segunda-feira, 28 de novembro de 2022

PELES INTERNATIONAL DRUM FEST 2022 | VII Ed. | Teatro Narciso Ferreira


 PELES INTERNATIONAL DRUM FEST 2022 | VII Ed.

10, 11, 13 dezembro

> 6

 Sinopse:

O Teatro Narciso Ferreira é parceiro da 7ª Edição do Peles – International Drum Fest, projeto focado no cruzamento de linguagens musicais associadas ao universo da percussão e a sua fusão com outros géneros musicais e géneros artísticos no domínio das artes performativas.  No dia 10 dezembro recebemos o teatro musical “Com certeza é uma Tasca Portuguesa”, nova criação de Gerson Batista, com a interpretação de Jorge Lima e Jonathan da Silva, e dia 11 dezembro a estreia da nova criação dos Atlantic Percussion Group, da dupla Tomás Rosa e José Afonso Sousa. A abertura da programação no TNF acontecerá dia 10 dezembro 16:00 no Café Concerto com a apresentação de dois livros: o primeiro é a edição em livro e áudio das obras Vencedoras da “1ª Edição do Concurso Internacional de Composição Para Percussão, Peles International Drum Fest” e o segundo “Estudo de acessórios de percussão orquestral - 1” de Tomás Rosa. Na área da mediação de públicos, a programação no TNF termina com 2 sessões para a infância pelos ODAIKO, (ES) dia 13 dezembro 10:00 e 14:30.

  Ficha Artística:

Direção Artística e Programação: Alberto Fernandes

Direção de Produção: Gabriel Salgado

Assistentes de Programação: José Afonso Sousa e Tomás Rosa

Direção Técnica: Manuel dos Reis / Afonso Lemos

Produção: Carlos Oliveira

Técnico de Som: Manuel dos Reis  

Técnico de Luz : Afonso Lemos

Produção Vídeo: Eduardo Carronda

Design e Grafismos: Katharina Leppert

Facilitadora na Comunidade: Departamento Social da CAISA

Facilitadora Educativa: TOCA-Academia de Artes Performativas de Joane  

Secretariado: Alexandra Soliz 

 

Produção: CAISA C.R.L. / CLAV-Centro de Laboratório Artístico de Vermil

Coprodução : TNF - Teatro Narciso Ferreira / Casa das Artes de Famalicão

Apoios: Municipio de Vila Nova de Famalicão, Municipio de Guimarães, União de Freguesias de Airão e Vermil

 

 Apresentação dos Livros: Obras Vencedoras da 1º Edição de Composição para Percussão PELES - International Drum Fest “ e Estudo de acessórios de percussão orquestral - 1 ” de Tomás Rosa.

Local: Café Concerto Teatro Narciso Ferreira

10 de dezembro 16:00

>6 / 35`

 

 teatro musical

 Com certeza é uma Tasca Portuguesa”  de Gerson Batista (PT)

Local: Sala Teatro Narciso Ferreira

10 de dezembro 21:30

>8 / 50`

 É COM CERTEZA UMA TASCA PORTUGUESA! É uma comédia musico-teatral psicadélica multimédia, com foco na música eletroacústica, representação e arte visual.  A ação desenrola-se na tasca de uma aldeia”, e em torno da junção de elementos do folclore português com a performance contemporânea, em muito inspirada na Revista à Portuguesa, que tem e como intervenientes o tasqueiro e o freguês. Ambos os personagens, com a sua razão e uma visão do mundo bastante peculiar, exploram elementos caricatos inspirados neste micro-ambiente, tão cheio de tiques e tradição, que é a taberna, onde o conhecimento e a ignorância bailam juntos, dando origem a uma cultura própria e rica em perspetivas únicas, num constante deambular entre o cómico, o caótico, o satírico e o filosófico, a ação acontece sempre a partir de situações interativas com os diferentes tipos de objetos existentes no set da tasca.

  Ficha Artística e Técnica:

Criação e Encenação: Gerson Batista

Interpretação: Jonathan da Silva e Jorge Lima

Desenho de Luz: Dino da Costa /António Costa

Cenografia Figurinos e adereços: Coletivo

Som: Gonçalo Garcia
Produção: Gerson Batista

 

  música contemporânea

Atlantic Percussion Group (PT)  estreia

Local: Sala Teatro Narciso Ferreira

11 de dezembro, 17:00

>6.  50`

Atlantic Percussion Group é um projecto interativo, onde o cruzamento das várias linguagens percutivas é uma constante, fazendo com que as suas produções nos transportem em viagens sonoras pelo imaginário humano. Exibem assim, um novo mundo que respira e está repleto de cores, sons e sensações que ecoam por toda a matéria. Esta formação nasceu em 2015 e conta já com 6 criações, tendo já tocado em vários festivais. Para esta formação já criaram vários compositores, como por exemplo, Ângela da Ponte, Jean François e Bernardo Lima. Estão ligados ao PELES, como projeto residente desde 2016 e em todas as edições apresentam uma nova criação. As suas performances são variadas e com eles já tocaram, Jorge Lima, Eduardo Cardinho, Sandro Mota, Paulo Mota, Ricardo Coelho, Staneck, Zè Stark, Jean François, Vitor Castro, Filipe Louro, Alex Rodrigues Lazaro, Fábio Rocha.

 Ficha Artística e Técnica:

Criação: José Afonso Sousa, Tomás Rosa

Interpretação: José Afonso Sousa, Tomás Rosa

Produtor e Direção Artística: Alberto Fernandes

Som: Manuel dos Reis

 

  concerto para a Infância

"CDC – COUSAS DE CATRO" / ODAIKO - Grupo de Percussão (ES)

Local: Sala Teatro Narciso Ferreira

13 de dezembro 10:00 e 14:30

>3 / 45`

 Sinopse:

Instrumentos do mundo da percussãoo contemporânea, elementos recém-criados, olhares cómicos e o jogo com efeito surpresa são a base deste espetáculo. Quatro são os elementos que definem este concerto didático que procura o engenho para retroalimentar e evoluir, e que o caminho da criação continue a despertar.

 Ficha Artística:

Interpretação: Juan Collazo , Pepe Varela, Antonio Ocampo

Sem comentários: