sexta-feira, 24 de março de 2023

Concerto de Páscoa “Requiem” de Frigyes Hidas - Estreia - 2 de Abril | Domingo | 18h30| Igreja Matriz (Nova) de Vila Nova de Famalicão | Casa das Artes de Famalicão

 


Concerto de Páscoa

“Requiem” de Frigyes Hidas - Estreia

Banda Sinfónica Portuguesa

Diogo Costa – Direção musical

Sílvia Sequeira (soprano), Patrícia Quinta (mezzo-soprano), Pedro Rodrigues (tenor) e Pedro Telles (barítono)

Coros da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE – classe de Prof.ª Bárbara Franck) e Coro da Academia de Música de Costa Cabral (classe dos Professores Tiago Ferreira e Liliana Lopes)

Francisco Ferreira – Direção Artística

Concerto inserido na programação da Semana Santa de Vila Nova de Famalicão.

Musica coral Sinfónica

2 de Abril | Domingo | 18h30 | Igreja Matriz (Nova) de Vila Nova de Famalicão

Música

Entrada:  Gratuita à lotação da sala

M/6

Duração:  75 min

A Casa das Artes apresenta o concerto de Páscoa com o título “Requiem” que terá lugar na Igreja Nova de Vila Nova de Famalicão. A Banda Sinfónica Portuguesa apresenta-nos o Requiem do compositor húngaro Frigyes Hidas (1928 - 2007), uma estreia nacional que conta com a participação de dois coros (Coro da ESMAE e Coro da Academia de Música de Costa Cabral), e por quatro talentosos solistas nacionais. Este “Requiem” foi composto em homenagem à Revolução Húngara de 1956, na época sob domínio soviético. Especialmente vocacionada para orquestra de sopros, a obra mantém a estrutura tradicional de um Requiem e será dirigida pelo maestro convidado Diogo Costa. Este requiem será antecedido de uma obra do compositor norte-americano David Maslanka (1943-2017) cujo título, “Hino pela Paz Mundial”, surgiu do simples pensamento de que, se queremos a paz mundial, podemos começar individualmente a pedi-la. Fazer música abre corações e cria paz nos indivíduos e nas comunidades. Este é um passo poderoso que podemos dar como músicos, mas também com a missão de transmitir este bem precioso à sociedade que nos rodeia hodiernamente, combatendo através da música sobretudo a guerra e muitas outras causas.

Programa


David Maslanka - Hymn for World Peace

 

"Requiem", de Frigyes Hidas

1. Reqiuem

2. Dies Irae

3. Domine Jesu Christe

4. Sanctus

5. Agnus Dei

6.Lux Aeterna

7. Libera Me

Sem comentários: