segunda-feira, 29 de setembro de 2025

CLOSE-UP: Domicílio Conjugal 10.º episódio do Observatório de Cinema: 11 a 18 de outubro | Casa das Artes de Famalicão

 



As edições anteriores gravitaram em torno de motes, de lugares, de tempo e de memórias, para chegarmos a um espaço peculiar, ao domicílio conjugal, lugar de começos, encerramento ou retoma, um espaço interior e de intimidade, mas também um lugar de disputa, de olhos apontados ao mundo exterior, de questionamento das relações humanas. 

Em destaque no palco do Close-up, os cine-concertos, lugares de cruzamento da música com o cinema: na abertura, assistiremos à estreia em Portugal de Dean Hurley, colaborador próximo do trabalho de David Lynch, dentro e fora dos filmes, na apresentação de Through This World; a meio da semana, no Teatro Narciso Ferreira, Bruno Pernadas (com banda) revelará It’s All True, um documentário de Orson Welles, rodado no Brasil, agora resgatado; a encerrar o programa, as melodias e as canções de James Bond, em Licence to Sing, The Songs from 007.

São diversos os domicílios conjugais que preenchem as Paisagens Temáticas: um casal de Jonas Trueba, num processo de divórcio abençoado pelas comédias de recasamento em Hollywood, em Volveréis; o reencontro de um par, em A Vida Entre Nós, a diluir os processos do tempo, numa cidade junto ao mar, no oeste de França; numa praia remota da Nova Zelândia, O Piano de Jane Campion, com Holly Hunter entre o marido Sam Neil e o vizinho Harvey Keitel; numa Nova Iorque simulada nas ruas de Londres, a obra derradeira de Stanley Kubrick, De Olhos Bem Fechados, que junta Nicole Kidman e Tom Cruise, um par que também o era fora da grande tela; em Ossos e Nomes, um escritor e um actor trazem para o domicílio conjugal as tensões da escrita de um romance e dos ensaios para um filme em construção; em Las Vegas, duas mulheres desafiam o mundo, a lei e o crime, em Amor e Sangue.

Desaparecido no início deste ano, David Lynch receberá uma homenagem nas Histórias do Cinema, traduzida na exibição de um ciclo de seis longas-metragens, que será ampliado numa das réplicas do Close-up. Além da presença de Dean Hurley, o programa dedicado ao cineasta será completado com a exposição A Estrada Não Tem Fim, numa parceria reiterada com o Museu de Cinema de Melgaço e o espólio deixado por Jean-Loup Passek. À boleia da estreia de Banzo, a protagonista da Fantasia Lusitana é Margarida Cardoso e uma filmografia de 25 anos orientada pelas heranças coloniais, num programa que incluirá uma masterclasse da cineasta. 

Colocado no coração do Close-up, a relação com a comunidade escolar, e a formação dos espectadores do futuro, ocupa um lugar de destaque nesta décima edição, em sessões divididas pelos auditórios do Teatro Municipal e por sessões nas escolas. Em diálogo com o restante programa, haverá ficção, animação, documentário e oficinas, com propostas para todos os escalões de ensino, do primeiro ciclo ao ensino superior de cinema.

O Café Kiarostami será um lugar na órbita do cinema (e da televisão), com as masterclasses de Dean Hurley e de Edgar Medina, além das bandas sonoras, que estenderão as noites de abertura e fecho, sob a influência das estradas perdidas de Lynch. As propostas para Famílias, juntam Elio, que celebra 30 anos de animações da Pixar, aos renovados Looney Tunes: Daffy e Porky salvam o mundo, com espaço ainda para uma oficina de Teatro de Sombras, uma imagética que predestinou o cinema.

Um programa vasto, de mais de 30 sessões em oito dias. Um panorama intenso, mas que concede tempo ao diálogo entre filmes, assentes em diversas leituras e abordagens que decorrem da seleção de filmes e do encontro com o público, amplificado pela singularidade das apresentações das sessões, numa festa do cinema que ambiciona dialogar com toda a comunidade, com todos os públicos.


DESTAQUES

Cine-concertos

Nas sessões de abertura e fecho e na passagem pelo Teatro Narciso Ferreira, o Close-up mostra propostas de cruzamento entre as imagens em movimento e a música: a estreia em Portugal de Dean Hurley, colaborador de David Lynch, Bruno Pernadas a reencontrar Orson Welles e a herança das melodias e das canções de James Bond, em Licence to Sing, The Songs from 007.

 DEAN HURLEYThrough This World 11 de Outubro (21h45, GA)

 Designer de som e compositor norte-americano, Dean Hurley adquiriu notoriedade através da parceria com o realizador David Lynch. Hurley geriu o Asymmetrical Studio de Lynch durante uma década e meia, onde colaborou intensamente com o som e a música de vários projetos cinematográficos, comerciais e álbuns musicais do cineasta. Hurley desempenhou as funções de supervisor de som e música na terceira temporada da aclamada série televisiva Twin Peaks, que Lynch realizou, contribuindo também com música original para a série. O trabalho de Hurley deambula entre a composição musical e o som atmosférico para filmes. A sua abordagem sonora singularmente experimental estabelece uma tapeçaria em paisagens que combinam loops, samples e registos em ambientes naturais e urbanos. Em Through This World, Dean Hurley apresenta-se num espetáculo ao vivo, em estreia em Portugal, para revelar a assinatura do seu som e as metodologias que usa em estúdio, envolvido num cuidado espaço cénico.

 Classificação: M/6

Duração: 80 min

  BRUNO PERNADAS – It’s all true de Orson Wellescine-concerto15 de Outubro (21h00, Teatro Narciso Ferreira)

 "It´s All True é um filme inacabado de Orson Welles que apresenta três narrativas distintas, filmadas na América do Sul. O cine-concerto centrar-se-á sobre uma delas – “Quatro Homens Numa Jangada” – que retrata a história verídica de quatro pescadores que, numa jangada, viajaram ao longo de 1600 milhas da costa brasileira, do Ceará até ao Rio de Janeiro, para pedir ajuda para a sua gente. Para o filme, Orson Welles chamou os quatro homens, entretanto transformados em heróis, para representarem os respectivos papéis no contar da história em que foram protagonistas. Um acidente durante as filmagens levou à morte do líder desta acção, o que, associado a problemas financeiros dos estúdios, fez com que o projecto fosse cancelado e se tornasse para sempre um filme-fantasma que assombrou Orson Welles.

 Título Original: It’s All True (EUA/Brasil, 1942, 50 min)

Classificação: M/6

 Bruno Pernadas – guitarra eléctrica

Margarida Campelo – teclados e voz

Luís Candeias - bateria

Pedro Pinto – contrabaixo

 Licence to Sing, The Songs from 007

(com a Orquestra Sinfónica da ARTAVE)   18 de Outubro (21h45, GA)

 “Licence to Sing – The Songs from 007” promete uma viagem musical pelos grandes temas dos filmes de James Bond. Com mais de 60 anos de história, as músicas de 007 foram interpretadas por ícones como Shirley Bassey, Paul McCartney, Tina Turner, Madonna, Duran Duran, Garbage, entre outros. Goldfinger, Tomorrow Never Dies, Live and let die, Licence to kill, Goldeneye, Skyfall, No Time to die, Diamonds are forever são bons exemplos de algumas das canções inesquecíveis de 007. Esta produção inédita, crida por Renato Júnior, conta com seis grandes vozes portuguesas —Rita Redshoes, Mimicat, Diana Silveira, Rita Rice, Tó Cruz e David Pessoa — acompanhadas nesta ocasião única pela Orquestra Sinfónica da ARTAVE. A produção multimédia imersiva levará o público a mergulhar no universo e no glamour de James Bond.

 Classificação: M/6

Duração: 75 min

 Sessões para Famílias

Animação e oficinas são as propostas do Close-up para as famílias: a celebrar os trinta anos de produção de Toy Story, a Pixar transporta-nos na imaginação interplanetária de Elio; da era de ouro da animação americana, com um património quase centenário, chegam os renovados Looney Tunes: Daffy e Porky salvam o mundo; e uma oficina de Teatro de Sombras, uma imagética que predestinou o cinema.

 

ELIO de Adrian Molina , Domee Shi , Madeline Sharafian (versão portuguesa) _ 12.Out (15h00, GA)

Título original: Elio (EUA, animação, 2025, 95 min)
Classificação: M/6

A Pixar está de volta com uma aventura passada no espaço. Elio é um miúdo de 11 anos com uma imaginação muito activa e que é um grande fã do espaço. Um dia, é confundido com o líder da terra e transportado para uma organização interplanetária onde terá de comunicar com todo o tipo de alienígenas. A realização está a cargo Adrian Molina, co-realizador de “Coco”, Domee Shi, responsável pela curta “Bao” e “Turning Red: Estranhamente Vermelho”, bem como a estreante Madeline Sharafian, que trabalhou com os dois colegas antes: em “Coco” fazia parte do departamento de arte e em “Turning Red” esteve envolvida na animação.

 

Looney Tunes: Daffy e Porky salvam o mundo de Pete Browngardt (versão portuguesa) _ 18.Out (11h00, PA)

Título original: The Day the Earth Blew Up: A Looney Tunes Movie (EUA, animação, 2024, 90 min)
Classificação: M/6

Porky e Daffy Duck são heróis improváveis e a única esperança da Terra perante a ameaça de uma invasão alienígena. A dupla Daffy Duck e Porky Pig regressam ao cinema numa comédia animada e alucinante. Combinando piadas e desastres que só os Lonney Toons são capazes de fazer, Daffy, Porky e Petúnia, uma nova amiga, tentam salvar o mundo de uma terrível ameaça.

 Teatro de Sombras baseado no conto Japonês 18 de Outubro (15h00, sala de ensaios)

 Baseado num conto Japonês, iremos imaginar o mundo através de personagens oriundas de culturas e tradições diferentes. Vamos criar os seus corpos em silhueta e contar a história através da manipulação de marionetas que reflectem sombras. No fim desta oficina faremos um mini teatro!

SOL´TA / Beniko Tanaka - Os projetos da SOL´TA são trabalhos interculturais de teatro de sombras ou de outra forma artística visual, com o objetivo de criar um ponto de conhecimento/encontro que conecte as diferentes histórias e hábitos culturais. O nome “SOL´TA” vem da ideia de um projeto que anda lenta mas firmemente, como uma TArtaruga caminhando devagar na praia em direção ao SOL. Uma imagem que quer representar a junção espiritual e idílica da mistura de Portugal e Japão.

Máximo: 20 participantes
Público-alvo: famílias (crianças e adolescentes acompanhados por familiares)
Duração: 2h30

Inscrições: bilheteira.casadasartes@famalicao.pt

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