sexta-feira, 14 de abril de 2023

Jazz na Caixa 2023 | Teatro Narciso Ferreira .

 


Jazz na Caixa 2023

  A 16ª edição do Jazz na Caixa, foca a sua atenção no universo feminino do jazz.

O Eixo do Jazz dá ênfase às várias influências do Jazz, não só do jazz americano original, mas também do “sítio”, dos sons e da língua, da música tradicional do seu país, do ambiente em que vivem os músicos, entre o Portugal e a Galiza.

 O Jazz na Caixa é um projeto que tem o objetivo de captar público para o jazz através da aproximação física do público aos artistas, criando uma relação quase íntima entre ambos, e cruzando os músicos galegos e os portugueses. Foi fundado em 2017 pel'O Eixo do Jazz e contou com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão a partir de 2018, em parceria como ATC, e a partir de 2022 com o Teatro Narciso Ferreira.

 

XV Edição

 14 + 15 + 16 abril

Teatro Narciso Ferreira

 Direção artística e programação

Tiago Machado e Cristina Marvão

Produção

O Eixo do Jazz

Coprodução

Município de Famalicão

Teatro Narciso Ferreira

 

 14 abril

quinta . 18:30

 estreia

 Apresentação Workshop

 Café Concerto

 M10 / m15 . 30min

 Inscrições

oeixodojazz@gmail.com

  

O objetivo deste workshop é mostrar caminhos diversos para a música a jovens estudantes ou interessados na música, aproveitando o tempo livre das várias da Páscoa e com a apresentação do resultado às famílias e público em geral.

 

 Vozes do EJE

 15 abril  . 18:00

M6 / 45 min

 estreia

 A voz é “o instrumento” que todos temos. Este é um desafio feito às vozes participantes no Eixo do Jazz Ensemble (EJE) para que construam um repertório de canções de autor@s portugueses e galegos, com arranjos para coro a partir dos  temas que o EJE tem vindo a interpretar com Mário Laginha, João Paulo Esteves da Silva, Iago Fernández, Abe Rábade e alguns temas originais.

 Voz Ana Luísa Fonseca, Deva Sanmartin, Joana Raquel, Teresinha Sarmento

Voz e Contrabaixo Yudit Almeida

  

O Canto das Sereias

 15 abril  . 19:30

M6 / 50 min

 estreia

 Trata-se do relato musical de um processo de reflexão intenso sobre a equidade ou falta dela no nosso mundo, a partir do qual tentamos chegar à raiz do problema. É uma revolução pacífica que procura a justiça para todos os seres através de sons de diferentes partes do mundo, com o intuito de harmonizar as nossas diferenças, assim como faz a música. Será que vamos conseguir?

Composição e Contrabaixo Yudit Almeida

Vozes Joana Raquel, Teresinha Sarmento

Piano Catarina Rodrigues

Bateria Gonçalo Ribeiro

 

The Peace of Wilde Things

 16 abril . 18:00

M6 / 50 min

 Um projeto que nasceu em 2020, dedicado à descoberta e reinterpretação de espirituais negros e hinos protestantes, assim como à exploração de repertório original e canções de outros compositores especiais para a banda, como Ornette Coleman, The Doors, Molly Drake ou Randy Weston. Clara Lacerda, Romeu Tristão e Ricardo Coelho procuram criar um espaço livre onde estes diferentes universos se fundam e onde a improvisação coletiva dirija a música.

 Piano Clara Lacerda

Contrabaixo Romeu Tristão

Percussões Ricardo Coelho

Sem comentários: