quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Close-up – Observatório de Cinema de Famalicão Episódio 4.1 - 15 e 18 de Janeiro | Casa das Artes de Famalicão



Close-up – Observatório de Cinema de Famalicão

Episódio 4.1 – 15 e 18 de Janeiro

De 12 a 19 de Outubro passado, em vários espaços da Casa das Artes, projetou-se o quarto episódio do CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão, com 40 sessões comentadas, sob o mote do Tempo, onde a produção contemporânea e a história do cinema se cruzaram (ver www.closeup.pt).

Nos dias 15 e 18 de Janeiro, apresentamos a primeira réplica deste episódio, com quatro sessões, com propostas para as escolas e para o público geral:

(1) para o público escolar, o insólito episódio da chegada de Eusébio ao Portugal dos anos sessenta, em RUTH, para alunos do 3.º ciclo e do secundário; quando passam 500 anos sobre a primeira viagem de circum-navegação da Terra, uma animação espanhola a narrar a expedição de Fernão de Magalhães, em UMA AVENTURA NOS MARES, para alunos dos 1.º e 2.º ciclos.

(2) para o público geral, uma tarde de sábado dedicada ao documentário: duas documentaristas portuguesas – Catarina Mourão e Renata Sancho – transformam imagens de outros tempos em histórias que dialogam com o nosso tempo: O MAR ENROLA NA AREIA e AVENIDA ALMIRANTE REIS EM 3 ANDAMENTOS, que contará com apresentações das realizadoras; Nanni Moretti olha para o golpe de estado que derrubou Allende no Chile em 1973, do ponto de vista da sua Itália, em Santiago, Itália.

15.Jan – 10h00 (GA) – RUTH de António Pinhão Botelho - sessão para escolas (3.º ciclo e secundário)

No início, Eusébio da Silva Ferreira foi do Sporting, o de Lourenço Marques, filial moçambicana do Sporting Clube de Portugal. E os "leões" de Lisboa quiseram-no, mas Eusébio seguiu o seu coração e foi para o Benfica, onde se tornaria um dos maiores futebolistas de sempre. Mas, antes de ser o "King" ou o "Pantera Negra", Eusébio foi "Ruth", o nome com que aterrou incógnito em Lisboa, aos 17 anos – uma estratégia que o Benfica utilizou para fintar a concorrência à contratação do jovem craque moçambicano. É esse episódio do início da carreira de Eusébio que conta o filme realizado por António Pinhão Botelho, a partir de um argumento escrito pela sua mãe, Leonor Pinhão. A história, que acontece entre Lourenço Marques e Lisboa, é sobre o futebol e sobre um homem, mas também procura ser um fresco do Portugal colonial do início dos anos 1960.

Título original: Ruth (Portugal, 2018, 100 min)
Realização: António Pinhão Botelho
Interpretação: Miguel Nunes, Miguel Borges, Rui Morisson, Anabela Moreira, José Raposo, Teresa Madruga
Classificação: M/12

Cinema screenings for schools – Ruth is the story of how football superstar Eusébio, that arrives in Lisbon from Mozambique to find himself involved in a sports rivalry. Set in 1960/61, a tumultuous year for Portugal and it's fascist regime.


15.Jan – 14h15 (GA) – UMA AVENTURA NOS MARES de Ángel Alonso (versão portuguesa) - sessão para escolas (1.º e 2.º ciclo)

A expedição de Magalhães e Elcano foi a primeira viagem de circum-navegação da Terra, e aconteceu entre 20 de Setembro de 1519 e 6 de Setembro de 1522. Financiada pela coroa espanhola e comandada pelo português Fernão de Magalhães, o trajecto acabou por ser terminado pelo comandante espanhol Juan Sebastián Elcano. Esta épica aventura mudou o rumo da História e provou algo absolutamente extraordinário: tal como se especulava desde o tempo de Pitágoras (século VI a.C.), o planeta era esférico. Escrita por Garbiñe Losana e José Antonio Vitória e realizada por Ángel Alonso ("El Ladrón de Sueños"), uma aventura animada sobre um dos momentos mais importantes da História da Humanidade.

Título original: Elcano y Magallanes. La Primera Vuelta al Mundo (Espanha, 2019, 90 min)
Realização: Ángel Alonso
Classificação: M/6

Cinema screenings for schools – Uma Aventura nos Mares it’s the story of one of the most incredible adventures ever happened: the first trip around the world commanded by Fernão de Magalhães.




18.Jan – 15h00 (PA) – O MAR ENROLA NA AREIA de Catarina Mourão + AVENIDA ALMIRANTE REIS EM 3 ANDAMENTOS de Renata Sancho (com introdução das realizadoras)

O Mar Enrola Na Areia retrata a história de um homem bastante conhecido que, há décadas, vagueava pelos areais das praias portuguesas, tendo sempre na sua posse um apito e um álbum de fotografias. Tendo conhecimento desta figura caricata através da sua avó e amigas que faziam dele objeto de conversação nos momentos de tricô, Catarina Mourão faz uma viagem pelas memórias de várias gerações.

Título original: O Mar Enrola na Areia (Portugal, 2019, 15 min.)
Realização: Catarina Mourão
Classificação: M/12

Realizado por Renata Sancho, “Avenida Almirante Reis em 3 Andamentos” é um documentário inspirado pelo estudo do geógrafo Aquilino Ribeiro Machado: uma artéria que se percorre antes do 25 de Abril, durante a revolução de 1974 e nos nossos dias, em busca dos sinais de mudança e de transformação, da ideia da cidade viva em constante movimento, deixando os habitantes e os espaços falar por si mesmos.

Título original: Avenida Almirante Reis em 3 Andamentos (Portugal, 2018, 65 min.)
Realização: Renata Sancho
Classificação: M/12

Two portuguese documentaries that transform images from other times into stories that dialogue with our time.


 18.Jan – 17h00 (PA) – Santiago, Itália de Nanni Moretti

Em 1973, no Chile, um golpe de Estado depôs Salvador Allende e instaurou no poder uma junta militar chefiada por Augusto Pinochet. A oposição a este regime foi em muito ajudada pela embaixada italiana em Santiago do Chile, fazendo com que muitos opositores fossem extraditados para Itália. Neste documentário, Nanni Moretti conta a história destes homens.

Título original: Santiago, Itália (França / Itália / Chile, 2018, 80 min)
Realização: Nanni Moretti
Classificação: M/12

A documentary by Nanni Moretti about the brave men from embassy of Italy in Santiago, that played a major role in helping the opposers of the new regime, after the coup d'État of the Democratic government of Allende

Bilheteira Sessões
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Sem comentários: