quarta-feira, 29 de novembro de 2006

As Águias Voam Legatto



Companhia de Música teatral
Música cénica/ Recital encenado com obras para Canto e Piano de Gabriel Fauré / Recital comentado
9 Dezembro, sábado, 21h30, Grande Auditório

Duração 50 m Vocacionado para jovens e Adultos

O presente espectáculo surge na sequência de uma série de recitais para Canto e Piano, realizados entre 1995 e 1999, pelo duo constituído por Manuela Moniz (soprano) e Helena Rodrigues (piano).
Um dos programas incluía canções de Fauré sobre poemas de Paul Verlaine, Sully Prudhomme, Victor Hugo, Romain Bussine, Leconte de Lisle, Théophile Gautier e Charles Grandmougin.
As Águias Voam Legatto integra agora aquelas canções num espectáculo encenado menos convencional, capaz de renovar o interesse do público.
Elementos cénicos e simbólicos de grande elegância criam uma atmosfera plena de intimidade e densidade poética, procurando mostrar o processo de preparação de um recital de Canto e Piano. Por exemplo, revelam-se algumas das metáforas usadas pelas intérpretes nos ensaios e mostra-se o tipo de linguagem que pode ser usada pelos artistas quando se discutem questões de interpretação.
Através da criação de um argumento cénico sustentado na ideia de que a obra do compositor é autobiográfica, o espectáculo tem também uma faceta educativa muito subtil. A par de elementos biográficos sobre o compositor, o espectáculo oferece ainda elementos informativos sobre as melodias compostas por Fauré e respectivos poemas.
Em suma, integrando uma original vertente de divulgação, As Águias Voam Legatto apresenta de forma muito aliciante obras para Canto e Piano compostas por Gabriel Fauré. Mas é também uma viagem psicológica que levanta o véu sobre o processo criativo e desnuda o trabalho criativo dos intérpretes.

Sem comentários: