quinta-feira, 18 de maio de 2023

CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão Episódio 7.3 – 19 e 20 de Maio: Catarina Mourão e João Canijo | Casa das Artes de Famalicão.

  CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão

Episódio 7.3 – 19 e 20 de Maio: Catarina Mourão e João Canijo


Na réplica que encerra o sétimo episódio (mais em www.closeup.pt), destaque para a produção portuguesa, para o encerramento do integral dedicado a Catarina Mourão e para o díptico de João Canijo, recentemente premiado no Festival de Berlim, com que encerramos o mote A Família, que foi o eixo de todo o programa.

Sessões para Escolas

19.Mai – (14h30, GA) – PELAS SOMBRAS de Catarina Mourão (para escolas, 3.º ciclo e secundário)

Lourdes Castro (1930-2022) foi uma das maiores artistas portuguesas da segunda metade do séc. XX e início do séc XXI. Fascinada pelo seu trabalho, Catarina Mourão quis fazer um filme com a artista e Pelas Sombras foi realizado na localidade madeirense do Caniço, na casa que Lourdes construiu com o marido, o artista Manuel Zimbro, quando, depois de muitas décadas a viver em Paris e em Berlim, decidiram voltar para Portugal. E Catarina fascina-se de novo, com a “magia no quotidiano das coisas”, e filma Lourdes no seu espaço e na sua quietude, a tratar das plantas, a revisitar os seus álbuns de família, os livros de artista. Os gestos de todos os dias, o respirar.

 

Título original: Pelas Sombras (Portugal, documentário, 2010, 80 min)
Realização: Catarina Mourão
Classificação: M/12

 

 

23.Mai – (10h00, Teatro Narciso Ferreira) – PONYO À BEIRA MAR de Hayao Miyazaki (para escolas, 1.º e 2.º ciclo)

Ponyo é uma peixinho-vermelho que é salva por Sosuke, um menino de cinco anos que a encontra na praia, presa num frasco de doce. A amizade deles torna-se tão profunda que Ponyo decide deixar o seu reino no mar e transformar-se numa menina, para assim poderem passar mais tempo juntos... Um filme de animação do japonês Hayao Miyazaki, realizador de "A Princesa Mononoke", "A Viagem de Chihiro" e "O Castelo Andante", que aqui adapta o conto "A Pequena Sereia", de Hans Christian Andersen.

Título original: Gake no ue no Ponyo (Japão, 2009, 95 min.)
Classificação: M/6

 

Sessões para Público Geral

19.Mai – (21h30, PA) – MAL VIVER de João Canijo

Num hotel familiar junto à costa norte de Portugal, vivem várias mulheres da mesma família de gerações diferentes. Numa relação envenenada pela amargura tentam sobreviver no hotel em decadência. A chegada inesperada de uma neta a este espaço claustrofóbico provoca perturbação e o avivar de ódios latentes e rancores acumulados.

 

Título original: Mal Viver (Portugal/França, 2023, 125 min.)
Realização: João Canijo
Interpretação: Anabela Moreira, Rita Blanco, Madalena Almeida, Cleia Almeida, Vera Barreto Classificação: M/12

 

20.Mai – (15h30, PA) – VIVER MAL de João Canijo

Um hotel junto à costa norte de Portugal, acolhe os seus clientes, num fim de semana. Um homem vive dividido entre a atenção a dar à sua mulher e o espaço que ocupa a sua mãe no meio deles. Uma mãe promove o casamento da filha para facilitar a sua relação amorosa com o genro. Outra mãe vive através da filha, impedindo-a de tomar as suas próprias decisões. Três núcleos familiares em final de ciclo de aceitação.

 

Título original: Viver Mal (Portugal/França, 2023, 125 min.)
Realização: João Canijo
Interpretação: Nuno Lopes, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Rafael Morais, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Carolina Amaral, Leonor Vasconcelos
Classificação: M/12

 

20.Mai – (17h30, PA) – À FLOR DA PELE de Catarina Mourão

O Campeonato Europeu de Futebol estava a decorrer. Todos os olhos estavam postos em cima dos estádios, jogadores e desafios. Decidi desviar ligeiramente o meu olhar, e perceber o que se estava a passar ao lado dos estádios, fora das televisões: rapazes e raparigas a crescer, a lutar, crianças a parecerem adultos, adultos a comportarem-se como crianças, um país mergulhado na recessão e apatia à espera da vitória da selecção Portuguesa para aconchegar o ego. Mas no fim nada mudou e a vida continuou... Em complemento será exibido Malmequer, Bem-me-quer ou O Diário de uma Encomenda, um filme sobre o processo de realização de um documentário, mas sobretudo um diário em flashback da experiência da realizadora em confronto com um filme que lhe é encomendado pela televisão.

 

Título original:  À Flor da Pele (Portugal, documentário, 2006, 60 min) Classificação: M/12

Título original: Malmequer, Bem-me-quer ou O Diário de uma Encomenda (Portugal, documentário, 2004, 50 min) Classificação: M/12

Bilheteira Sessões

Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Sem comentários: