quinta-feira, 18 de maio de 2023

As Manias da Vilegiatura - Estreia | Casa das Artes de Famalicão.

 As Manias da Vilegiatura - Estreia

Teatro

Uma coprodução da ACE Famalicão e da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

11 e 12 de Maio | quinta-feira e sexta-feira| 21h30| Grande Auditório.

Entrada: 4 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir de 65 anos): 2 Euros

M/12

Duração: 80 m

 Nesta Comédia, Carlo Goldoni leva-nos numa viagem pela sociedade italiana de 1700, obcecada com as férias no campo. Acompanhamos os personagens na saga para arranjarem dinheiro para fazer férias no mais exaltado luxo e competir com os seus vizinhos para mostrar quem faz os melhores serões, na esperança de ouvir os mais rasgados elogios e temendo as pesadas críticas de toda uma sociedade que ruma as suas casas de campo para gastar em duas semanas o que vai ter que pagar com juros elevados o resto do ano.

Manias da Vilegiatura, tem a meu ver um paralelo enorme com a sociedade contemporânea; vivemos vidas construídas para mostrar nas redes sociais e muitas vezes endividámo-nos para mantermos as aparências. Este texto do extraordinário Carlo Goldoni, ajuda-nos a refletir sobre o que tão pouco mudou desde 1700 a 2023, o ser humano continua a ser o mesmo precioso ridículo de sempre.


  Ficha Artística

Texto: Carlo Goldoni

Encenação: Paulo Calatré

Elenco: Rita Neves, André Leite, Beatriz Dinis, Catarina Pereira, Daniel Siqueira, Diana Sá, Diana Ferreira, Diana Gandra, Inês Andrade, Inês Lancaster, Lara Cardoso, Lary, Margarida Silva, Maria Camões, Sofia Cunha, Mariana Meireles, Mónica Sofia, Paula Ribeiro, Rúben Ferreira e Simão Ferreira.

Figurinos e Adereços: Paula Cabral

Fotografia de Cena: José Caldeira

Cabelos: José Resende

Direção de Produção: Glória Cheio

Produção: Rui Bezerra

Assistência de Produção: Jorge Azevedo

Sem comentários: