quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

CLOSE-UP | Episódio 9.2 – Março de 2026 | Casa das Artes de Famalicão

 

CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão
Episódio 9.2 –   Março de 2026



Em Março, na segunda réplica do episódio que iniciamos em Outubro passado, o Observatório de Cinema tem propostas de cinema para escolas e a conclusão das histórias do cinema, dedicadas a David Lynch, para o público geral:

(1) para o público escolar, propomos uma animação oriunda do leste da Europa sobre bullying e a entrada na adolescência, em Viver em Grande, e On Falling, ficção de uma realizadora portuguesa, ambientada na Escócia, sobre a problemática da emigração e dos novos modelos de trabalho;

(2) para o público geral, as obras derradeiras de David Lynch, instaladas em Hollywood, nas memórias e nos jogos de espelhos, nas luzes e nas sombras de Los Angeles, dos seus autores e intérpretes, em Mulholland Drive e no seu lado b, Inland Empire.

 

para Escolas

3.Mar – (10h00, Casa das Artes) + 17.Mar – (10h00, Teatro Narciso Ferreira)

VIVER EM GRANDE de Kristina Dufková (para escolas, 1.º e 2.º ciclo) (versão portuguesa)

Com treze anos, Ben inicia um novo ano lectivo e começa a perceber as mudanças nos seus colegas. Claire, por quem nutre uma paixão discreta, parece estar ainda mais bonita, e Ben gostaria de ser visto com outros olhos. Mas, infelizmente, o excesso de peso continua a ser um obstáculo para a forma como se vê a si próprio e aos outros. Decidido a mudar, Ben inicia uma dieta exigente, contando com o apoio da sua alegre família e de Claire, Eric e Sónia, os seus melhores amigos. Juntos, os adolescentes decidem formar uma banda para o espectáculo de Natal, numa experiência que os ajudará a ganhar confiança em si próprios e a enfrentar os enormes desafios da adolescência. Realizado por Kristina Dufková e escrito por Petr Jarchovský, “Viver em Grande” é uma animação franco-checa-eslovaca sobre amizade e aceitação. A dobragem em português contou com Alexandre Carvalho, Carolina Salles, Gonçalo Lima, André Ramos e Tiago Peralta.

Título original: Living Large (Chéquia/Eslováquia/Francês, 2025, 80 min)
Classificação: M/6

 

3.Mar – (14h30, GA) – ON FALLING de Laura Carreira (para escolas, 3.º ciclo e secundário, com introdução por Eduardo Brito, realizador)

Aurora (Joana Santos) deixou família e amigos em Portugal e emigrou para a Escócia, na esperança de dar um novo rumo à sua vida. Mas as coisas não correm como o esperado e, depois de tantas horas dedicadas ao trabalho, ela vê os seus dias tornarem-se vazios. Sem ligações humanas que a ajudem a contornar a monotonia, tenta sobreviver a cada fim do mês com o parco dinheiro que lhe sobra. Estreado mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá), On Falling esteve em competição no Festival de San Sebastián (Espanha), onde recebeu o prémio de melhor realização. Produzido pela Sixteen Films, a produtora do cineasta Ken Loach, este drama sobre emigração e alienação foi realizado e escrito pela portuguesa radicada em Edimburgo Laura Carreira.

Título original: On Falling (Grã-Bretanha/Portugal, 2024, 100 min)
Classificação: M/12

 

para Publico-geral

 

28.Mar – 14h00 – MULHOLLAND DRIVE de David Lynch

Uma história de amor na cidade dos sonhos… De cabelos loiros, Betty Elms acaba de chegar a Hollywood para se tornar uma estrela de cinema, quando conhece uma enigmática mulher morena com amnésia. Entretanto, enquanto as duas tentam desvendar a identidade da segunda mulher, o cineasta Adam Kesher depara-se com problemas sinistros durante o casting do seu último projeto. A visão sedutora e assustadora de David Lynch da fábrica de sonhos que é Los Angeles é uma das verdadeiras obras-primas do novo milénio, uma história de amor, ciúme e vingança como nenhuma outra.

Título original: Mulholland Drive (EUA, 2001, 145 min)
Realização: David Lynch
Interpretação: Naomi Watts, Laura Harring, Justin Theroux, Ann Miller, Robert Forster

Classificação: M/16

 

28.Mar – 17h00 – INLAND EMPIRE de David Lynch

A história de um mistério, que se vai adensando numa catadupa de descobertas e revelações, à volta de uma mulher apaixonada e em apuros. Ela é actriz e quer fazer um filme amaldiçoado. Todo o universo de David Lynch, os jogos de espelhos, as ilusões, os fantasmas são convocados para Inland Empire, o seu filme mais perturbador desde Eraserhead. Parafraseando um crítico francês: “apertem os cintos”, vão iniciar uma viagem ao mundo delirante do mais intrigante cineasta da actualidade, conduzida pela sua mítica atriz Laura Dern.

Título original: Inland Empire (EUA/Polónia, 2006, 170 min)
Realização: David Lynch
Interpretação: Laura Dern, Justin Theroux, Harry Dean Stanton, Jeremy Irons, Grace Zabriskie
Classificação: M/16

 

Bilheteira Sessões

Geral: 2 euros

Cartão pentágono: 1 euro

Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes, pessoas com deficiência, Surdas e portadoras de atestado multiusos de incapacidade (+60%)

Sem comentários: