quinta-feira, 15 de novembro de 2007

CALIFONE (US)


Blues / Experimental / Folk
7 Dezembro, Sexta-feira, 21h30, Grande Auditório.
Entrada: 10 euros
M/3
Duração 90 m
www.pastrysharp.com
www.myspace.com/califonemusic

Originários de Chicago e liderados por Tim Rutili surgiram em 2004 com “Heron King Blues” herdeiro do Delta, mas num estilo mais electrónico, o que viria a culminar no aclamado álbum “Roots and Crowns” de 2006 – Uma perturbadora antevisão de um caótico Século XXI onde os computadores deixarão de funcionar ao ritmo vibrante de um Mundo cada vez mais esquecido.
Este “Roots and Crowns” é uma extensão do seu antecessor, mais ambicioso onde a electrónica se funde com a música orgânica, onde o Blues e o Jazz lançam um insinuante olhar á Folk “Amaricana” como que de um sexual apelo se tratasse. Letras fecundantes, mas não lascivas. Canções simples com letras que nos fazem repensar o destino e o passado, sem pieguices revivalistas ou prantos nostálgicos.
Trata-se de um álbum algo experimental. Morrison um dia disse: “… estávamos à procura de algo, para ver o que isto dava, qual seria a reacção das pessoas…; …Gostaram?...; …Então que aguardem pelo próximo…”. Para o Rei Lagarto não houve próximo, mas para os Califone aguarda-se um futuro próximo onde os Blues e Soul se fundem com um Rock pujante e de ideias novas.
Continuam fiéis à sua origem, são uma banda acima de tudo de raízes eminentemente Americanas, mas com um apelo que é e merece tornar-se ainda mais abrangente.

Um concerto emocional para uma reunião de amigos.

Sem comentários: