terça-feira, 29 de março de 2022

Ciclo de Cinema – Migrações | Casa das Artes de Famalicão.

 Ciclo de Cinema – Migrações

Uma parceria da Confraria das Santas Chagas com a Casa das Artes de Famalicão e o Cineclube de Joane, incluída na programação religiosa e cultural da Semana Santa

Sessões no Pequeno Auditório, às 21h30, com entrada livre

 5 (3.ª feira) Sacro GRA de Gianfranco Rosi

Conduzindo a sua carrinha, o documentarista Gianfranco Rosi segue viagem através do GRA (Grande Raccordo Anulare), a auto-estrada que circunda Roma. Aqui, longe dos lugares mais belos da cidade, são contadas as histórias de vida dos seus habitantes e da miséria existente para lá dos lugares visitados por milhões de turistas. Durante mais de dois anos, Rosi filmou pessoas reais em situações reais, imagens que depois montou em filme. O resultado foi uma obra sobre a pobreza na Europa do século XXI. "Sacro GRA" ganhou um Leão de Ouro no Festival de Veneza, tornando-se o primeiro documentário a receber o galardão.

Título original: Sacro GRA (Itália, 2013, 93 min.)
Realização: Gianfranco Rosi
Classificação: M/12

Sacro GRA is a 2013 Italian documentary film directed by Gianfranco Rosi. It won the Golden Lion at the 70th Venice International Film Festival. The film depicts life along the Grande Raccordo Anulare, the ring-road highway that circles Rome.

 6 (4.ª feira) FOGO NO MAR de Gianfranco Rosi

Samuele tem 12 anos e vive numa ilha do mar Mediterrâneo. Como muitos rapazes da sua idade, vai à escola e passa o tempo livre pela ilha a brincar com a sua fisga. À volta de Samuele existe mar e existem homens, mulheres e crianças que tentam atravessá-lo a partir de África em pequenos barcos sem as mínimas condições. A ilha onde Samuele vive é Lampedusa, uma fronteira simbólica da Europa, à qual tentam chegar milhares de migrantes que procuram liberdade e esperança. Os habitantes de Lampedusa testemunham diariamente uma das maiores tragédias humanitárias dos nossos tempos, apesar de estes dois mundos praticamente não se encontrarem. Festival de Berlim: Urso de Ouro, Prémio do Júri Ecuménico, Prémio da Amnistia Internacional, Prémio do jornal Berliner Morgenpost

Título original: Fuocoammare (Itália/França, 2016, 114 min.)
Realização: Gianfranco Rosi
Classificação: M/12

Fire at Sea is a 2016 Italian documentary film that was shot on the Sicilian island of Lampedusa during the European migrant crisis, and sets the migrants' dangerous Mediterranean crossing against a background of the ordinary life of the islanders.

 7 (5.ª feira) NOCTURNO de Gianfranco Rosi

Rodado ao longo de três anos na Síria, Iraque, Curdistão e Líbano, este filme tenta mostrar o que é viver em contexto de fome, violência e terrorismo originados pelas guerras. Durante esse tempo, o realizador segue várias pessoas que se esforçam por avançar com as suas vidas depois de vivenciarem o inimaginável.  Um documentário com assinatura do aclamado realizador, argumentista e produtor italiano Gianfranco Rosi que recebeu o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza com o filme “Sacro GRA” (2013) e o Urso de Ouro da Berlinale com “Fogo no Mar” (2016).

Título original: Notturno (Itália, 2020, 100 min.)
Realização: Gianfranco Rosi
Classificação: M/14

Shot over the course of three years between Syria, Iraq, Kurdistan, and Lebanon, the documentary film Notturno follows different people from areas near war zones in the Middle East who are trying to start over again with their everyday lives.

Sem comentários: