quinta-feira, 12 de abril de 2012

Exposição Pintura Eleutério Sanches CASA das ARTES de Vila Nova de Famalicão

Exposição Pintura Eleutério Sanches
Foyer | 4 a 31 de Maio 2012

Titulo: Reflexão…

Como neste pequeno certame se incluem peças figurativas e abstractas que ilustram estas duas tendências, que são ciclos que eu cultivo, por um gosto que não limito nem estabeleço fronteiras rígidas. Esta mostra é resultante de uma escolha quase aleatória e é natural que algumas peças executadas em Angola reflictam aspectos relacionados com as circunstâncias e a minha vivência naquele país.
 Assim se constata mesmo nas peças abstractas um cromatismo semelhante que tem a ver com a paleta que usei nas peças figurativas; algumas peças híbridas podem contemplar-se e verificar-se que este tratamento técnico pode ser o mesmo.
Eleutério Sanches,
Nasceu em Luanda a 29 de Setembro de 1935. Ainda estudante do liceu revela-se na composição musical e na sua interpretação, na escrita, no desenho e na pintura. Promoveu e participou em diversas exposições por todo o mundo desde 1960. Iniciou um trabalho singular em Portugal, Lisboa, onde fez também teatro radiofónico na antiga emissora nacional e participou em diversos programas musicais de rádio e televisão. Licenciou-se em pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Trabalhou durante 10 anos como monitor de pintura no sector de terapêutica ocupacional do Hospital Júlio de Matos em Lisboa, interessando-se desde então pela pintura psicopatológica.  
 Esta exposição é um pequeno excerto de uma vida debruçada sobre a arte executada livremente e englobada em diversas representações num longo período que o autor viajou.
Cito:
Hei-de fazer uma casa
Com pedras de todo o mundo
Aparelhadas com terra
Das terras de todo o mundo

Uma casa ritmada
De varandas e janelas
As portas feitas de Sol
E a torre, outras estrelas

Será casa, será templo
Sem rituais nem altar
O refúgio sem exemplo
De quantos não tenham lar

Como não terá fachada
Será redonda, diferente
E estará sempre virada
Para a luz do Sol Nascente
                                  
Eleutério Sanches

Sem comentários: