sábado, 2 de junho de 2018

A ILUSÃO CÓMICA de Pierre Corneille | Teatro - Casa das Artes de Famalicão

A ILUSÃO CÓMICA de Pierre Corneille

Encenação de João Paulo Costa. Coprodução da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão / ACE Escola de Artes – Famalicão. Alunos do 2º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo-Interpretação da Academia Contemporânea do Espetáculo – Famalicão

Teatro

8 e 9 junho | sexta e sábado | 21h30| Grande Auditório

Entrada: 6 euros. Estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural: 3 Euros

M/12

Duração: 90 min



Pierre Corneille, dramaturgo do séc. XVII, é, a par com Molière e Racine, uma das mais importantes figuras do teatro clássico francês.

Autor de inúmeras tragédias e comédias, Corneille parece, com “A Ilusão Cómica”, querer mostrar (aos espectadores e aos seus pares) um exercício de virtuosidade, utilizando formalmente uma “quase” enciclopédia histórica do teatro, até ao momento em que a escreveu.

Explora uma técnica muito comum à altura: o “teatro dentro do teatro” e o desenrolar do argumento proporciona um verdadeiro quebra-cabeças, que o espectador só descobre no final.

Aproveita, também, para subverter as regras do teatro aristotélico (unidade de tempo espaço e ação) recorrendo ao estratagema da Caverna de Alcandro, artifício com que traz de volta à ordem as referidas regras.

Seria, certamente, uma indelicadeza desvendar o enredo da peça, que vive precisamente da surpresa e de um suspense à Hitchcock.

Ficha técnica

Tradução: Nuno Júdice

Encenação: João Paulo Costa

Figurinos: Paula Cabral

Desenho de Luz: Mário Bessa

Sonoplastia: Rui Vieira

Cenografia (design e montagem): Alunos de Mestrado da ESAD*- Escola Superior de Artes e Design

Acompanhamento e Coordenação de Cenografia: Ana Gormicho

Assistente de Encenação: Luís Barreto



Registo Fotográfico – Daniel Rodrigues



Direção de Produção: Glória Cheio

Produção: Pedro Barbosa



Interpretação:

Adriana Frasco, Ana Pinheiro, Ana Ramos, Ana Barbosa, Ana Costa, Ana Mendes, Ana Martins, Beatriz Sousa, Cristiana Sousa, Catarina Pais, Débora Lopes, Diana Gonçalves, Eliana Oliveira, Francisca Fernandes, Francisca Ferraz, José Oliveira, Mafalda Costa, Mariana Martins, Nuno Brandão, Pedro Costa e Vânia Timóteo.

Alunos do 2º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo-Interpretação da Academia Contemporânea do Espetáculo – Famalicão

Sem comentários: