quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

“ÂNGELO DE SOUSA: QUASE TUDO O QUE SOU CAPAZ - DA COLEÇÃO DE SERRALVES EM FAMALICÃO” | Casa das Artes de Famalicão.


Título: “ÂNGELO DE SOUSA: QUASE TUDO O QUE SOU CAPAZ - DA COLEÇÃO DE SERRALVES EM FAMALICÃO”

Foyer, de 10 de dezembro a 29 de fevereiro.

 "Ângelo de Sousa: Quase tudo o que sou capaz” integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.



Produção: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto

Serviço Educativo associado à exposição:



Ação de Formação: 11 de Janeiro das 10h às 13h e das 14h às 17h (dirigida a técnicos e professores)

PROGRAMA

10h00 – 13h00

A memória é a cores: Partindo da importância que a cor tem na obra do artista, nesta atividade introdutória, os participantes são convidados a recriar um percurso cronológico autobiográfico no qual destacarão situações, memórias, características ou locais que marcaram esse percurso. O resultado final será uma instalação tridimensional onde serão partilhadas as experiências de cada um.

Apresentação da exposição; Percurso biográfico; As referências artísticas na criação de um discurso experimentalista e minimalista; A cor e a forma numa discreta ligação ao real.

14h00 – 17h00

Em branco: Numa série de exercícios práticos, serão explorados aspetos formais e plásticos da obra do Ângelo de Sousa. A citação do artista “um máximo de efeito com um mínimo de recursos, o máximo de eficácia com o mínimo de esforço” é o ponto de partida para a elaboração de pequenas intervenções efémeras no espaço.

Visita orientada à exposição com os participantes da formação:  Percurso pela exposição feito de forma participativa com o intuito de partilhar estratégias e ferramentas na leitura e interpretação das obras e conceitos explorados pelo artista para futuras visitas orientadas.

Conversa sobre o resultado das atividades, conclusão da formação.



Após a Acção de Formação será exibido o filme Ângelo de Sousa - Tudo o que Sou Capaz de Jorge Silva Melo (2010, 60 min)

 OFICINA MÍNIMO É MÁXIMO (120 min) - 18 de janeiro das 16h às 18h (dirigida a famílias)

A obra de Ângelo de Sousa caracteriza-se pela inspiração do autor na simplicidade e nos detalhes das pequenas coisas à sua volta. Tirando partido de materiais simples, os desenhos e as esculturas ganham uma identidade própria e transformam-se em formas novas e geometrizadas. Através do desenho e da dobragem vamos explorar o universo peculiar do artista. Lotação máxima: 25 pessoas

 VISITA ORIENTADA À EXPOSIÇÃO (60 min) - 18 de janeiro às 18h30. Lotação máxima: 25 pessoas.

 Quase Tudo O Que Sou Capaz - an exhibition of Angelo de Sousa's work through the Serralves Foundation's collection

Sem comentários: