sexta-feira, 7 de setembro de 2007

“Adamastor, o Derradeiro Combate”



Estreia Nacional


Espectáculo teatral que tem por base a obra épica de Luís de Camões “Os Lusíadas” e a outras obras da mitologia greco-latina.
Teatro


10 a 12 Outubro, Quarta-feira e quinta-feira às 15h00, sexta-feira 15h00 e 21h3o, Grande Auditório.
Entrada: 2 euros
M/6
Duração 90 m

…Errando pelo mundo terreno, após a dura derrota sofrida, Adamastor vislumbra a bela Thétis, uma das nereides filhas de Nereu (deus do mar) e Dóris, esposa de Peleu e rainha do mar. Sendo Adamastor de grande fealdade, não a consegue conquistar e resolve então tomá-la pela força das armas. Dóris avisa a filha do perigo, mas ela recusa-se a amá-lo. Armaram-lhe, então, uma armadilha, dizendo-lhe que Thétis ficaria com ele, se fosse poupada aos males da guerra. Cheio de esperanças, Adamastor põe fim à guerra e quer encontrar-se com Thétis. Ela aparece-lhe, mas quando a abraça e beija, encontra-se de repente abraçado ao cume de um monte acabando por se tornar também numa parte desse monte: o Cabo das Tormentas.

A CASA das ARTES de V.N. Famalicão em co-produção com Agrupamento de Escolas Bernardino Machado, e Associação Teatro Construção, vai levar a cabo a representação teatral “Adamastor, o Derradeiro Combate”. Com encenação de Miguel Fonseca, Adamastor recria o mito do Gigante numa envolvencia alegórica através do cruzamento de novas linguagens teatrais, teatros de sombras, marionetas, dança e músicas tribais.
Vincadamente um espectáculo didáctico, criado de acordo com as valências curriculares dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e integrado na área curricular da disciplina de Teatro, proporciona ao público em idade escolar um contacto com o ambiente do mundo do teatro”, dentro dos conteúdos programáticos de Língua Portuguesa e História, com referências à obra épica de Luís de Camões “Os Lusíadas” e a outras obras da mitologia greco-latina.

Encenação - Miguel Fonseca, Luz e Som - César Gonçalves, Música - Carlos Ribeiro, Tiago Machado, Jorge Humberto, Elenco - Romeu Pereira, Simão Barros, Carlos Silvestre, Elsa Maurício Zulueta, Marta Silva, João Rodrigues, Carla Azevedo, Juliana Pinheiro, Sandra Ferreira, Cenografia - Pedro Meira, Sérgio Fernandes, Arlindo João, Domingos Ferreira, António Margarido, Produção - António Paiva, Sandra Ferreira.

5 comentários:

Anónimo disse...

Boas
saúda-se sempre iniciativas deste tipo e a ousadia de levar a cena um espectáculo longe das moranguices que por aí abundam

A ver se a peça é digna da grandiosidade do título.
Parabéns.

Anónimo disse...

Já fui ver o ensaio do espectáculo e é mesmo um espectáculo.
Os miúdos adoram.
Parabéns

Anónimo disse...

Vi o espectáculo na quarta e não há dúvida que um elenco constituído por profissionais, professores e por último mas talvez os mais importantes de todos, os alunos, demonstram para quem quiser ver que o Teatro faz-se com imaginação, prazer e engenho, dispensando realismos baratos, cenografias ilustrativas (no mau sentido da palavra) ou "intelectualismos" de algibeira. Saí grato a toda a produção por me terem presenteado com um espectáculo inteligente e sem facilitismos. Continuem... PARABÉNS aos responsáveis.

Anónimo disse...

Eu própria já tive a oportunidade de ver a peça e devo dizer que achei interessantíssima!
Um elenco constituído não por profissionais mas sim por professores e alunos que se empenharam ao máximo para fazerem o melhor que conseguíam.
Acho que ficou um trabalho excelente! Parabens a todos!

Anónimo disse...

adorei...
preciso me comunicar com quem fez essa peça...
meu hotmail é...
mandinha_gata_cbp@hotmail.com

pois irei fazer uma tambem com o mesmo assunto...
para nota...
por favor me responda...