CLOSE-UP:
Família Cinema
7.º episódio do Observatório de Cinema: 15 a 22 de Outubro na Casa das Artes de Famalicão
Nas
sessões de abertura e encerramento, com uma passagem pelo Teatro Narciso
Ferreira, três filmes-concerto (ao vivo), com a noite de abertura como resposta
a uma encomenda da Casa das Artes, um cruzamento reiterado entre a música e as
imagens em movimento: os Glockenwise
no diálogo com a sinfonia das imagens de Walter Ruthmann em Melodia do Mundo; O Gabinete do Dr. Caligari, despontar do expressionismo na perspectiva
das electrónicas dos Haarvöl; e a Memorabilia das imagens de arquivo de
super 8 de Jorge Quintela pelo projecto Miramar,
nas guitarras de Peixe e Frankie Chavez.
As
Paisagens Temáticas serão orientadas pelo conceito amplo de família, de
famílias no Cinema, dentro e fora do ecrã e que não se esgotam na produção do
presente: a família de cúmplices de um dos nossos grandes cineastas em A Távola de Rocha; um olhar que aponta
a tecnologia, em A Vida Depois de Yang,
como agente de afectividade e cuidador de memórias; uma família de actores e
músicos, num filme que procura aproximar a filha da mãe em Jane por Charlotte; várias gerações de Itália, como um palco de
acontecimentos nas vidas de As Irmãs
Macaluso. Há também espaço para o reencontro com famílias que participam da
nossa memória de espectadores: os ciganos de Kusturica na nova cópia de Gato Preto Gato Branco; o quinto
episódio de Gritos, homenagem à
herança da América de Wes Craven.
A Fantasia
Lusitana deste episódio fica entregue à obra integral de Catarina Mourão: 25 anos de curtas e longas, um percurso que
participou da transformação do nosso documentário. Uma obra tão filtradora de
viagens por Portugal - pela História que precedeu o 25 de Abril e pela nossa
contemporaneidade -, como de histórias de intimidade e de família, que será
exibida, comentada e alvo de uma edição de textos, a enquadrar cada uma das
sessões. As Histórias do Cinema serão alimentadas pelo diálogo entre dois dos
seus protagonistas: o moderno Antonioini
e o profano Pasolini. Uma rectrospectiva
repartida por este episódio e pelas réplicas da primeira metade de 2023, um
convite para encontrar ou reencontrar um conjunto de filmes em novas cópias
digitais e que constituíram, na órbita da década de 60, um grito das mudanças
no mundo a que o Cinema daria paisagem.
O
Observatório estabeleceu com a comunidade
escolar uma relação dedicada. Haverá propostas de ficção, animação e
documentário, mas também uma oficina com Tânia Dinis e uma masterclasse com Catarina Mourão, em sessões divididas pelos nossos
auditórios e por visitas às escolas do nosso território. O Café Kiarostami receberá livros e música na órbita do cinema e as Famílias reencontrarão os amalucados
Mínimos e o astronauta Buzz Lightyear.
A cantora
Ana Deus olhará connosco para Jane Birkin e para a sua filha Charlotte
Gainsbourg, o dramaturgo Jorge Palinhos encontrará um palco do tamanho das
vidas de cinco irmãs de Palermo: as sessões comentadas são um trunfo renovado
em encontros singulares do cinema com o público, num programa de mais de 30
sessões em oito dias, que também convida o espectador a encontrar no foyer do
Teatro Municipal uma exposição de desenhos, fotografia e cartazes de Il Maestro Federico Fellini, numa
parceria com Museu de Cinema de Melgaço – Jean-Loup-Passek.
DESTAQUES
FILMES-CONCERTO
Nas sessões de abertura e encerramento, com uma passagem
pelo Teatro Narciso Ferreira, três filmes-concerto (ao vivo), com a noite de
abertura como resposta a uma encomenda da Casa das Artes, um cruzamento
reiterado entre a música e as imagens em movimento:
– 15 de Outubro (21h45, GA) _ ESTREIA
Classificação: M/6
Melodia do Mundo,
estruturado como uma sinfonia, é uma impressão do estado do mundo no final dos
anos 20, com contrastes e justaposições de imagens documentais. Uma série de
atividades humanas representativas de diferentes culturas, com ocasionais cenas
encenadas com atores, onde se exibem semelhanças e diferenças no quotidiano do
trabalho, religião, costumes, arte e entretenimento. O filme será exibido em
cópia digital restaurada com banda sonora executada ao vivo e em estreia pelos
Glockenwise.
Haarvöl – filme-concerto – O GABINETE DO DR. CALIGARI de Robert Wiene
– 19 de Outubro (21h45, Teatro Narciso
Ferreira)
Classificação: M/12
Um
dos maiores acontecimentos cinematográficos da História. Foi com O Gabinete do dr. Caligari que o
expressionismo alemão nasceu. O filme decorre no manicómio do Dr. Caligari que
com os seus poderes hipnóticos comanda os seus doentes a seu bel-prazer. Um
retrato desvirtuado e delirante que pretende refletir sobre uma Alemanha
destroçada pela primeira Grande Guerra. Os seus cenários deformados, são um
marco na história do cinema e pretenderam reflectir o olhar louco de Caligari
sobre o mundo real.
A
música de Haarvöl (desde 2012) é
conceptualmente desenvolvida na exploração das propriedades dos sons, a fim de
alcançar ambientes cinemáticos e de imagem. Os sons não estão restritos às suas
origens mediais: tanto fontes digitais quanto analógicas são usadas e
misturadas em composições complexas com atenção especial aos detalhes.
Classificação: M/6
Embora
venham de diferentes latitudes e tenham experiências distintas, Frankie Chavez e Peixe estão unidos pelo seu trabalho com a Guitarra. Juntos já
gravaram dois discos, o último, Miramar II foi editado em Janeiro deste ano.
Ao
vivo apresentam-se com imagens manipuladas em tempo real - Memorabilia - uma seleção de filmes de arquivo em 8mm, feita pelo
realizador Jorge Quintela,
destacando-se este “concerto-filme” na mútua inspiração a que ambos os universos
(musica- imagem) se proporcionam e que o público facilmente absorve.
Peixe começou a
dar nas vistas há mais de vinte anos, ao assinar o som musculado e
inconfundível dos míticos Ornatos Violeta, mas isso foi só o princípio de uma
longa e rica viagem. Seguiram-se os Pluto, as experiências delirantes dos
Zelig, as mais do que muitas colaborações e o resultado de todo o estudo e
exploração das possibilidades do seu instrumento de eleição em dois grandes
discos a solo – “Apneia” e “Motor”.
Frankie Chavez tem-se
afirmado, desde que se estreou em 2010, como um dos mais estimulantes músicos
da sua geração. Inspirado pelo Folk, pelos Blues e pelo mais clássico Rock tem
levado – quer sozinho, quer acompanhado – a sua música cada vez mais longe,
tudo muito à custa da relação singular que desenvolveu com aquilo que foi
sempre o princípio de tudo: a Guitarra.
A
sua música é uma estrada que se percorre de forma contemplativa e que ora
serpenteia até ao cume da mais alta montanha, ora se deixa ir planante, pelo calor
preguiçoso do deserto, mas sempre a levar mais longe o som daquelas cordas que
ressoam em diferentes caixas, com ou sem electricidade, e sempre como se os
dois aqui fossem apenas um.
Sessões para
Famílias
Dos estúdios Illumination e Pixar, duas animações capazes de associar a criatividade à projecção popular, protagonizadas por ícones da animação do nosso tempo: os tresloucados mínimos em Mínimos 2: A Ascensão de Gru e o herói astronauta saído da paleta Toy Story em Buzz Lightyear.
Depois da sessão de Mínimos
2, haverá uma oficina para as
famílias com os amarelos amalucados como referência para a construção de
Brinquedos Ópticos, do pré-cinema.
Mínimos 2: A Ascensão de Gru de Kyle Balda, Brad Ableson, Jonathan del Val (versão portuguesa) _ 16.Out (15h30)
Título original: Minions: The Rise of
Gru (EUA, animação, 2022, 90 min)
Classificação: M/6
Os Mínimos são uma comunidade de incontáveis seres amarelos e em
forma de comprimido. Um pouco tresloucados, são dotados de um humor só comparável
à tendência para tropelias. Mas, apesar da alegria que os caracteriza, o
sentido da vida destas criaturas depende de uma única coisa: servirem um vilão.
Um dia, os seus caminhos cruzam-se com um rapaz que, apesar dos seus escassos
12 anos, tem tudo para se tornar o megalómano malfeitor que alcançará a fama na
vida adulta: Gru, o Maldisposto. "Spin-off" da saga "Gru - O
Maldisposto", uma animação produzida pela Illumination.
Após a projecção de Mínimos
2, haverá uma Oficina de Brinquedos
Ópticos, onde vamos construir Caleidoscópios, Fenacistoscópios,
Zootrópios, Thaumatrópios e outros Brinquedos Ópticos com nomes mesmo difíceis.
Inscrições:
bilheteira.casadasartes@famalicao.pt
Título original: Lightyear (EUA,
animação, 2022, 92 min)
Classificação: M/6
O lendário
astronauta Buzz Lightyear, assim como o comandante e o resto da tripulação, é
deixado num planeta hostil situado a 4,2 milhões de anos-luz da Terra. Para que
possam regressar, Buzz tenta encontrar um caminho através do espaço e do tempo.
Mas, a complicar esta missão já de si muito complexa, está o mal-intencionado
Zurg e o seu exército de robôs. Produzido pela Pixar Animation Studios e Walt
Disney Pictures, “Lightyear” é um “spin-off” da saga Toy Story. Realizado e
escrito por Angus MacLane (co-realizador de “À Procura de Dory”), esta aventura
espacial conta a história (fictícia) do astronauta que, nos filmes, deu origem
ao boneco Buzz Lightyear, uma das personagens mais carismáticas da saga.
15 de Outubro (sábado)
(15h00, PA) A TAVOLA DE ROCHA de Samuel
Barbosa_ comentado por Samuel Barbosa (realizador)
e Francisco Noronha (crítico e
realizador) [1]
(17h30, PA) O Grito de Michelangelo Antonioni _ comentado
por Abílio Hernandez, professor
universitário [2]
noite de abertura
(23h00,
café-concerto) DJ set Edmond & Brian
(aka Edmond O’ Brien)
16 de
Outubro (domingo)
(15h00, PA) A VIDA DEPOIS DE YANG de
Kogonada _ comentado por Luís Miguel Oliveira (crítico
e programador) [1]
(15h30, GA) Mínimos 2: A Ascensão de Gru de
Kyle Balda, Brad Ableson, Jonathan del Val (versão portuguesa) _ [6]
(17h15, café-concerto) Apresentação do livro A Hipótese
Cinema – Pequeno Tratado Sobre a Transmissão do Cinema DeNtro e Fora da Escola
de Alain Bergala, por Carlos Natálio e Pedro Alves, professores
universitários
_ [5]
(18h30, PA) Ana e Maurizio de
Catarina Mourão _ comentado por Luís Mendonça, crítico e programador da
Cinemateca Portuguesa _ [3]
(21h45, PA) ACCATTONE de Pier
Paolo Pasolini _ comentado por Sérgio Dias Branco,
professor universitário _ [2]
17 de
Outubro (segunda-feira)
(10h00, GA) AS FÉRIAS DO SR. HULOT de
Jacques Tati _ sessão para escolas (1.º e 2.º ciclos) [4]
(14h30, GA) ENTRE AS IMAGENS –
oficina de Tânia Dinis _ sessão para escolas (1.º, 2.º e 3.º ciclos) [4]
(21h45, PA) MAMMA ROMA de Pier Paolo Pasolini _ comentado por
Luciana Fina, realizadora e programadora _ [2]
(10h00, Teatro Narciso Ferreira) AS
FÉRIAS DO SR. HULOT de Jacques Tati _ sessão para escolas (1.º e 2.º
ciclos) [4]
(14h30, GA) Um Corpo Que Dança - Ballet
Gulbenkian 1965-2005 de Marco Martins _ sessão para escolas (3.º ciclo e secundário, com especial enfoque para
alunos de dança e teatro) (comentado por Cristina Pereira e Vasco Macide,
directores da INTRANZYT Cia.) [4]
(21h45, PA) A AVENTURA de Michelangelo Antonioni _ comentado
por Margarida Leitão, realizadora _ [2]
19 de
Outubro (quarta-feira)
(10h00, AE D. Sancho I) DESASSOSSEGO de Catarina Mourão _ comentado por Ricardo
Vieira Lisboa, crítico e programador de cinema _ sessão para escolas (3.º ciclo e secundário) [4]
(18h30, PA) JANE POR CHARLOTTE de
Charlotte Gainsbourg _ comentado por Ana Deus,
cantora _ [1]
(21h45,
Teatro Narciso Ferreira) Haarvöl – filme-concerto – O GABINETE DO DR.
CALIGARI de Robert Wiene
20 de
Outubro (quinta-feira)
(10h00, GA) À Procura de Anne Frank de
Ari Folman _ sessão para escolas (1.º e 2.º ciclos) [4]
(18h30, PA) AS IRMÃS MACALUSO de Emma
Dante _ comentado por Jorge Palinhos (dramaturgo)
_ [1]
(21h45,
PA) A MINHA
ALDEIA JÁ NÃO MORA AQUI de
Catarina Mourão _ comentado pela realizadora e por Fernando José Pereira,
artista e professor universitário _
inclui a exibição de Fora de Água _
[3]
(10h00, Oficina, Escola
Profissional do Instituto Nun'Alvares) Masterclasse de Catarina
Mourão, incluindo a exibição de Pelas
Sombras (alunos de
audiovisuais e multimédia) [4]
(18h30,
PA) PASSARINHOS E
PASSARÕES de Pier
Paolo Pasolini _ comentado por Dario Oliveira, professor e
programador de cinema _ [2]
(21h30,
GA) GATO PRETO
GATO BRANCO de Emir Kusturica _ comentado por Miguel Bandeira (geógrafo e professor universitário) _ [1]
A abrir
a sessão será apresentado em estreia VIZINHOS (40 min) de Pedro Neves. Filmado dentro do
edifício das Lameiras, reúne testemunhos de moradores e vizinhos de várias
gerações, numa produção do Teatro da Didascália e da Red Desert.
(00h00,
PA) GRITOS de Matt
Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett _ [1]
22 de
Outubro (sábado)
(14h30,
PA) O ECLIPSE de Michelangelo Antonioni _ comentado
por Cláudia Coimbra, professora universitária _ [2]
(15h00, GA) Buzz Lightyear de
Angus MacLane (versão
portuguesa) _ [6]
(17h00, café-concerto) Apresentação do livro HISTÓRIA
DO CINEMA – DOS PRIMÓRDIOS AO CINEMA CONTEMPORÂNEO pelo coordenador
da edição, Nélson Araújo e por Paulo Cunha, professor universitário _ [5]
(18h00, PA) A DAMA DE CHANDOR de Catarina Mourão _ comentado pela
realizadora e por Nélson Araujo, professor universitário _
inclui a exibição da curta Mãe e Filha
[3]
noite de ENCERRAMENTO
(21h45, GA) MIRAMAR – filme-concerto – Memorabilia
(23h00, café-concerto) Mário Franco Trio _ [5]
Mário Franco: “O Trio é, para mim, a formação ideal, onde a
procura é constante e o som vai tomando diferentes formas… vai sendo moldado,
fruto também de um trabalho conjunto. O objetivo é inundar o palco de uma
energia renovadora que dança entre a estrutura do jazz, cruzando-a com outras
forças musicais. São múltiplas as influências, desde a música clássica até ao
rock, numa viagem comum, funcionando o jazz como elemento agregador e ao mesmo
tempo imprevisível, como é a Vida”.
O Mário Franco Trio é constituído por Mário Franco (baixo), Sérgio Pelágio (guitarra) e Alexandre Frazão (bateria).
(00h00, café-concerto) DJ set Bricolage.108: search for future jazz _ [5]
Secções
Temáticas
[1] Paisagens
Temáticas: Família Cinema
[2]
Histórias do Cinema: Antonioni e Pasolini
[3]
Fantasia Lusitana: Catarina Mourão
[4]
Cinema para Escolas
[5]
Café Kiarostami
[6]
Sessões para Famílias
Bilheteira
Sessões
Geral:
2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores,
associados de cineclubes
Bilheteira
Filmes-concerto (Glockenwise / Miramar)
Geral:
6 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 3 euros
Bilheteira
Filme-concerto Haarvol (Teatro Narciso Ferreira)
A entrada é livre atá à lotação da sala, mediante levantamento de bilhete
no TNF (uma hora e meia antes da sessão)
Bilheteira
Sessões para Famílias
Geral:
2 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 1 euro
Bilheteira
Workshops Famílias
Adulto
+ Criança: 5 euros
Café
Kiarostami
(café-concerto): entrada livre
Toda a
informação em www.closeup.pt e www.casadasartes.org
The seventh episode of
the Close-up, the Cinema Observatory of Famalicão, between 15 and 25 October
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