terça-feira, 18 de janeiro de 2022

CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão Episódio 6.1 – 26, 28 e 29 de Janeiro | Casa das Artes de Famalicão.

 

CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão

Episódio 6.1 – 26, 28 e 29 de Janeiro

De 16 a 23 de Outubro passado, em vários espaços da Casa das Artes, projetou-se o sexto episódio do CLOSE-UP, com um panorama de sessões orientadas sob o elogio da Comunidade Cinema, onde a produção do presente a e a história do cinema se encontraram (ver www.closeup.pt).

Nos dias 26, 28 e 29 de Janeiro, apresentamos a primeira réplica deste episódio, com propostas para o público geral e a para as escolas:

(1) Para o público escolar, juntamos a animação brasileira TITO E OS PÁSSAROS a um olhar sob a Alemanha e o mundo ocidental após a queda do Muro de Berlim, em ADEUS LENINE!;

(2) para o público geral, uma noite de sexta-feira e uma tarde de sábado, onde voltamos aos amores e desamores dos pares de Wong Kar-way, de Hong-Kong à Argentina, em DISPONÍVEL PARA AMAR e FELIZES JUNTOS; uma sessão dupla falada em português e apresentada pelos realizadores: PARAISO, em que Sérgio Trefaut filmou uma geração de náufragos, um grupo de cantores de idade avançada que actuam todas as tardes nos jardins do Palácio do Catete, antigo Palácio do Governo do Brasil e TERCEIRO TURNO, o olhar de Mário Macedo no movimento circular de uma geração jovem de futuro incerto.

 

26.Jan – (10h00, GA) – TITO E OS PÁSSAROS de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto (para escolas, 1.º e 2.º ciclo)

Tito, de dez anos, vive sozinho com a mãe desde que o pai, um inventor prodigioso, desapareceu sem deixar rasto. Quando uma estranha epidemia provocada pelo medo se alastra pela população, Tito dá-se conta de que a cura para a doença está, de algum modo, relacionada com as investigações do progenitor. É assim que, nunca se deixando contagiar pelo medo do desconhecido, o corajoso rapaz se aventura numa inesquecível missão para salvar o mundo. Com realização dos brasileiros Gabriel Bitar, André Catoto e Gustavo Steinberg, um filme de animação que conta com as vozes de Denise Fraga, Mateus Solano, Matheus Nachtergaele e Otávio Augusto.

Título original: Tito e os Pássaros (Brasil, 2018, 70 min.)

Realização: Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto

Vozes: Denise Fraga, Mateus Solano, Matheus Nachtergaele e Otávio Augusto.

Classificação: M/6

 

Cinema screenings for schools – Tito e os Pássaros it’s a animation film about an eccentric but impassioned allegory about fear in Brazil affecting a boy named Tito who loves helping his scientist dad Rufus with his inventions.

26.Jan – (14h30, GA) – Adeus Lenine! de Wolfgang Becker (para escolas, 3.º ciclo e secundário)

Outono de 1989. Pouco antes da queda do Muro de Berlim, a mãe de Alex tem um ataque cardíaco e entra em coma. O triunfo do capitalismo acontece enquanto ela está inconsciente. Quando finalmente acorda, no Verão de 1990, a RDA deixou de existir e Berlim está totalmente transformada. Alex, determinado a protegê-la a qualquer custo e com medo que ela volte a ter um ataque cardíaco se souber o que aconteceu, decide não lhe contar que o Muro caiu. Com a ajuda de um amigo, fabrica programas de televisão que já deixaram de existir, evita que ela veja anúncios publicitários (o que seria se ela visse um cartaz da Coca-Cola!) e enche a casa de produtos e objectos, cada vez mais raros e difíceis de conseguir. Realizado por Wolfgang Becker, "Adeus Lenine" tem música de Yann Tiersen, o compositor que toda a gente conhece da banda sonora de Amélie Poulain.

Título original: Good bye, Lenin! (Alemanha, 2003, 120 min.)

Realização: Wolfgang Becker

Interpretação: Daniel Brühl, Katrin Saß, Maria Simon.

Classificação: M/12

 

Cinema screenings for schools – Good Bye, Lenin! follows a family in East Germany after the fall of the Berlin Wall and the collapse of communism.

 

28.Jan – (21h30, PA) – disponível para amar de Wong Kar-way (secção Histórias do Cinema)

Após três anos de ausência do grande ecrã, Wong Kar-wai regressou com este "Disponível para Amar", um melodrama romântico passado em Hong Kong na década de 60, com um ritmo mais vagaroso do que "Chungking Express" e "Anjos Caídos", dois dos seus filmes mais conhecidos. Em tom nostálgico e com uma forte componente fatalista, Kar-wai faz um retrato da sociedade de Hong Kong dessa época, recriando de forma fidedigna a sua atmosfera musical. O fio narrativo segue as vidas de Chow Mo-wan (Tony Leung ), um jornalista, e de Su Li-zhen (Maggie Cheung), uma secretária. Exactamente no mesmo dia, mudam-se para o mesmo prédio com os respectivos cônjuges. A constante ausência destes e a descoberta de uma traição fazem com que o jornalista e a secretária se aproximem um do outro e fiquem "in the mood for love". No festival de Cannes de 2000, Tony Leung Chiu Wai ganhou o prémio de melhor actor e Christopher Doyle, Pin Bing Lee e William Chang o grande prémio técnico. Wong Kar-wai ganhou o César de melhor filme estrangeiro de 2001. O filme foi também o grande vencedor do festival de cinema de Hong Kong de 2001.

Título original: In The Mood For Love (Hong-Kong/França, 2000, 95 min.)

Realização: Wong Kar-way

Interpretação: Lai Chen, Maggie Cheung, Rebecca Pan, Tony Leung

Classificação: M/12

 

In the Mood for Love is a 2000 film directed by Wong Kar-wai. It portrays a man and a woman whose spouses have an affair together and who slowly develop feelings for each other.

29.Jan – (15h30, PA) – PARAÍSO de Sérgio Trefaut + TERCEIRO TURNO de Mário Macedo (com introdução dos realizadores, secção Comunidade Cinema)

Sérgio Tréfaut nasceu e cresceu no Brasil e veio para Portugal adolescente. Voltou ao seu país natal mais de 40 anos depois, para rodar este documentário em que foca um grupo de cantores de idade avançada que actuam todos os dias à tarde nos jardins do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, outrora a residência dos presidentes do Brasil, antes de haver Brasília. As filmagens acabaram pouco antes do início da pandemia de covid-19 e, diz o “trailer”, “este filme é uma homenagem a uma geração vítima do genocídio do Estado que decorre no Brasil desde o início de 2020”.2001. O filme foi também o grande vencedor do festival de cinema de Hong Kong de 2001.

Título original: Paraiso (Brasil/França/Portugal, 2021, 84 min.)
Realização: Sérgio Trefaut
Classificação: M/6

Numa pequena vila no norte de Portugal, Agostinho suporta a prisão da sua rotina. Um dia, sofre uma estranha convulsão saindo da fábrica onde trabalha no turno da noite. Incapaz de explicar o motivo da sua condição, volta para casa, para a sua namorada, para os seus amigos. Subjugando os seus sonhos e as suas preocupações, Agostinho aguarda que a noite chegue e, com ela, outro turno.

Título original: Terceiro Turno (Portugal, 2021, 19 min.)
Realização: Mário Macedo
Classificação: M/12

A double bill wilth the latest documentary by Sergio Trefaut (Paraiso) and a short film by Mário Macedo (Terceiro Turno)

 

29.Jan – (18h00, PA) – FELIZES JUNTOS de Wong Kar-way (secção Histórias do Cinema)

Lai Yiu-Fai (Tony Leung Chiu Wai) e Ho Po-Wing (Leslie Cheung) são amantes e decidem ir viver para a Argentina. Tudo corre bem até que, durante uma viagem às Cataratas do Iguaçu, discutem e separam-se. Yiu-Fai emprega-se num bar onde se dança o tango e tenta juntar dinheiro para o bilhete de regresso a Hong Kong. Enquanto isso, Po-Wing continua a viagem, envolve-se com outros homens e trabalha como gigolô para sobreviver. Quando Po-Wing reaparece ferido, Yiu-Fai sente-se solidário mas incapaz de se voltar a envolver mais intimamente... Nomeado para a Palma de Ouro no Festival de Cannes, "Felizes Juntos" é o retrato de um amor impossível, com tudo o que o mesmo tem de viciante e valeu a Wong Kar-wai o prémio de melhor realizador na mesma competição.

 

Título original: Cheun Gwong Tsa Sit / Happy Together (Hong-Kong, 1997, 95 min.)

Realização: Wong Kar-way

Interpretação: Chang Chen, Leslie Cheung, Tony Leung Chiu Wai

Classificação: M/16

 

Happy Together is a 1997 film directed by Wong Kar-wai starring Leslie Cheung and Tony Leung Chiu-wai and depicting their turbulent romance.

Bilheteira Sessões
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Sem comentários: