto de filmes em novas cópias digitais e que constituíram, na órbita da década de 60, um grito das mudanças no mundo a que o Cinema daria paisagem.

O Observatório estabeleceu com a comunidade escolar uma relação dedicada. Haverá propostas de ficção, animação e documentário, mas também uma oficina com Tânia Dinis e uma masterclasse com Catarina Mourão, em sessões divididas pelos nossos auditórios e por visitas às escolas do nosso território. O Café Kiarostami receberá livros e música na órbita do cinema e as Famílias reencontrarão os amalucados Mínimos e o astronauta Buzz Lightyear.

A cantora Ana Deus olhará connosco para Jane Birkin e para a sua filha Charlotte Gainsbourg, o dramaturgo Jorge Palinhos encontrará um palco do tamanho das vidas de cinco irmãs de Palermo: as sessões comentadas são um trunfo renovado em encontros singulares do cinema com o público, num programa de mais de 30 sessões em oito dias, que também convida o espectador a encontrar no foyer do Teatro Municipal uma exposição de desenhos, fotografia e cartazes de Il Maestro Federico Fellini, numa parceria com Museu de Cinema de Melgaço – Jean-Loup-Passek.

  

DESTAQUES

FILMES-CONCERTO

Nas sessões de abertura e encerramento, com uma passagem pelo Teatro Narciso Ferreira, três filmes-concerto (ao vivo), com a noite de abertura como resposta a uma encomenda da Casa das Artes, um cruzamento reiterado entre a música e as imagens em movimento:

 GLOCKENWISEfilme-concertoMELODIA DO MUNDO de Walther Ruttmann

15 de Outubro (21h45, GA) _ ESTREIA

 Título original: Melodie der Welt (Alemanha, 1929, 50 min)

Classificação: M/6

Melodia do Mundo, estruturado como uma sinfonia, é uma impressão do estado do mundo no final dos anos 20, com contrastes e justaposições de imagens documentais. Uma série de atividades humanas representativas de diferentes culturas, com ocasionais cenas encenadas com atores, onde se exibem semelhanças e diferenças no quotidiano do trabalho, religião, costumes, arte e entretenimento. O filme será exibido em cópia digital restaurada com banda sonora executada ao vivo e em estreia pelos Glockenwise.

 Nuno Rodrigues, Rafael Ferreira e Rui Fiúsa são os Glockenwise, um dos projectos mais interessantes da música portuguesa. Com um rock despretensioso, estreiam-se com o disco “Building Waves” (2011) e tornam as ideias mais densas em “Leeches” (2011) e “Heats” (2015). Mas a maturidade chegou, a urgência punk abrandou e, em 2018, surgem uns Glockenwise diferentes. Resultado dessa transformação, a língua portuguesa passa a assumir o protagonismo na banda e editam “Plástico” (Valentim de Carvalho), no qual há espaço para qualquer assunto nas suas canções, desde os gestos mais prosaicos do quotidiano até aos temas mais profundos.

  

Haarvölfilme-concertoO GABINETE DO DR. CALIGARI de Robert Wiene

19 de Outubro (21h45, Teatro Narciso Ferreira)

 Título original: Das Kabinett des Doktor Caligari (Alemanha, 1920, 75 min)

Classificação: M/12

Um dos maiores acontecimentos cinematográficos da História. Foi com O Gabinete do dr. Caligari que o expressionismo alemão nasceu. O filme decorre no manicómio do Dr. Caligari que com os seus poderes hipnóticos comanda os seus doentes a seu bel-prazer. Um retrato desvirtuado e delirante que pretende refletir sobre uma Alemanha destroçada pela primeira Grande Guerra. Os seus cenários deformados, são um marco na história do cinema e pretenderam reflectir o olhar louco de Caligari sobre o mundo real.

 

A música de Haarvöl (desde 2012) é conceptualmente desenvolvida na exploração das propriedades dos sons, a fim de alcançar ambientes cinemáticos e de imagem. Os sons não estão restritos às suas origens mediais: tanto fontes digitais quanto analógicas são usadas e misturadas em composições complexas com atenção especial aos detalhes.

 

 MIRAMARfilme-concertoMemorabilia 22 de Outubro (21h45, GA)

 Título original: Memorabilia (Portugal, 2021, 60 min)

Classificação: M/6

Embora venham de diferentes latitudes e tenham experiências distintas, Frankie Chavez e Peixe estão unidos pelo seu trabalho com a Guitarra. Juntos já gravaram dois discos, o último, Miramar II foi editado em Janeiro deste ano.

Ao vivo apresentam-se com imagens manipuladas em tempo real - Memorabilia - uma seleção de filmes de arquivo em 8mm, feita pelo realizador Jorge Quintela, destacando-se este “concerto-filme” na mútua inspiração a que ambos os universos (musica- imagem) se proporcionam e que o público facilmente absorve.

Peixe começou a dar nas vistas há mais de vinte anos, ao assinar o som musculado e inconfundível dos míticos Ornatos Violeta, mas isso foi só o princípio de uma longa e rica viagem. Seguiram-se os Pluto, as experiências delirantes dos Zelig, as mais do que muitas colaborações e o resultado de todo o estudo e exploração das possibilidades do seu instrumento de eleição em dois grandes discos a solo – “Apneia” e “Motor”.

Frankie Chavez tem-se afirmado, desde que se estreou em 2010, como um dos mais estimulantes músicos da sua geração. Inspirado pelo Folk, pelos Blues e pelo mais clássico Rock tem levado – quer sozinho, quer acompanhado – a sua música cada vez mais longe, tudo muito à custa da relação singular que desenvolveu com aquilo que foi sempre o princípio de tudo: a Guitarra.

A sua música é uma estrada que se percorre de forma contemplativa e que ora serpenteia até ao cume da mais alta montanha, ora se deixa ir planante, pelo calor preguiçoso do deserto, mas sempre a levar mais longe o som daquelas cordas que ressoam em diferentes caixas, com ou sem electricidade, e sempre como se os dois aqui fossem apenas um.

  

Sessões para Famílias

Dos estúdios Illumination e Pixar, duas animações capazes de associar a criatividade à projecção popular, protagonizadas por ícones da animação do nosso tempo: os tresloucados mínimos em Mínimos 2: A Ascensão de Gru e o herói astronauta saído da paleta Toy Story em Buzz Lightyear

Depois da sessão de Mínimos 2, haverá uma oficina para as famílias com os amarelos amalucados como referência para a construção de Brinquedos Ópticos, do pré-cinema.

 

Mínimos 2: A Ascensão de Gru de Kyle Balda, Brad Ableson, Jonathan del Val (versão portuguesa) _ 16.Out (15h30)

Título original: Minions: The Rise of Gru (EUA, animação, 2022, 90 min)
Classificação: M/6

Os Mínimos são uma comunidade de incontáveis seres amarelos e em forma de comprimido. Um pouco tresloucados, são dotados de um humor só comparável à tendência para tropelias. Mas, apesar da alegria que os caracteriza, o sentido da vida destas criaturas depende de uma única coisa: servirem um vilão. Um dia, os seus caminhos cruzam-se com um rapaz que, apesar dos seus escassos 12 anos, tem tudo para se tornar o megalómano malfeitor que alcançará a fama na vida adulta: Gru, o Maldisposto. "Spin-off" da saga "Gru - O Maldisposto", uma animação produzida pela Illumination.

Após a projecção de Mínimos 2, haverá uma Oficina de Brinquedos Ópticos, onde vamos construir Caleidoscópios, Fenacistoscópios, Zootrópios, Thaumatrópios e outros Brinquedos Ópticos com nomes mesmo difíceis.

Inscrições: bilheteira.casadasartes@famalicao.pt

 Buzz Lightyear de Angus MacLane (versão portuguesa) _ 22.Out (15h00)

Título original: Lightyear (EUA, animação, 2022, 92 min)
Classificação: M/6

O lendário astronauta Buzz Lightyear, assim como o comandante e o resto da tripulação, é deixado num planeta hostil situado a 4,2 milhões de anos-luz da Terra. Para que possam regressar, Buzz tenta encontrar um caminho através do espaço e do tempo. Mas, a complicar esta missão já de si muito complexa, está o mal-intencionado Zurg e o seu exército de robôs. Produzido pela Pixar Animation Studios e Walt Disney Pictures, “Lightyear” é um “spin-off” da saga Toy Story. Realizado e escrito por Angus MacLane (co-realizador de “À Procura de Dory”), esta aventura espacial conta a história (fictícia) do astronauta que, nos filmes, deu origem ao boneco Buzz Lightyear, uma das personagens mais carismáticas da saga.

 

15 de Outubro (sábado)

(15h00, PA) A TAVOLA DE ROCHA de Samuel Barbosa_ comentado por Samuel Barbosa (realizador) e Francisco Noronha (crítico e realizador) [1]

(17h30, PA) O Grito de Michelangelo Antonioni _ comentado por Abílio Hernandez, professor universitário [2]

 

noite de abertura

 (21h45, GA) GLOCKENWISEfilme-concertoMELODIA DO MUNDO de Walther Ruttmann

(23h00, café-concerto) DJ set Edmond & Brian (aka Edmond O’ Brien)

  

16 de Outubro (domingo)

(15h00, PA) A VIDA DEPOIS DE YANG de Kogonada _ comentado por Luís Miguel Oliveira (crítico e programador) [1]

 (15h30, GA) Mínimos 2: A Ascensão de Gru de Kyle Balda, Brad Ableson, Jonathan del Val (versão portuguesa) _ [6]

(17h15, café-concerto) Apresentação do livro A Hipótese Cinema – Pequeno Tratado Sobre a Transmissão do Cinema DeNtro e Fora da Escola de Alain Bergala, por Carlos Natálio e Pedro Alves, professores universitários _ [5]

 

 (18h30, PA) Ana e Maurizio de Catarina Mourão _ comentado por Luís Mendonça, crítico e programador da Cinemateca Portuguesa _ [3]

 (21h45, PA) ACCATTONE de Pier Paolo Pasolini _ comentado por Sérgio Dias Branco, professor universitário _ [2]

 

17 de Outubro (segunda-feira)

(10h00, GA) AS FÉRIAS DO SR. HULOT de Jacques Tati _ sessão para escolas (1.º e 2.º ciclos) [4]

(14h30, GA) ENTRE AS IMAGENS – oficina de Tânia Dinis _ sessão para escolas (1.º, 2.º e 3.º ciclos) [4]

(21h45, PA) MAMMA ROMA de Pier Paolo Pasolini _ comentado por Luciana Fina, realizadora e programadora _ [2]

 

 18 de Outubro (terça-feira)

 

(10h00, Teatro Narciso Ferreira) AS FÉRIAS DO SR. HULOT de Jacques Tati _ sessão para escolas (1.º e 2.º ciclos) [4]

(14h30, GA) Um Corpo Que Dança - Ballet Gulbenkian 1965-2005 de Marco Martins _ sessão para escolas (3.º ciclo e secundário, com especial enfoque para alunos de dança e teatro) (comentado por Cristina Pereira e Vasco Macide, directores da INTRANZYT Cia.) [4]

 

(21h45, PA) A AVENTURA de Michelangelo Antonioni _ comentado por Margarida Leitão, realizadora _ [2]

 

19 de Outubro (quarta-feira)

 

(10h00, AE D. Sancho I) DESASSOSSEGO de Catarina Mourão _ comentado por Ricardo Vieira Lisboa, crítico e programador de cinema _ sessão para escolas (3.º ciclo e secundário)  [4]

(18h30, PA) JANE POR CHARLOTTE de Charlotte Gainsbourg _ comentado por Ana Deus, cantora _ [1]

 

(21h45, Teatro Narciso Ferreira) Haarvölfilme-concertoO GABINETE DO DR. CALIGARI de Robert Wiene

 

  

20 de Outubro (quinta-feira)

 

(10h00, GA) À Procura de Anne Frank de Ari Folman _ sessão para escolas (1.º e 2.º ciclos) [4]

(18h30, PA) AS IRMÃS MACALUSO de Emma Dante _ comentado por Jorge Palinhos (dramaturgo) _ [1]

 

(21h45, PA) A MINHA ALDEIA JÁ NÃO MORA AQUI de Catarina Mourão _ comentado pela realizadora e por Fernando José Pereira, artista e professor universitário _ inclui a exibição de Fora de Água _ [3]

 

 21 de Outubro (sexta-feira)

 

(10h00, Oficina, Escola Profissional do Instituto Nun'Alvares) Masterclasse de Catarina Mourão, incluindo a exibição de Pelas Sombras (alunos de audiovisuais e multimédia) [4]

 

(18h30, PA) PASSARINHOS E PASSARÕES de Pier Paolo Pasolini _ comentado por Dario Oliveira, professor e programador de cinema _ [2]

 

(21h30, GA) GATO PRETO GATO BRANCO de Emir Kusturica _ comentado por Miguel Bandeira (geógrafo e professor universitário) _ [1]

A abrir a sessão será apresentado em estreia VIZINHOS (40 min) de Pedro Neves. Filmado dentro do edifício das Lameiras, reúne testemunhos de moradores e vizinhos de várias gerações, numa produção do Teatro da Didascália e da Red Desert.

 

(00h00, PA) GRITOS de Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett _ [1]

 

22 de Outubro (sábado)

 

(14h30, PA) O ECLIPSE de Michelangelo Antonioni _ comentado por Cláudia Coimbra, professora universitária _ [2]

(15h00, GA) Buzz Lightyear de Angus MacLane (versão portuguesa) _  [6]

 

 (17h00, café-concerto) Apresentação do livro HISTÓRIA DO CINEMA – DOS PRIMÓRDIOS AO CINEMA CONTEMPORÂNEO pelo coordenador da edição, Nélson Araújo e por Paulo Cunha, professor universitário _ [5]

 

(18h00, PA) A DAMA DE CHANDOR de Catarina Mourão _ comentado pela realizadora e por Nélson Araujo, professor universitário  _ inclui a exibição da curta Mãe e Filha [3]

 

noite de ENCERRAMENTO

 

(21h45, GA) MIRAMARfilme-concertoMemorabilia

 

 

(23h00, café-concerto) Mário Franco Trio  _ [5]

Mário Franco: “O Trio é, para mim, a formação ideal, onde a procura é constante e o som vai tomando diferentes formas… vai sendo moldado, fruto também de um trabalho conjunto. O objetivo é inundar o palco de uma energia renovadora que dança entre a estrutura do jazz, cruzando-a com outras forças musicais. São múltiplas as influências, desde a música clássica até ao rock, numa viagem comum, funcionando o jazz como elemento agregador e ao mesmo tempo imprevisível, como é a Vida”.

O Mário Franco Trio é constituído por Mário Franco (baixo), Sérgio Pelágio (guitarra) e Alexandre Frazão (bateria).

(00h00, café-concerto) DJ set Bricolage.108: search for future jazz _ [5]

Secções Temáticas

[1] Paisagens Temáticas: Família Cinema

[2] Histórias do Cinema: Antonioni e Pasolini

[3] Fantasia Lusitana: Catarina Mourão

[4] Cinema para Escolas

[5] Café Kiarostami

[6] Sessões para Famílias

 

Bilheteira Sessões
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Bilheteira Filmes-concerto (Glockenwise / Miramar)
Geral: 6 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 3 euros

Bilheteira Filme-concerto Haarvol (Teatro Narciso Ferreira)
A entrada é livre atá à lotação da sala, mediante levantamento de bilhete no TNF (uma hora e meia antes da sessão)

Bilheteira Sessões para Famílias
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 1 euro

Bilheteira Workshops Famílias
Adulto + Criança: 5 euros

Café Kiarostami (café-concerto): entrada livre

Toda a informação em www.closeup.pt e www.casadasartes.org

The seventh episode of the Close-up, the Cinema Observatory of Famalicão, between 15 and 25 October

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